5 tendências em gestão de desempenho da Gartner, Mercer, Gallup, BetterWorks e HBR

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5 tendências para gestão de desempenho

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Na última década, o gerenciamento de desempenho passou por uma mudança sistemática de sistemas anuais para contínuos. 

Agora, estamos nos aproximando de um ambiente altamente integrado, onde a gestão de desempenho se alimenta de todas as outras ferramentas de tomada de decisão e de talentos ativas na organização. 

A HR Technologist, renomada publicação da área de Recursos Humanos, analisou essa e outras tendências importantes com ideias da Gartner, Mercer, Gallup, BetterWorks e HBR.  Confira abaixo quais são neste artigo traduzido.

Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é parte integrante do desenvolvimento interno de talentos, aproveitando ao máximo sua força de trabalho existente. 

O gerenciamento inteligente de desempenho pode ajudá-lo a preencher as lacunas de habilidades, reduzir a contratação externa e impulsionar a produtividade como nunca antes.

No entanto, a gestão de desempenho é um espaço em rápida mudança. Compreensivelmente, pode ser difícil alinhar continuamente suas estratégias e ferramentas para acompanhar as tendências mais recentes de gerenciamento de desempenho. 

Veja aqui como fazer uma boa avaliação de desempenho:

5 tendências para gestão de desempenho

A gestão de desempenho agora é baseada no feedback coletivo e no diálogo regular com o funcionário para obter uma imagem precisa de seu desempenho. Isso é possível por meio de ferramentas de gestão de desempenho de última geração destinadas a definir metas ágeis e feedback contínuo.

Confira agora as cinco tendências na gestão de desempenho de acordo com Gartner, Mercer, Gallup, BetterWorks e Harvard Business Review (HBR).

STRATWs One é uma ferramenta que estimula a aplicação da cultura do feedback nas empresas, por meio de uma gestão estratégica. Saiba mais!

1. Priorizar a qualidade e o impacto dos processos de gestão de desempenho sobre a eficiência

De acordo com a Gartner, 67% das organizações buscam reduzir o tempo e o esforço despendidos é uma das principais tendências na gestão de desempenho.

Em uma pesquisa com 9.438 pessoas, a Gartner descobriu que 82% dos líderes de RH concordam sobre a natureza ineficaz das práticas de desempenho existentes. 

A maioria dos líderes concentra-se na redução de tempo e esforço na gestão de desempenho, mas isso é contraproducente.

Por isso, uma tendência principal será priorizar a gestão de desempenho para que seja uma experiência centrada no funcionário. 

As empresas deverão adotar um software que oferece uma experiência envolvente para gerentes e funcionários, gerando feedback relevante para o trabalho e que agrega valor genuíno ao desempenho e à produtividade dos funcionários.

2. O software de gestão de desempenho será integrado a outras ferramentas de tomada de decisão de talentos

De acordo com a Mercer, 70% das empresas querem fortalecer o vínculo entre a gestão de desempenho e as outras decisões de talento.

A pesquisa da Mercer com 1.154 líderes de RH destacou a necessidade de vincular a gestão de desempenho e as decisões de talento mais de perto. Como a previsão da Gartner, a pesquisa questiona os recursos de geração de valor dos processos existentes. 

Na verdade, apenas 2% das empresas acham que sua abordagem de gestão de desempenho é voltada para o valor.

Para resolver isso, o software de gestão de desempenho terá que se tornar parte de um sistema centralizado de gestão de talentos, onde uma única fonte de dados de funcionários informa cada decisão de talento.

Feedback, aprendizagem e desenvolvimento, progressão na carreira, planejamento de sucessão e até mesmo recrutamento podem fazer parte desse novo “ecossistema” de talentos.

3. O feedback de coaching, ao contrário do feedback crítico, será fundamental

De acordo com as análises da Gallup com a Universidade de Stanford, as abordagens atuais de feedback reduzem o desempenho em aproximadamente um terço do tempo.

A análise revelou que apenas 14% dos funcionários concordam fortemente que são inspirados por análises de desempenho típicas. 

Em contraste, um sistema semanal em que os gerentes treinam regularmente os funcionários é muito mais eficaz. Em um sistema de feedback semanal, os funcionários têm 2,7 vezes mais probabilidade de se envolver e 3,2 vezes mais probabilidade de estar motivados.

O sistema anual sofre de duas deficiências. O feedback provavelmente se tornou irrelevante no momento em que o funcionário o recebe. Além disso, não é acionável a curto prazo, fazendo com que os funcionários se sintam frustrados.

As métricas da Gallup destacam a necessidade de gerenciamento de desempenho baseado em força ou feedback de coaching, em vez de feedback crítico compartilhado uma vez por ano. E isso nos leva à próxima tendência de gestão de desempenho.

4. “Contínuo” será o novo normal, exigindo sistemas de gestão de desempenho ágeis

De acordo com a BetterWorks, as empresas que mudaram para o gerenciamento de desempenho contínuo superaram seus concorrentes em 24% – sistemas ágeis são essenciais para essa transformação.

Ainda de acordo com a BetterWorks, 66% das empresas que alavancam a gestão de desempenho contínuo são capazes de aumentar a produtividade durante todo o ano, em comparação com apenas 35% das que não o fazem. 

Na verdade, a pesquisa da BetterWorks com 500 entrevistados revelou que um modelo contínuo ajuda as empresas a ter um melhor desempenho em várias áreas, incluindo agilidade empresarial (47% vs. 27%), engajamento da força de trabalho (58% vs. 37%) e retenção (63% vs. 41%).

A pesquisa confirma uma tendência crescente em RH: adotar uma abordagem menos formalizada e mais ágil para o gerenciamento de desempenho, onde você pode definir metas dinamicamente, obter feedback e melhorar a produtividade. 

Plataformas que podem analisar dados em tempo real e descrever as tendências de mudança de desempenho com precisão terão cada vez mais aumento na demanda.

5. Novas sinergias entre o envolvimento dos funcionários e a gestão de desempenho

De acordo com a Harvard Business Review, mais de 90% dos líderes empresariais concordam que funcionários engajados têm melhor desempenho.

A Harvard Business Review Analytic Services entrevistou 717 líderes de negócios para descobrir os principais impulsionadores do desempenho. 

Mais de 90% disseram que o engajamento dos funcionários era fundamental, mas apenas 26% estavam confiantes de que suas empresas tinham altos níveis de engajamento dos funcionários. Resolver isso demanda uma melhor integração entre os sistemas de RH.

Voltando à tendência número 2, da Mercer, está claro que a aplicação das ferramentas de gerenciamento de desempenho será uma das principais prioridades.

Atualmente, apenas 16% desfrutam de alto desempenho e alto engajamento, indicando muito espaço para melhorias para empresas atrasadas, de acordo com a Harvard Business Review.

Dica Bônus: escolha uma boa ferramenta de gestão

Existem diferentes opções de softwares especializados em gestão de recursos humanos disponíveis no mercado. Para aplicar todas essas tendências em gestão de desempenho é preciso escolher a melhor alternativa para o seu modelo de negócio.

Neste artigo aqui, listamos as 8 principais ferramentas disponíveis no mercado. Sendo uma delas a oferecida pela Siteware, o STRATWs One.

STRATWs One é uma plataforma bastante completa para gestão de desempenho de colaboradores.

Com ela, você reduz o tempo de coleta de seus KPIs e os compartilha facilmente com os colaboradores. Dessa forma, eventuais problemas são logo percebidos e há um aumento de engajamento.

O Software é ideal para se implementar a meritocracia e a gestão à vista em sua empresa.

E por permitir que todos conheçam seu desempenho com agilidade, auxilio no atingimento de metas e na melhoria a produtividade da equipe.

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Veja mais algumas das vantagens em usar o STRATWs One:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;;Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

Aqui, uma visão geral de tudo que ele pode fazer por sua empresa:

Conclusão

Faça das práticas de gestão de desempenho centradas no funcionário a meta da sua empresa daqui em diante.

A estrutura tradicional de avaliação anual está longe de ser centrada no funcionário. Sua força de trabalho recebe feedback muito depois da atividade real e não pode colaborar de forma significativa com os gerentes para melhorar o desempenho.

É por isso que as empresas devem se inspirar nos insights de Gartner, Mercer, Gallup, BetterWorks e HBR e considerar o seguinte:

Conecte os sistemas ao tecido mais amplo de gestão de talentos para decisões focadas em resultados. Adote o gerenciamento de desempenho contínuo e feedback usando sistemas ágeis.

Garanta que recursos de engajamento dos funcionários, como recompensas, reconhecimento e comunicação bidirecional, estejam disponíveis em seu software de gestão de desempenho.

Use aprendizagem e desenvolvimento para preencher lacunas de desempenho ao longo do ano, sem esperar pela temporada de avaliação.

Curiosamente, todas essas tendências em gestão de desempenho compartilham um elemento comum: elas destacam lacunas nas estratégias e ferramentas de desempenho existentes.