Gestão Estratégica

Como atingir metas no trabalho em qualquer contexto: guia prático para não errar

Como atingir metas no trabalho em qualquer contexto: guia prático para não errar

Publicação : 15/05/2015

Por Siteware

13 min

Como atingir metas
Como atingir metas

Todos nós sabemos da importância do planejamento estratégico, definindo como atingir metas no trabalho e o caminho a ser seguido pela empresa. Mas o que ocorre quando o ambiente muda, exigindo alterações no caminho que havia sido traçado? Como atingir metas estipuladas anteriormente se o cenário mudou?

Dada a velocidade do mundo VUCA em que vivemos e atuamos, correções de rota são extremamente necessárias para garantir a perenidade da organização e o alcance de seus objetivos e metas.

Para fazer o acompanhamento constante das suas metas, baixe a nossa planilha gratuita:

Neste post, abordaremos algumas dicas valiosas sobre práticas que lhe permitirão identificar as alterações de cenários e, com isso, adequar as táticas de forma a garantir o cumprimento da sua estratégia. Leia até o fim e não perca mais nenhum objetivo traçado para a sua empresa!

Como atingir metas no trabalho de forma mais eficiente? 

1. Avalie se as metas foram bem elaboradas

O primeiro passo para que as metas tenham o efeito desejado e engajem todo o time na busca pelos resultados, é certificar-se de que elas realmente foram bem desenvolvidas. Para isso, você pode usar o padrão SMART como referencial.

infografico como atingir metas smart

Este padrão determina cinco principais características para uma meta de sucesso, a qual deve ser: específica; mensurável; alcançável; relevante e com tempo bem definido. Com isso, sua meta pode ser considerada clara e desafiadora para engajar o time de trabalho.

Está em busca de soluções para melhorar o engajamento da equipe? Nós temos um material para você! Baixe:

O prazo é um importante aspecto, ele nunca deve ser longo demais para que a meta não seja esquecida pela equipe. O ideal é que ela seja mensal ou, no máximo, trimestral — variando de acordo com o objetivo proposto.

2. Invista em um software para gestão do alcance de metas

Independentemente do tamanho do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, poder contar com um software para acompanhar a corrida pelos objetivos estratégicos é um importante passo. Isso pode, inclusive, contribuir para a melhoria contínua dos processos internos.

Os programas de gestão de metas contribuem de várias formas, entre as principais:

  • reúnem diversos indicadores de performance em um mesmo lugar;
  • contribuem para a elaboração de planos de ação;
  • acompanham a execução dos projetos;
  • facilitam a apresentação de relatórios em reuniões;
  • oferecem modernos dashboards para o planejamento das atividades.

Assim, é possível considerar a tecnologia como uma importante aliada na busca por resultados, facilitando a vida do gestor e de toda a equipe. Além disso, também mitiga as despesas com papel e muitos erros por falha humana.

Você pode fazer o acompanhamento dos seus indicadores pela nossa planilha gratuita:

3. Aprimore a comunicação interna com sua equipe

Por mais absurdo que possa parecer, hoje, segundo Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa existem por falta de comunicação. Isso acontece porque muitos gestores estão sempre atentos à comunicação com o público-alvo, mas se esquecem dos seus subordinados.

Logo, avaliar e aprimorar os canais internos de comunicação é uma importante tarefa para eliminar os erros e otimizar as chances de alcance dos objetivos. Para isso, diversas ferramentas podem ser usadas, tais como: TV corporativa, intranet, jornal, mural e redes sociais.

Para definir qual ferramenta melhor adere ao seu time, é importante avaliar seus funcionários e a própria cultura da sua organização.

Outra coisa importante é alinhar toda a empresa, desde o operário ao mais alto executivo. Todos devem entender que a comunicação clara é uma prioridade, especialmente os líderes do empreendimento.

4. Desenvolva as competências do time de trabalho

Uma equipe bem desenvolvida tende a produzir mais e melhor. Assim, aprimorar as competências dos seus trabalhadores é sempre muito importante para que as metas sejam atingidas, afinal, são os funcionários que vão correr atrás delas — e precisam estar bem treinados para isso.

Todo treinamento deve ser realizado com base em uma avaliação de desempenho da equipe, buscando identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes necessitam ser desenvolvidas. Para ficar mais claro, o conhecimento é o saber teórico, a habilidade é o saber na prática e a atitude está ligada ao comportamento de cada funcionário.

Aproveite também para definir o formato do treinamento, ele pode ser In Company (dentro da empresa), Out Company (Fora da companhia) ou a distância, realizado pela internet por meio de plataformas especializadas em treinamento corporativo. Tenha em mente que o formato do treinamento também pode influenciar no aprendizado.

Sabe como a gestão de resultados tem evoluído nos últimos anos? Leia nosso relatório de pesquisa para descobrir:

5. Ofereça feedbacks constantes aos funcionários

O feedback funciona como um retorno ao time, apontando os pontos fortes e os fracos, que devem ser melhorados por cada integrante. Muitos gestores ainda não se acostumaram com esta ferramenta, porém ela pode ser determinante para o alcance de metas do seu negócio.

Sempre que um funcionário tem um retorno franco de suas incompetências, ele tem a possibilidade de corrigir seus erros e, com isso, contribuir de forma mais efetiva para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Segundo especialistas, em um feedback bem-sucedido, há três principais momentos, sendo eles:

  1. Elogio ao funcionário, indicando como ele tem contribuído com a empresa;
  2. Introdução de uma crítica construtiva e realista;
  3. Uma frase que engaje, como “acredito em você”, por exemplo.

6. Desenvolva programas de incentivo

Os programas de recompensas tendem a manter a alta performance da equipe que trabalha na busca pelas metas da empresa. Estes programas podem contar com diversas vantagens e benefícios aos funcionários, tais como: participação nos lucros; viagens de incentivo e premiações com bens (TV, celular, tablets, bicicleta etc.).

Para definir os incentivos que serão usados, três itens sempre devem ser levados em consideração: o gosto da equipe, o tamanho do objetivo proposto e a saúde financeira da organização. Assim, você poderá escolher os incentivos adequados.

Além disso, é importante que o gestor esteja sempre cobrando por resultados, oferecendo feedbacks, acompanhando os indicadores de desempenho e articulando seu time, isso contribuirá para que o programa não caia no esquecimento e para que a equipe dê sempre o seu melhor.

E se o cenário muda, ainda é possível atingir metas no trabalho?

A resposta simples (e a boa notícia) para essa pergunta é: claro que sim! Mesmo quando existe uma mudança no contexto interno ou externo, ainda é possível atingir as metas no trabalho. Algumas vezes, será necessário adaptar a meta para a nova realidade, caso a mudança seja muito drástica. Em outros casos, uma boa dose de jogo de cintura e determinação vão resolver. Nos tópicos abaixo, damos algumas dicas práticas para adotar quando as coisas mudam.

1. Monitore constantemente os resultados

Você só consegue ter a dimensão do status da organização frente ao planejamento com um controle preciso e constante. Embora isso seja óbvio, é muito comum que as empresas elaborem belos planos que acabam não se realizando em função de uma gestão estratégica falha, devido a falta de controle e monitoramento.

Por isso, utilizar uma ferramenta que permita reunir todos os indicadores de desempenho (KPI’s) da empresa em um único ambiente é um ótimo meio de visualizar a performance da organização, fornecendo um diagnóstico preciso da empresa e alertando sobre as necessidades de ajuste.

2. Adote uma metodologia para tratar seus problemas

Muitas vezes identifica-se de forma correta o problema mas a organização peca na sua solução. Adotar métodos para a Análise e Solução de Problemas adequados ao grau de maturidade da organização e à complexidade do problema em questão possibilita reduzir drasticamente as possibilidades de insucesso.

Qualquer que seja o método escolhido, deve-se estabelecer um plano de ação para o tratamento das anomalias. E não termina aí: ainda mais importante do que elaborar o plano é garantir que ele será cumprido e como alcançar metas por meio dele, não é mesmo?

As ferramentas de gestão de plano de ação e de soluções de problemas também são de grande ajuda neste aspecto.

3. Dissemine as informações

Realizada a análise do ambiente e detectadas necessidades de mudanças na estratégia, o passo seguinte é dissemina-las por toda organização.

Uma boa forma de fazer com que a informação esteja rápida e constantemente nas mãos daqueles que delas necessitam para a tomada de decisão é a adoção de relatórios que podem ser disparados automaticamente. Afinal, não há como atingir metas no trabalho e tomar decisões sem as informações necessárias.

Outra forma prática e eficiente de disseminação é a adoção da “gestão a vista”, onde dashboards com as informações relevantes para a organização são apresentados em tempo real.

4. Não perca tempo com reuniões improdutivas

Todo processo de mudança requer reuniões, pois é nesses encontros que são definidos os próximos passos, como atingir metas no trabalho e a nova estratégia da empresa.

É preciso tomar cuidado para não exagerar no número de reuniões, para envolver apenas as pessoas essenciais para o assunto e manter a objetividade na condução. Então, nossa última dica pretende lançar luz sobre a importância da realização de reuniões produtivas.

Mas como? É importante que as informações levantadas e discutidas em cada encontro estejam disponíveis a todos os envolvidos. Uma ferramenta que ajude a gerir as pendências de cada reunião é essencial para garantir resultados práticos, garantindo o sucesso na realização das mudanças estratégicas.

Em sua TED Talk, David Grady ensina a se livrar das reuniões ruins. Já assistiu? Então veja a seguir:

Bônus: nunca perca de vista os indicadores

Os indicadores de desempenho, ou KPI, são as melhores ferramentas para ajudar você a descobrir como atingir metas no trabalho. Eles devem ter um acompanhamento constante e devem ser compartilhados com a equipe. Dessa forma, todos saberão como está o desempenho geral.

A melhor e mais moderna forma de fazer esse monitoramento é com a ajuda de um software, como o STRATWs One. A ferramenta transforma em processos organizacionais a metodologia de gestão da sua empresa. Ao fazê-lo, você pode — e deve — estabelecer as metas de cada processo os indicadores para acompanhar a evolução.

A partir daí, o software vai permitir a você extrair dados e gerar relatórios em tempo real. Isso facilita a realização de ajustes quando alguma coisa estiver fugindo do esperado. Hoje, empresas como Magazine Luiza, Vivara e Centauro já se beneficiam das vantagens que o software traz.

Além dessas, outros 1.000 clientes em 20 países já descobriram esta maneira de como atingir metas no trabalho. Hoje, são cerca de 180 mil usuários que aumentaram a sua produtividade e eficiência, graças a uma melhor gestão dos indicadores no dia a dia.

Solicite uma demonstração gratuita e revolucione você também a gestão da sua empresa!

Um comentário

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *