As técnicas orçamentárias até agora abordadas nesta série de postagens levam em consideração a estrutura hierárquica das organizações, tanto na proposição (bottom-up) quanto na aprovação (top-down) dos orçamentos das diferentes áreas ou centros de custo.
Estas abordagens tradicionais carregam alguns problemas que podem causar o uso irracional ou desperdício de recursos. Listamos abaixo dois desses problemas:
Hoje abordaremos uma técnica disseminada no país pelo Professor Vicente Falconi, que procura fugir da estrutura hierárquica das empresas ao mesmo tempo em que promove o uso racional dos recursos. Estamos falando do Orçamento Matricial (OMA) que, em função de sua objetividade e facilidade de elaboração, vem atraindo cada vez mais adeptos.
O orçamento matricial, também conhecido como Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) recebe este nome por se basear em uma matriz de linhas e colunas. As linhas são formadas pelo que se chama de pacote (despesas/custos), já as colunas representam as entidades ou subdivisões da empresa, tais como: unidades de negócio, departamentos ou centros de custos.
Entende-se por pacote, o agrupamento do Plano de Contas de acordo com o tipo das despesas e custos. Cada pacote recebe um responsável na empresa que, além de suas funções, negocia com cada área as metas orçamentárias do pacote e responde solidariamente pelo atendimento desta meta.
Por eliminar a formalidade hierárquica na aprovação e gestão orçamentária, é necessário conceder autonomia e poder aos gestores dos pacotes, de forma que eles possam cobrar a execução do orçamento conforme previsto por todos na empresa, inclusive dos diretores e presidentes.
Esta mesma dinâmica pode ser aplicada ao orçamento de receitas, neste caso, quebrando os pacotes, por exemplo, em linhas produto.
Fique de olho! Semana que vem traremos novos tipos de orçamento e suas vantagens para sua empresa!
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Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 1
Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira!
Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 2
Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira!
Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 3
Neste post falamos sobre o Orçamento Base Histórica (OBH) e o Orçamento Base Zero (OBZ). Confira!
Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 5
Neste post falamos sobre Orçamento Impactado e Orçamento Contínuo. Confira!
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