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Indicadores de marketing digital: conheça os 8 principais

Publicado em 27 de março de 2019
indicadores de marketing

O uso de indicadores de performance é adotado por milhares de empresas ao redor do mundo.

Existem dezenas ou centenas de indicadores utilizados no dia a dia de cada empresa, que deixam claro que fazer marketing é muito mais do que apenas contratar a criação de site com uma empresa especializada e usar belas imagens para conseguir grandes resultados.

Conheça os principais indicadores de marketing digital e entenda o que cada um deles significa.

O que são KPIs?

Um KPI é um indicador de performance que tem como objetivo mensurar se ações e processos realizados dentro de uma empresa estão atingindo os objetivos.

Esses indicadores têm como objetivo oferecer uma visão mais efetiva sobre vários aspectos importantes para os resultados de um negócio.

Faça download do nosso kit completo de indicadores clicando aqui

Conheça 8 dos principais KPIs ou indicadores de marketing digital:

1. Custo por aquisição

O famoso CPA é um dos mais importantes KPIs de qualquer estratégia de vendas utilizadas pelas empresas.

Esse indicador mostra quanto custa para a empresa a aquisição de cada cliente.

Por exemplo, se você investiu R$1.000,00 em anúncios no Google, e esses anúncios geraram apenas uma venda de um produto de R$ 100,00, significa que o seu CPA está altíssimo, e a empresa está perdendo dinheiro.

2. Leads

Um lead é um potencial cliente da sua empresa, aquela pessoa que se encaixa no perfil do seu cliente ideal e que tem grandes chances de se tornar um cliente real.

Mensurar a quantidade de leads que uma estratégia de marketing está gerando para o seu negócio é fundamental para saber se a estratégia está funcionando ou não.

3. Custo por clique

Esse é o valor que é cobrado pelas plataformas de anúncios digitais como o Google Ads e o Facebook Ads.

Ao identificar qual o custo por clique de suas campanhas nessas plataformas, você consegue saber qual está obtendo melhores resultados, podendo direcionar o investimento para apenas uma das campanhas.

O cálculo do custo por clique pode ser feito com a divisão do custo total da campanha pelo número de cliques que o seu anúncio recebeu.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão pode ser utilizada para mensurar vários dados dentro da mesma empresa.

Número de usuários que acessaram o blog e assinaram a newsletter, quantidade de usuários que clicaram no seu anúncio do Instagram, número de clientes que clicaram em um link enviado por e-mail, e por aí vai.

Se 100 usuários acessaram seu blog e 20 deles se cadastraram para receber um e-book gratuito, temos uma taxa de conversão de 20%.

5. Taxa de cliques

Esse indicador nos mostra a porcentagem total de cliques que um anúncio recebeu em comparação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido.

A taxa de cliques é calculada com a divisão do número de cliques que o anúncio recebeu dividido pelo total de vezes que o anúncio foi exibido, tudo isso multiplicado por 100.

6. Origem do tráfego

Esse é um indicador fundamental para que a empresa saiba quais estratégias estão funcionando e devem ser incentivadas, e quais podem ser interrompidas ou redefinidas.

Uma empresa normalmente tem diversas campanhas rodando simultaneamente, como anúncios em redes sociais, banners em sites do seu nicho, anúncios nos sites de busca e tráfego orgânico chegando ao blog. Por isso, é necessário conseguir identificar de onde estão vindo esses acessos.

Se o seu anúncio nas ferramentas de busca tem uma taxa de conversão de 35% enquanto nas redes sociais a conversão é de apenas 5%, talvez seja preciso repensar a estratégia das redes sociais e direcionar os esforços para o anúncio que converte melhor.

7. Ticket médio

Esse indicador de vendas é referente ao valor que cada consumidor gasta na compra de um produto na sua empresa.

O cálculo do ticket médio pode ser feito com base no volume de vendas totais de uma empresa sendo divididos pelo número de vendas.

Também é possível fazer esse cálculo para cada tipo de produto diferente, assim como o valor médio das compras que os clientes realizam em determinado período.

Esses valores podem ajudar a sua empresa a definir seu planejamento e traçar metas e objetivos.

8. ROI

Calcular o ROI (Return Over Investiment / Retorno sobre Investimento) é a melhor forma de uma empresa saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada um de seus investimentos.

O cálculo do ROI pode ser feito de uma forma bem simples.

Vamos usar como exemplo uma campanha na qual foram investidos R$ 10.000 e a receita gerada por essa campanha foi de R$ 80.000.

A fórmula para o calculo do ROI dessa campanha é:

80.000 – 10.000 / 10.000 = ROI 7

Para transformar esse resultado em percentual é só multiplicar o ROI por 100. Ou seja, no nosso exemplo temos um retorno sobre o investimento de 700%.

Assim, a empresa consegue apoiar todas as suas decisões com base nos números, e não apenas em suposições e esperanças.

Conclusão

Acompanhar os indicadores é importante para que as empresas possam tomar decisões mais focadas nos dados do que em achismos e opiniões pessoais sobre o negócio.

A criação desse artigo contou com a colaboração da Agência Oblige – www.oblige.com.br

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