Gestão de Equipe

10 dicas para motivar funcionários e conseguir melhores resultados em seu negócio

10 dicas para motivar funcionários e conseguir melhores resultados em seu negócio

Publicação : 19/03/2019

Por Siteware

10 min

dicas para motivar funcionários
dicas para motivar funcionários

Você pode achar que o salário no final do mês é o que deveria fazer os colaboradores trabalharem felizes e motivados.

Mas diante de rotinas cheias, ansiedade e estresse recorrentes para conciliar a vida pessoal com a profissional, a grande verdade é que as dicas para motivar funcionários vão muito além da questão financeira.

De acordo com o estudo “Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time”, realizado pela consultoria empresarial Boston Consulting Group, antes de listar salário e benefícios oferecidos pela empresa como motivadores de felicidade no ambiente de trabalho, os brasileiros têm outras inúmeras questões a destacar.

Quer exemplos?

Bem, a pesquisa chegou a pelo menos 10 deles, após entrevistar milhares de profissionais em diferentes países, entre eles 11 mil brasileiros.

Entre os principais indicadores de felicidade no trabalho, os brasileiros listaram:

  • Reconhecimento profissional;
  • Aprendizado e desenvolvimento de carreira;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
  • Relacionamento com superiores;
  • Bom relacionamento com colegas;
  • Valores da empresa;
  • Estabilidade financeira da empresa;
  • Oportunidade para liderar e assumir responsabilidade;
  • Reputação do empregador;
  • Atividade profissional interessante.

Confira o gráfico comparativo, em inglês. entre o Brasil, América Latina e o Mundo:

dicas motivar funcionários

Muitos itens da listagem acima, resultado dessa pesquisa, trazem à tona exatamente o que pode te dar ideias e dicas para motivar funcionários.

Afinal, como um gestor pode motivar os colaboradores e, consequentemente, aumentar os níveis de produtividade e satisfação profissional?

Veja abaixo as 10 melhores dicas para motivar funcionários!

Veja também: Liderança baseada em motivação e desenvolvimento pessoal

10 dicas para motivar funcionários

1- Flexibilize o horário de trabalho

Quem trabalha no escritório 8 horas por dia sabe que nem todos os 480 minutos serão sempre de máximo aproveitamento.

Abrir espaço para a negociação de horário é uma forma de aumentar a motivação nas horas ativas. Notou um colaborador preocupado, com problemas de saúde ou com a família?

Forçá-lo a ficar na empresa talvez não seja a alternativa mais inteligente, uma vez que ele perderá facilmente o foco e poderá inclusive errar suas atividades cotidianas.

2- Negocie dias de home office

O home office aos poucos vem conquistando seu espaço nas mais diversas empresas. A liberdade, responsabilidade, economia (de gastos e de tempo, pensando no transporte até a empresa) são alguns dos principais benefícios do home office.

É claro que alguns testes devem ser feitos para garantir o total comprometimento do colaborador, esteja ele em casa ou no escritório. Por isso, negociar pelo menos um dia de home office com cada integrante da equipe pode ser uma excelente maneira de motivá-los e estabelecer um vínculo maior de confiança.

3- Não seja chefe, seja líder

Nada de hierarquizar e mostrar a todo custo que sua palavra é a final. Abra espaço para a comunicação na empresa, para o bom relacionamento entre gestores e funcionários.

Ouça e seja uma liderança que por si só motiva ao caminhar junto com seus colaboradores. Não queira ser mais um chefe, e sim um líder. Ao ter alguém em quem se inspirar, seu colaborador também será mais motivado.

4- Permita que eles tomem decisões

O gestor geralmente tem uma visão mais ampla sobre diferentes questões da empresa, mas os funcionários muitas vezes também têm ideias importantes para compartilhar, principalmente pelo atendimento mais direto com clientes.

Mas de nada adianta ouvir suas ideias e não implantá-las. Permita que os funcionários tomem decisões, dê autonomia para que compartilhem seus pontos de vista e possam fazer mudanças.

Esse tipo de ação motiva por aumentar a autoestima e segurança do colaborador, além da sensação de verdadeiramente pertencer à empresa e fazer parte de seu crescimento.

5- Crie um espaço de lazer ou descanso

Várias empresas já colocaram essa dica em prática e notaram diferenças positivas no desempenho de seus colaboradores.

Criar um espaço para que o profissional possa descansar alguns minutos após o almoço, ou até mesmo para ter mais momentos de lazer dentro da empresa, pode ser bastante eficaz.

Sofás e puffs, mesa de pebolim, videogame ou até mesmo um espaço que permita quick massages eventuais podem fazer toda a diferença para fugir da rotina.

Além de motivar, a ação pode fortalecer a criatividade e eficiência do colaborador.

Veja mais algumas dicas de gerenciamento de talentos neste filme de nosso canal do YouTube:

6- Invista em conhecimento

O profissional fica muito mais motivado uma vez que percebe seu valor para a empresa. Ao investir em seu conhecimento, essa percepção ficará muito mais clara. O que você pode fazer neste sentido? Pagar um curso externo para o funcionário ou até mesmo promover treinamentos internos, no qual todos possam “ensinar” um pouco sobre suas áreas.

7- Promova eventos descontraídos fora da empresa

As reuniões são importantes para alinhar o trabalho, mas muitas vezes podem soar “chatas” e “pesadas”, por mais leve que tente fazê-la.

Uma forma de não deixar com que isso afete na motivação dos colaboradores é promover eventos descontraídos com a equipe fora da empresa.

Que tal uma corrida de kart? Ou um jogo de futebol? Colocar o esporte em pauta é saudável não só para o corpo, mas também para a mente, e pode ser uma ligação positiva para a equipe se relacionar melhor.

As confraternizações de fim de ano e comemorações em datas especiais também devem fazer parte deste cronograma.

8- Elogie e reconheça

Os feedbacks são sempre importantes. Mesmo quando negativos, ensinam algo valioso ao colaborador. Mas é igualmente importante saber o poder do elogio e reconhecimento. Lembra do primeiro item da lista de indicadores de felicidade no trabalho?

Pois é: reconhecimento profissional. Este reconhecimento pode vir de um elogio, um bônus ou um e-mail coletivo informando a conquista. Saiba reconhecer os talentos e valorizá-los. Caso não o faça, outra empresa fará!

Confira este infográfico com dicas de feedback:

9- Estabeleça planos de carreira

Não adianta nada pensar em várias ações pontuais, mas não estabelecer metas e perspectivas de longo prazo junto com seu colaborador.

Impossível esperar que os funcionários estejam motivados caso não haja um plano de carreira bem estruturado para cada um deles.

Para evitar que se crie um sentimento de estagnação ou insatisfação, converse periodicamente sobre a carreira do profissional e siga o plano alinhado.

10- Crie um ambiente saudável de trabalho

A última das dicas para motivar funcionários é algo que deve ser constante em sua gestão.

Estimular um ambiente saudável de trabalho vai desde priorizar a comunicação, até a observação de dificuldades e possíveis melhorias em seu dia a dia, o uso de ferramentas e tecnologias para diminuir trabalhos operacionais e a garantia de uma estrutura de qualidade para realizar o trabalho com tranquilidade.

O ar-condicionado é um problema? Tente trocar ou revezar os lugares. O computador está lento? Conserte ou troque por um superior. A tecnologia não é adequada? Aceite sugestões de melhoria.

O principal? Focar na solução, e não no problema.

Veja como pode tornar a rotina dos funcionários melhor e, aos poucos, perceba os níveis de motivação e produtividade crescerem exponencialmente!

Veja mais: Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho

O STRATWs One é um software de gestão da performance corporativa que permite acompanhar o desempenho de seus colaboradores.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Assim, é possível implementar ações motivadoras como a gestão à vista e a meritocracia.

Confiara este case de sucesso: Meritocracia – fator de sucesso na BRMalls