Mapas mentais gerenciais: o que é, por que vale a pena utilizar esse recurso e como construir um para a sua empresa

CONTEÚDO

O que são mapas mentais gerenciais

CONTEÚDO

Mapas mentais nada mais são que esquemas visuais que integram ideias, fatos e informações por meio de setas. Dessa forma pode-se desenvolver melhor um raciocínio, entender o contexto de uma situação, gerar insights criativos e, assim, determinar um plano de ação.

Mas você já tinha ouviu falar em mapas mentais gerenciais?

Essas ferramentas podem ser grandes aliadas dos gestores em diferentes aspectos do negócio, como:

O uso de mapa mental nas empresas contribui para a organização de ideias, favorecendo as tomadas de decisão e a solução de problemas.

Quer saber mais sobre mapas mentais gerenciais?

Então continue a leitura deste conteúdo que preparamos para explicar o que é, como funciona e qual a importância do mapa mental empresarial.

Além disso, mostraremos também nas próximas linhas algumas dicas de como elaborar um mapa mental e quais programas podem te ajudar nessa tarefa.

  1. Mind Maps for Google Chrome;
  2. MindMeister;
  3. Coggle;
  4. XMind;
  5. MindNode.

Leia mais: O que é tomada de decisão nas organizações e mais 5 dicas de como fazer na prática

Brainstorming é outra técnica de geração e organização de ideias, saiba mais sobre ela neste vídeo:

O que são mapas mentais gerenciais?

O mapa mental é uma ferramenta desenvolvida pelo matemático e psicólogo inglês Tony Buzan no começo da década de 1970.

Trata-se de uma forma de esquematizar um raciocínio, colocando uma ideia ou tema central que se ramifica em tópicos secundários, terciários etc.

No contexto corporativo, os mapas mentais gerenciais são um recurso utilizado para organizar ideias, fluxos de trabalho e os caminhos necessários para alcançar determinado objetivo.

Para isso, são feitas associações e links visuais (linhas, setas, imagens, figuras etc.) que facilitam a compreensão e a gestão de informações.

Veja também: Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa e se destacar no mercado em 6 passos

Qual a importância de fazer um mapa mental para tomar decisões?

Conforme mencionamos no tópico anterior, o mapa mental empresarial é uma ferramenta que pode ser muito útil para a gestão estratégica de um modelo de negócio.

Como suas ramificações são desdobramentos de uma ideia ou conceito inicial, o mapa mental permite, por exemplo, que se chegue até a causa-raiz de um problema.

Além disso, o planejamento com mapas mentais consegue expressar com mais clareza as ações que deverão ser colocadas em prática e as responsabilidades de cada um dos envolvidos para que se consiga atingir um objetivo de negócio específico.

Se bem elaborado, você poderá utilizar o mapa mental para tomar decisões estratégicas com mais assertividade, pois terá uma noção mais clara a abrangente sobre determinado assunto ou objeto de análise.

A construção de mapas mentais gerenciais te ajuda a identificar oportunidades, analisar tendências, desenhar fluxogramas processuais e inclusive avaliar o desempenho dos seus colaboradores.

Um mapa mental pode ser fundamental para criar um plano de ação. Veja dicas de como criar um:

plano de acao

Leia também: Mapa de ideias: um caminho seguro para ótimas soluções

6 dicas de como fazer um mapa mental nas empresas

Se você deseja construir um mapa mental para tomar decisões na sua empresa, é necessário seguir algumas recomendações para que essa ferramenta possa ser realmente útil. São elas:

  1. Defina qual é o tema ou tópico central que você quer destrinchar;
  2. Pense nos tópicos que se relacionam diretamente com o que você colocou no centro e faça o mesmo com os secundários, terciários e assim por diante;
  3. Faça uso de imagens para ilustrar suas ideias;
  4. Conecte essas ideias utilizando setas, pois elas vão facilitar a compreensão depois que o mapa estiver pronto;
  5. Utilize cores diferentes para separar os “níveis” da temática central;
  6. Sintetize as ideias em palavras-chave.

Veja mais: Conheça na prática as 5 etapas para criar um exemplo de mapa mental do zero

Exemplos de ferramentas para construir mapa mental nas empresas

Confira agora algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar a construir um mapa mental.

1. Mind Maps for Google Chrome

Extensão gratuita do Google Chrome que possibilita criar mapas mentais diretamente no seu navegador, inclusive em modo offline.

Mind Maps for Google Chrome

2. MindMeister

Layout simples e agradável, o MindMeister funciona totalmente na nuvem e não requer instalar nenhum software. Seu mapa pode ser editado de maneira colaborativa e em tempo real.

MindMeister

3. Coggle

Disponível na versão gratuita, o Coggle também é colaborativo e permite que você suba quantas imagens quiser para o seu mapa mental. Tudo fica salvo na nuvem.

Coggle

4. XMind

O XMind possui um design agradável e moderno. Ele apresenta diferentes formas para compartilhar os mapas mentais e ainda possui integrações com várias outras ferramentas, como as do pacote Office, PDF, e Evernote.

XMind

5. MindNode

Aplicativo simples e prático, o MindNode permite criar mapas mentais no celular e no tablet. No entanto, encontra-se disponível apenas para o sistema operacional iOS.

MindNode

Bom, agora que você já sabe mais sobre esse importante ferramenta de gestão, que tal fazer um planejamento com mapas mentais para a sua empresa? Faça isso e seja mais assertivo em suas decisões.

Saiba mais: Conheça as 6 ferramentas para mapa mental e solucione as grandes questões de seu negócio

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, compartilhar e monitorar os resultados de seu negócio e, assim, você estará a par de seu desempenho. Alem disso, ele conta com diversas outras funcionalidades, como gestão de portfólio de projetos. Dessa forma, você consegue transformar suas ideais em ação, com muito mais agilidade.

Por isso, vale a pena você conhecer mais algumas de duas vantagens, afinal, quase mil empresas no mundo já usam o STRATWs One, veja:

Se você quer tirar suas ideias do papel, então, baixe nosso planilha gratuita: FERRAMENTA: Planilha de plano de ação