.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

10 dicas de motivação no trabalho para adotar hoje mesmo! 

CONTEÚDO

motivação no ambiente de trabalho

CONTEÚDO

A motivação no trabalho pode ser definida como um sentimento de estímulo a partir do qual o profissional se sente engajado, comprometido e entusiasmado para realizar as tarefas que são de sua responsabilidade, bem como para ajudar seus colegas e gestores no dia a dia.

Alguns dos resultados dessa motivação são o aumento da produtividade, da eficiência dos processos e da inovação — e isso quem diz são as pesquisas!

Um estudo da Harvard Business Review revelou que funcionários satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Esse retorno tem relação direta com a felicidade sentida no trabalho que, por sua vez, tende a ter ligação com as pessoas se sentirem motivadas.

No entanto, se você acha que basta oferecer bons salários para deixar os profissionais felizes, infelizmente, está indo pelo caminho errado. 

O ICRH – Índice de Confiança Robert Half® mostrou que, para 73% dos entrevistados, ter as expectativas bem alinhadas com a empresa é essencial para se sentirem animados e satisfeitos.

E tem mais:

  • 68% apontam equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 
  • 66% destacam líderes abertos a ajudar e apoiar sempre que necessário;
  • 60% afirmam que é importante ter flexibilidade;
  • 56% destacam perspectivas de crescimento na empresa.

Tudo isso é novidade para você? Então, que tal 10 dicas para entender como promover a motivação no ambiente de trabalho da sua empresa? 

Basta seguir a leitura para descobrir quais são!

O que é motivação no trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho é a força que incentiva as pessoas a realizarem com precisão e entusiasmo suas responsabilidades profissionais. O sentimento as ajuda a cumprir metas e alcançar objetivos de forma satisfatória tanto para elas quanto para a empresa de maneira geral.

Tal estímulo tem um papel fundamental na promoção de um ambiente empresarial saudável e pode, inclusive, ajudar a criar um clima organizacional positivo, fazendo com que os profissionais se sintam mais felizes e satisfeitos com suas rotinas profissionais.

Como mostraram as pesquisas que citamos, a felicidade dos funcionários está diretamente relacionada às suas atuações e entregas de resultados.

Sobre o tema, os recrutadores que participaram do estudo da empresa Robert Half revelaram que profissionais felizes são mais:

  • produtivos (89%);
  • criativos e inovadores (74%);
  • cooperativos (73%);
  • leais à companhia (66%);
  • propícios a atingir metas e superar expectativas (63%).

Porém, para esses resultados, é fundamental que os líderes promovam e mantenham a motivação dos colaboradores — e uma forma de fazerem isso é ajudando na criação de um ambiente de trabalho que gere esse sentimento.  

Com ações como feedbacks regulares, elogios e treinamento constante, eles podem ajudar os liderados a se sentirem mais felizes e a crescerem profissionalmente. 

Aqui, vale lembrar que a motivação no trabalho também deixa os profissionais mais engajados e comprometidos com os objetivos da empresa, entendendo que são parte importante dos resultados. Cenários assim os levam a se sentirem orgulhosos dos trabalhos que fazem.

template feedbacks

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no trabalho é um componente-chave para os resultados, como você já deve ter percebido. Afinal, quando os colaboradores se sentem animados e estimulados, alcançam um ótimo nível de engajamento no trabalho, garantem alta performance individual e coletiva e reduzem os índices de absenteísmo

Além desses, outros benefícios que sua empresa pode ter ao descobrir como motivar os funcionários no ambiente de trabalho são:

  • promoção de marca pelos colaboradores;
  • melhora no clima organizacional;
  • comprometimento dos funcionários com as missões da empresa;
  • alcance de bons resultados em curto, médio e longo prazo.

Por isso, mais uma vez, reforçamos que é importante que os líderes, em parceria com o departamento de recursos humanos, ofereçam incentivos motivacionais e reconheçam os esforços dos seus colaboradores

Para tanto, algumas práticas que podem ser adotadas são: 

  • entrega de prêmios;
  • elogios reais e sinceros;
  • reconhecimento público;
  • remuneração variável;
  • entre outras maneiras que ajudem no engajamento dos funcionários e levem a resultados mais satisfatórios.

Antes de seguir em frente, veja o vídeo abaixo para entender mais sobre o tema remuneração variável: 

10 dicas de motivação no trabalho para ajudar sua equipe!

Existem diversas maneiras de promover a motivação no trabalho. As 10 principais que não podem faltar na sua estratégia são:

  1. flexibilize o horário de trabalho;
  2. negocie dias de home office;
  3. não seja chefe, seja líder;
  4. permita que os profissionais tomem decisões;
  5. crie espaços de descompressão;
  6. invista em conhecimentos que impulsionam a motivação;
  7. promova eventos descontraídos fora da empresa;
  8. elogie e reconheça verdadeiramente; 
  9. monte planos de carreira;
  10. crie um ambiente de trabalho saudável.

1. Flexibilize o horário de trabalho

Abrir espaço para negociar a forma como as entregas serão feitas é uma ótima maneira de aumentar a motivação no trabalho. Um dos principais motivos é que o funcionário não se sente “preso” a uma única configuração, a qual pode não ser compatível com aquilo que precisa para se sentir confortável, satisfeito e seguro.

Para quem trabalha presencialmente, por exemplo, é bastante comum precisar resolver algo pessoal. Como imprevistos geralmente acontecem no horário de trabalho, pode ser necessário sair mais cedo ou chegar mais tarde na empresa.

Caso o trabalhador atue no home office, ele pode pedir para iniciar sua jornada em outro horário, antes ou depois do habitual.

A ideia é permitir que ele faça isso, dando-lhe flexibilidade de horário sempre que possível. Tome cuidado apenas para que a tolerância não gere prejuízos nas entregas ou comprometa a qualidade do serviço.

2. Negocie dias de home office

O home office, há algum tempo, conquistou seu espaço nas organizações dos mais variados portes e segmentos. A liberdade, a responsabilidade e a economia de dinheiro e de tempo (pensando no transporte e no trajeto ida e volta) são alguns dos principais benefícios desse modelo de trabalho.

Se sua companhia não aderiu à prática ou a suspendeu e agora pretende voltar, é importante fazer alguns testes de viabilidade, a fim de assegurar se haverá real comprometimento do colaborador que trabalha de casa ou de outro local que não seja o espaço físico da empresa.

Confirmando a vantagem para todos, o indicado para aumentar a motivação no trabalho é negociar alguns dias da semana de home office — caso sua empresa seja presencial.

Se os profissionais tiverem a chance de escolher quais serão esses dias, maiores as chances de deixá-los satisfeitos.

3. Não seja chefe, seja líder

Nada de hierarquizar e mostrar a todo custo que sua palavra é a final e a que deve ser seguida, sem argumentação. 

Se realmente quer saber como motivar no trabalho, abra espaço para a comunicação bilateral e para o bom relacionamento com seus liderados e outros colaboradores.

Sempre que pensar em motivação no ambiente de trabalho, lembre-se de ouvir e ser uma liderança que, por si só, estimula e caminha junto com os colaboradores. Evite ser chefe, seja um líder

Ao ter alguém em quem se inspirar, seus colaboradores se sentirão mais motivados, engajados e comprometidos. Dê o play no vídeo abaixo para saber mais sobre lideranças autocráticas — e passe longe do conceito! 

4. Permita que os profissionais tomem decisões

O gestor geralmente tem uma visão mais ampla sobre diferentes questões da empresa, mas os colaboradores muitas vezes também têm ideias importantes para compartilhar, principalmente pelo atendimento direto com clientes e por serem eles quem, efetivamente, executam as tarefas.

Entretanto, de nada adianta ouvir as ideias e não implantá-las. Então, permita que as pessoas do seu time tomem decisões, dê autonomia para que compartilhem seus pontos de vista e possam fazer mudanças, até mesmo quando você não estiver.

Esse tipo de ação motiva por aumentar a autoestima e a segurança do colaborador, além de dar a sensação de verdadeiramente pertencer à companhia e fazer parte de seu crescimento.

5. Crie espaços de descompressão

Não é de hoje que as organizações colocam essa dica em prática como estratégia para aumentar a motivação no trabalho.

Basicamente, a ideia consiste em criar um ou mais espaços para os profissionais descansarem alguns minutos após o almoço, entre tarefas, ou até mesmo para terem mais momentos de lazer na empresa.

Um ambiente com sofás, puffs, mesa de pebolim, videogame ou até mesmo um local com quick massages eventuais pode fazer toda a diferença para fugir da rotina. Além de motivar, esse tipo de ação fortalece a criatividade e a eficiência do colaborador.

A escolha do que pode ser oferecido depende do porte, do orçamento e do espaço físico da sua empresa.

6. Invista em conhecimentos que impulsionam a motivação

O profissional fica muito mais motivado uma vez que percebe seu valor para a empresa. Ao investir em seu conhecimento, a percepção fica ainda mais clara. Dito isso, o que você pode fazer neste sentido?

Pagar um curso externo para o colaborador é uma ideia. Outra possibilidade é oferecer treinamentos internos e rodas de conversa nas quais todos possam “ensinar” um pouco sobre suas áreas e, claro, aprender algo novo.

7. Promova eventos descontraídos fora da empresa

As reuniões são importantes para alinhar o trabalho, mas, muitas vezes podem soar como momentos “chatos”, “pesados”, e até “desnecessários”, por mais importantes que sejam.

Uma forma de não deixar com que isso afete a motivação dos colaboradores é não limitá-los a esses encontros, promovendo oportunidades de conversas descontraídas com a equipe fora da empresa.

Nesse caso, a organização pode oferecer benefícios como ingressos ou descontos em diferentes eventos ao longo do ano, tais como cinema, teatros, shows, entre outros.

As confraternizações de fim de ano e comemorações em datas especiais também devem fazer parte deste cronograma.

8. Elogie e reconheça

Os feedbacks são sempre importantes. Mesmo quando negativos, ensinam algo valioso ao colaborador. Entretanto, é igualmente necessário considerar e explorar o poder do elogio e do reconhecimento. 

Segundo o estudo da companhia Robert Half, que citamos logo na abertura deste artigo, 44% dos entrevistados afirmam que deixaram seus últimos empregos por falta de reconhecimento.

Logo, além de comprometer a motivação no trabalho, não dar a devida valorização:

leva à perda de importantes talentos;

  • aumenta a taxa de turnover;
  • compromete a dinâmica do negócio ao sobrecarregar os profissionais que ficaram
  • afeta negativamente a imagem da marca.
template feedbacks

9. Estabeleça planos de carreira

De nada adianta pensar e executar várias ações pontuais, mas não estabelecer metas e perspectivas em longo prazo em favor dos colaboradores.

Quando isso acontece, você pode até promover a motivação no trabalho, mas não conseguirá mantê-la por muito tempo.

Para evitar que se crie um sentimento de estagnação ou insatisfação entre os funcionários, converse periodicamente com eles sobre o que pensam e desejam para o futuro profissional. 

Com base nessa expectativa e na realidade da empresa, monte planos de carreira e defina quais critérios precisam ser cumpridos para mudanças de cargos ou de salários.

Dessa forma, fica mais fácil implementar ações motivadoras como a gestão à vista e a meritocracia.

10. Crie um ambiente de trabalho saudável

Fechamos nossa lista de dicas sobre como aumentar a motivação no ambiente de trabalho lembrando que a prática deve ser uma constante em sua gestão.

Para tanto, é necessário criar e manter um ambiente de trabalho saudável, que vai desde priorizar a comunicação até a observação de dificuldades e possíveis melhorias no dia a dia dos times.

É preciso pensar, também, em ferramentas e tecnologias que ajudem a diminuir a carga de tarefas, deixando-as mais otimizadas, e garantir uma estrutura de qualidade para realizar as atribuições diárias com qualidade, eficiência e tranquilidade.

Como se motivar no trabalho? 3 estratégias

Até aqui, falamos sobre como agir para estimular, engajar e promover o sentimento de comprometimento e entusiasmo nos outros, certo? E você, sabe como se motivar no trabalho?

Mesmo quando se é um exemplo de liderança, por vezes é preciso lembrar o que te motiva no trabalho. E não há problemas quanto a isso! Seja por excesso de responsabilidades ou tarefas, ou mesmo questões pessoais, é comum vez ou outra perder o estímulo e o foco, por mais que goste da sua profissão e do que faz.

Então, se você precisa descobrir como se motivar no trabalho, nossas dicas são: 

  • comece aos poucos: não queira finalizar todas as atividades do dia de uma só vez. Inicie o dia devagar, sinta seu ritmo de trabalho e avance conforme perceber que a concentração e o entusiasmo aumentam. Em resumo, respeite seu tempo;
  • estabeleça prazos: ainda assim, não dá para ficar “empurrando as coisas com a barriga”, certo? Então, coloque prazos para finalizar as demandas, mas seja realista com esses limites para não gerar frustração e, consequentemente, mais falta de motivação;
  • trabalhe por blocos: estratégias como a técnica Pomodoro, que separa o fluxo de trabalho por períodos, pode ser muito eficiente para te motivar e ajudar a finalizar tudo o que precisa, sem atrasos, estresse, nem comprometer a qualidade do que está sendo entregue e o seu bem-estar.

Como identificar uma baixa motivação no ambiente de trabalho?

Na maior parte do tempo, não basta criar e implementar ações para aumentar a motivação no ambiente de trabalho. 

Para bons resultados, é essencial que líderes, RH, e até mesmo a alta gestão, adotem estratégias para identificar como os colaboradores estão se sentindo em relação aos estímulos motivacionais oferecidos.

Veja, abaixo, como colocar as etapas em prática.

1. Acompanhamento da produtividade

Atingimento de metas, qualidade das entregas e engajamento, e mais. Essas são formas simples de acompanhar a produtividade da sua equipe. Nesse caso, será papel dos líderes diretos realizar esse monitoramento para identificar quedas de produtividade.

2. Baixo engajamento

Pouca adesão às respostas ao eNPS, à participação nas reuniões de resultados e pouco interesse por novos projetos são alguns dos sintomas comuns de colaboradores sem engajamento. 

Esse tipo de comportamento, principalmente vindo daquele funcionário com uma alta energia e participação, deve ser tratado como um sinal de alerta de baixa motivação no ambiente de trabalho que precisa ser abordado o quanto antes.

enps

3. Absenteísmo

Faltas frequentes são um sintoma clássico para colaboradores que estão com um baixo interesse pelas questões profissionais. Isso porque a pessoa não sente vontade de se dedicar e de ser mais produtiva. 

Dessa forma, o absenteísmo é uma maneira de monitorar e identificar problemas de baixa motivação no ambiente de trabalho.

Principais causas para uma baixa motivação

Ciente do comportamento que um colaborador com uma baixa motivação no ambiente de trabalho tem, é importante chegar também à raiz desses problemas. Confira, a seguir, os mais comuns.

1.Salário incompatível com a função e com o praticado no mercado

A questão financeira, embora por si só não seja capaz de garantir uma alta motivação no ambiente de trabalho para o colaborador, pode, sim, ser uma dificultadora. 

Dessa forma, empresas que não estão interessadas em igualar os salários ao que o mercado está oferecendo terão sempre que lidar com colaboradores pouco engajados. Isso acaba estimulando a chamada demissão silenciosa e levando ao aumento da rotatividade de talentos.

2. Falta de reconhecimento por parte das lideranças

Feedbacks, promoções, elogios e outras formas de reconhecimento, embora muitas vezes simples, são ótimas maneiras de reconhecer um trabalho realizado com precisão pelos colaboradores. 

Aqui, é papel do líder estar sempre atento a essa necessidade, realizando trocas e ações com seu time para aumentar a motivação no trabalho e construir uma equipe verdadeira mais engajada por ter sido devidamente reconhecida.

3. Ausência de perspectiva de crescimento

É difícil exigir uma alta motivação no ambiente de trabalho se o colaborador não tem nenhuma perspectiva de crescimento na empresa à sua frente, como um plano de carreira.

Além disso, se a alta gestão ainda não implementou um sistema de PDIs ou de Avaliação de Desempenho, as chances de ter colaboradores com uma motivação baixa são grandes.

kit avaliação de desempenho

10 exemplos de mensagens de motivação no trabalho 

Mensagens positivas e de incentivo são ótimas maneiras de fazer o funcionário relembrar o que o motiva no trabalho. 

Se essa dinâmica for compatível com o perfil e a cultura da sua empresa, confira abaixo alguns exemplos do que pode ser dito para os colaboradores.

  1. O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário — Albert Einstein
  2. Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso — Guilherme Ávila
  3. Não importa o quão difícil seja o seu caminho, lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou — autor desconhecido
  4. A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz — Steve Jobs
  5. Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho — Theodore Roosevelt
  6. O sucesso é a soma de pequenos esforços – repetidos dia sim, e no outro dia também — Robert Collier
  7. Não espere por oportunidades extraordinárias. Agarre ocasiões comuns e torne-as grandes! Homens fracos esperam por oportunidades, homens fortes criam-nas — Orison Swett Marden
  8. A persistência é o caminho do êxito — Charles Chaplin
  9. Acredito que uma regra simples do mundo dos negócios é: se você faz as coisas mais fáceis primeiro, então você pode de fato ter um grande progresso — Mark Zuckerberg
  10. Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso — Michael Jordan

Como melhorar sua gestão de pessoal?

Agora que você sabe como gerar motivação no trabalho, que tal descobrir como melhorar sua gestão de pessoal? A melhor maneira de fazer isso é com a ajuda da tecnologia certa!

Uma boa ferramenta de indicadores de desempenho individual, por exemplo, ajuda você a ter uma visão das metas de forma fácil e intuitiva, identificando o que precisa ser feito para atingir os seus objetivos.

Por meio de um sistema de avaliação de desempenho individual, você acompanha os indicadores, centralizando-os todos em um único lugar, o que contribui para a gestão estratégica de resultados da empresa.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que auxilia você a acompanhar diversos indicadores de desempenho por meio de painéis de controle atualizados em tempo real.

Com ele, é possível detectar oportunidades de melhoria, aumentando a performance e a produtividade do negócio.

Conheça a solução agora mesmo!

stratws one