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Descubra os objetivos e como fazer uma pesquisa de clima organizacional passo a passo

Descubra os objetivos e como fazer uma pesquisa de clima organizacional passo a passo

Publicação : 11/01/2019

Por Siteware

9 min

como fazer uma pesquisa de clima organizacional
como fazer uma pesquisa de clima organizacional

(Clique no player para ouvir narração do nosso post sobre Pesquisa de Clima Organizacional. Nos conte o que achou nos comentários!)

Você chega para trabalhar em sua empresa e sente um clima pesado, sem motivação e pessimista?

Ou, na verdade, todos estão engajados em seu negócio?

Um clima organizacional positivo é a base para o bom funcionamento de qualquer empresa. Ele contribui para o bem-estar dos funcionários. Assim, aumenta seu sentimento de que fazem a diferença, trazendo motivação para o trabalho.

Para descobrir como anda o clima organizacional em seu negócio, o segredo é fazer uma pesquisa de clima.

Mas você sabe como fazer uma pesquisa de clima organizacional dentro da empresa?

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional

A maneira mais simples de medir o clima organizacional é por meio de um questionário. Mas é importante saber que toda organização é única. Por isso, cada uma cria questionários específicos para suas equipes de acordo com os seus objetivos.

Mas medir o clima é apenas o primeiro passo. É preciso se concentrar também na análise e preparar mudanças com base nos resultados.

É por isso que preparamos um conteúdo completo apresentando não apenas como fazer uma pesquisa de clima organizacional com um bom questionário de comunicação interna, mas também quais os objetivos mais importantes e quais os passos para criar a pesquisa perfeita para seu negócio.

Uma ação que pode ajudar a melhorar o clima organizacional é fazer dinâmicas. Você conhece a dinâmica da caixa do desafio?

Quais os principais objetivos ao fazer uma pesquisa de clima organizacional?

O objetivo central da pesquisa de clima é entender melhor como a cultura organizacional atual está apoiando ou prejudicando o ambiente de trabalho. Os resultados da pesquisa vão fornecer uma avaliação básica dos pontos fortes e fracos do clima da empresa.

Mas, além disso, a realização da pesquisa pode estar aliada a outros objetivos, como:

  • Medir e identificar oportunidades de melhoria no local de trabalho;
  • Entender se os colaboradores possuem voz para ajudar a tornar as mudanças desejadas mais suaves possível;
  • Identificar barreiras de desempenho;
  • Aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
  • Ter uma base sólida para focar em melhorias de qualidade.

A origem desses objetivos de pesquisa de cima vem de 1968, com o estudo dos psicólogos Litwin e Stringer. Isso significa que já contamos com a estrutura de como fazer uma pesquisa de clima organizacional há 50 anos!

Desde então, outros estudiosos da área propuseram novos modelos, alguns mais simples e outros mais complexos. Mas os objetivos centrais são sempre os mesmos.

Leia também: Entenda a diferença entre tarefas, objetivos e metas e como alcançá-los

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos

1 – Crie o planejamento para conseguir colocar a pesquisa em prática

O primeiro passo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional é montar todo o planejamento. Para isso, é fundamental responder a perguntas como:

  • Qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa?
  • Quanto tempo levará para finalizar a pesquisa?
  • Quem será o responsável por disseminar a pesquisa?
  • Quem vai avaliar os resultados?
  • Como serão compartilhados os resultados?

2 – Defina as perguntas de acordo com os seus objetivos principais

No modelo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional, desenvolvido por Litwin e Stringer, existem 9 fatores fundamentais para conseguir medir de fato o clima da organização.

São eles:

  • Estrutura;
  • Responsabilidade;
  • Desafio;
  • Recompensa;
  • Relacionamento;
  • Cooperação;
  • Conflito;
  • Identidade;
  • Padrões.

Conhecendo todos eles, leve em conta que as perguntas de seu questionário devem medir o sentimento de cada pessoa em relação a cada um desses pontos dentro da empresa.

Será que os colaboradores estão se sentindo recompensados pelo trabalho que desenvolvem? Eles são desafiados no dia a dia? Possuem autonomia para tomar decisões?

Todas essas respostas podem ser encontradas fazendo as perguntas certas dentro da pesquisa.

Por isso, planeje as perguntas de acordo com as respostas mais importantes que precisa encontrar. O objetivo é descobrir como gerar mudanças significativas dentro da estrutura da empresa.

3 – Calcule se o tempo de duração da pesquisa é o ideal

Uma dificuldade de ter resultados com a pesquisa de clima está relacionada ao tempo que cada pessoa pode levar para respondê-la. Com todos precisando cumprir com as metas mensais, fica difícil tirar um tempo para responder a pesquisa.

Por esse motivo, é importante facilitar o trabalho de resposta dos colaboradores. Algumas dicas nesse sentido são evitar dar muitas opções de respostas em cada pergunta e usar a tecnologia, por meio de formulários.

Se o tempo estimado para concluir a pesquisa é de 20 a 30 minutos, você precisa entregá-la em um formato onde cada pessoa possa iniciar a pesquisa, mas depois, se necessário, parar e reiniciar a partir de onde parou.

Para empresas com até 100 pessoas, algumas ferramentas online e gratuitas como o Typeform, a MindMiners, e o Google Forms podem ser usadas para agilizar a pesquisa. Elas também ajudam a tabular e analisar os resultados.

Mas para empresas maiores, é importante buscar uma solução mais completa.

4 – Incentive a participação na pesquisa

Como a pesquisa é voluntária, é fundamental incentivar todos os funcionários a participar com suas respostas.

Afinal, “queremos a avaliação de todos para termos uma compreensão precisa de como é nosso clima de trabalho”.

Para isso, deixe claro que as respostas são secretas e que só os dados consolidados serão usados. Além disso, mostre que o objetivo é colher essas informações para buscar melhorar a empresa e o ambiente de trabalho.

Se todos entenderem que sua opinião será ouvida e que os resultados objetivam ações concretas, o engajamento será bem maior.

Como analisar os dados da pesquisa de clima organizacional?

As pesquisas beneficiam as empresas à medida que surgem novas percepções e opiniões específicas dos colaboradores. Assim, esses pontos de vista podem ser abordados pela administração para gerar as mudanças necessárias.

Com a análise de tudo que foi coletado, fica muito mais fácil entender o que está acontecendo no dia a dia de trabalho.

Mas para fazer uma análise de forma precisa, é importante ter os dados com um modelo de visualização simples e bem estruturados. Sem essa característica, pode ser bem difícil e trabalhoso encontrar resultados concretos a partir da pesquisa.

É por isso que vale muito a pena investir em uma ferramenta automatizada completa, que ajude a fazer esse trabalho.

Veja também: Objetivos e benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa robusto e fácil de usar que ajuda a integrar as equipes em torno dos objetivos da empresa.

Com ele, é possível usar algumas estratégias de gestão, como a meritocracia e a gestão à vista, que ajudam a engajar os colaboradores e motivá-los.

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