Dados da OMS indicam que 50% dos medicamentos não prescritos, dispensados ou vendidos da maneira correta. Isso, evidentemente, causa um grande desperdício e uma queda acentuada de desempenho no uso desse importante recurso.
Para corrigir essa grave falha, é fundamental acompanhar, medir e ajustar os processos ligados às farmácias, principalmente as hospitalares.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho são importantes ferramentas para avaliação e melhoria de determinados processos e exercem papel fundamental na busca pela qualidade.
No caso das farmácias hospitalares, esses indicadores são essenciais para o planejamento e replanejamento de uma instituição.
Além disso, eles ajudam na redução de riscos e na melhoria contínua da assistência.
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais indicadores de desempenho de farmácia hospitalar para que você possa conhecê-los e implantá-los em sua instituição de saúde. Com isso, você conseguirá aumentar a satisfação dos clientes e diminuir os desperdícios, entre outros benefícios.
Antes de conhecer nossa lista de indicadores de desempenho hospitalar, confira este infográfico que retrata algumas providências definida por uma pesquisa premiada e que devem ser tomadas para reduzir os desperdício de remédios:
Veja também: Indicadores de desempenho hospitalar: conheça 7 e como calculá-los
O que é uma farmácia hospitalar?
A Resolução nº 492/2008 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) diz que a farmácia hospitalar é uma:
“Unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente”.
Ou seja, a farmácia hospitalar possui abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa. Nela são desenvolvidas atividades relacionadas à produção, à armazenagem e à distribuição de medicamentos às unidades hospitalares.
11 indicadores de desempenho de farmácia hospitalar
1 – Pacientes atendidos
Este indicador leva em consideração o número de pacientes atendidos pela farmácia hospitalar. Além disso, os usuários são categorizados em: caso novo, renovação e continuidade.
2 – Tempo de espera
Aqui a preocupação está em avaliar a agilidade do atendimento ao usuário da farmácia hospitalar. Ou seja, a média de tempo de espera para ser efetivamente atendido.
3 – Solicitações indeferidas
Este indicador tem como objetivo quantificar e avaliar os principais motivos que levaram à devolução ou indeferimento das solicitações de medicamentos.
4 – Satisfação do usuário
O desempenho de uma farmácia hospitalar também está ligado à satisfação dos usuários. Assim, por meio de pesquisas, é possível mensurar e avaliar o quão satisfeitos os usuários estão com os serviços prestados pela farmácia.
Uma das pesquisas mais usadas para isso é a NPS.
5 – Medicamento em falta
Aqui é quantificada a taxa de medicamentos que faltaram no estoque da farmácia em determinado período, apontando as respectivas causas.
6 – Medicamentos não utilizados
Neste indicador, é feita a relação dos medicamento inutilizados e o valor financeiro que eles representam.
7 – Inventário geral de acuracidade
A intenção é assegurar que seja feito um controle efetivo do estoque da farmácia e garantir que haja concordância entre a quantidade de medicamento armazenada e a quantidade que consta no sistema.
8 – Índice de notificações de reação adversa a medicamento
Este indicador mensura e acompanha quantas notificações foram feitas sobre qualquer tipo de reação adversa ao medicamento utilizado.
9 – Entregas fora do prazo
Aqui é medida a quantidade de medicamentos que foram entregues fora do prazo pelos fornecedores.
10 – Taxa de falta de medicamento ao paciente internado
Quantos (e quais) medicamentos, em média, faltaram para os pacientes internados no hospital?
11 – Índice de treinamento de profissionais da farmácia
O treinamento das equipes de farmácia hospitalar é fundamental para que esses profissionais estejam sempre atualizados. Dessa forma, o uso desse indicador pode servir para mensurar a quantidade de treinamentos realizados pelos profissionais da farmácia.
Confira: Saiba o que é acreditação ONA e como se enquadrar nessa certificação hospitalar
A importância dos indicadores de desempenho de farmácia hospitalar
As instituições de saúde têm procurado monitorar e avaliar os serviços prestados a fim de assegurar a qualidade final para o usuário. Nesse sentido, os indicadores de desempenho de farmácia hospitalar estabelecem padrões a serem seguidos, permitindo que sejam feitas análises críticas e que sejam tomadas decisões mais assertivas.
A adoção de indicadores de desempenho de farmácia hospitalar ajuda a prevenir erros de medicamentos, a promover o uso correto e racional e a diminuir custos terapêuticos e tempo de tratamento. Os indicadores são essenciais também para o controle dos processos internos.
Nesse contexto, para que os indicadores de desempenho da farmácia hospitalar sejam úteis de fato, é preciso que eles estejam atrelados à estratégia e aos processos críticos da sua instituição.
Assim, o uso sistemático desses indicadores permitirá que a farmácia tenha conhecimento sobre os seus pontos fortes e sobre suas fragilidades. Dessa forma, fica mais fácil traçar estratégias de melhoria das rotinas de trabalho e de otimização dos recursos humanos e financeiros.
Os indicadores que listamos aqui precisam ser acompanhados continuamente, pois eles servirão de base para identificar necessidades e reavaliar estratégias.
E a melhor forma de acompanhar indicadores é usando um bom software de gestão de performance corporativa como STRATWs ONE. Com ele as informações fluem de forma transparente, integrando pessoas, estratégia e execução.
Outra vantagem do uso de um software de controle automatizado é a possibilidade de se preparar para a conquista de certificações e acreditações hospitalares.
Saiba mais baixando nosso e-book gratuito: Como obter certificações hospitalares
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One