Projetos

Dicas para gestão de projetos: o que fazer para alcançar melhores resultados?

Dicas para gestão de projetos: o que fazer para alcançar melhores resultados?

Publicação : 24/05/2019

Por Siteware

8 min

Projetos são cada vez mais usados nas empresas como uma forma ágil e objetiva de se conseguir atingir resultados com o trabalho em equipe.

Por isso, saber gerenciar projetos é uma competência muito importante dentro das organizações. Mas, infelizmente, ainda é comum ver projetos estourarem prazos e orçamentos e se desviarem muito do escopo original.

Quando bem executada, a gestão de projetos contribui para a resolução inteligente de problemas e para as tomadas de decisão mais assertivas.

Por meio de boas práticas, é perfeitamente possível planejar, iniciar, executar e finalizar os projetos com resultados mais que satisfatórios.

Pensando nisso, separamos aqui 6 importantes dicas para gestão de projetos. Confira e saiba como conduzir e gerenciar os projetos da sua empresa de maneira eficiente.

Confira em nosso blog: Metodologia Lean aplicada à gestão de projetos

6 dicas para gestão de projetos

1 – Faça um planejamento do projeto

O primeiro item da nossa lista de dicas para gestão de projetos é bem básica, mas muitas vezes deixada de lado por alguns gestores.

Para obter sucesso em um projeto, é fundamental que se tenha um planejamento bem estruturado. Para isso, você precisa:

  • Identificar quem são os clientes e os stakeholders e entender seus interesses e expectativas em relação ao projeto;
  • Definir com clareza os papéis e as responsabilidades de cada colaborador envolvido no projeto;
  • Estabelecer metas relevantes, alcançáveis, mensuráveis, e com prazos bem definidos;
  • Estipular um orçamento para cada ação do projeto.

É interessante que o planejamento seja feito em conjunto com a sua equipe. Certifique-se de que todos os colaboradores se envolvam e permaneçam envolvidos no projeto.

Se você for a única pessoa com “permissão” para atualizar o planejamento, mais trabalho cairá sobre você. Encontre maneiras de permitir que membros confiáveis ​​da equipe de projeto atualizem certas tarefas para que você divida a carga de trabalho.

Além disso, coloque as tarefas com o maior grau de risco no início do projeto, se possível. Pois, se alguma coisa der errado, você terá mais tempo para resolver o problema.

Leia também: 7 passos de como montar um cronograma de projeto de sucesso

2 – Entenda o propósito do seu projeto

A capacidade de entender por que seu projeto é importante para a organização e como ele se encaixa no planejamento estratégico geral da empresa é um componente essencial para seu sucesso.

Ser capaz de relacionar o sucesso do seu projeto com todas as metas e estratégias organizacionais é uma maneira eficaz de aumentar a dedicação, a moral, a motivação e o senso de importância dos membros da equipe.

Além disso, ao compreender e internalizar o propósito do projeto, fica mais claro onde você quer chegar e o que fazer para alcançar os objetivos estabelecidos.

3 – Promova uma comunicação eficiente

Para que o seu projeto seja bem executado, é necessária uma comunicação consistente e eficaz entre todos os envolvidos. Novas alterações e demandas devem ser comunicadas aos membros da equipe para evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Como gerente de projeto, é extremamente importante garantir que os colaboradores se sintam à vontade para chegar até você no intuito de esclarecer dúvidas ou apresentar sugestões.

Uma comunicação ineficaz, muitas vezes, leva ao fracasso dos projetos. Portanto, certifique-se de que todos tenham as informações necessárias para tomar decisões e prosseguir com o projeto.

Quer melhorar a comunicação em sua empresa? Então, confira este infográfico:

Dicas para gestão de projetos

4 – Faça reuniões periódicas

Uma gestão de projetos eficiente deve contar com reuniões periódicas. Por meio desses encontros, o gestor deve mostrar para os membros da equipe como o projeto tem evoluído, quais resultados já foram alcançados, o que falta para concluir os trabalhos e o desempenho de cada colaborador.

As reuniões periódicas são uma oportunidade para o gestor emitir e receber feedback. Com a troca de ideias e de pontos de vista, é possível tomar melhores decisões e melhorar os processos.

Veja também: 5 ferramentas para gestão de projetos para facilitar o seu dia a dia e alcançar grandes resultados

5 – Conheça os pontos fortes e fracos da sua equipe

O sucesso de um projeto depende em grande parte das habilidades dos membros da equipe. Um gerente eficiente deverá conhecer os pontos fortes e fracos inerentes aos membros de sua equipe, de modo que ele possa distribuir as tarefas de maneira mais assertiva, levando isso em consideração.

Aproveitar os pontos fortes dos membros da equipe certamente garantirá a conclusão mais rápida das tarefas e o melhor gerenciamento do tempo. Com todos em uma equipe colocando seu melhor em jogo e aproveitando ao máximo seus pontos fortes, o projeto tende a ser bem-sucedido.

6 – Avalie o seu projeto

O último item da nossa lista de dicas para gestão de projetos tem a ver com uma etapa fundamental: a conclusão.

Ao término do projeto, é interessante que você faça uma avaliação de tudo o que foi feito, considerando os acertos e os erros. Por meio dessa análise, você saberá o que fazer e o que não fazer em projetos futuros.

Veja também este vídeo do nosso canal no YouTube:

Gostou das nossas dicas para gestão de projetos? Então não perca mais tempo e coloque-as em prática!

Tenha sempre em mente que as prioridades do seu projeto podem mudar durante o percurso. Por isso, você precisará constantemente revisitar e reformular seu planejamento.

Saiba mais: 6 exemplos de indicadores de avaliação de projetos para ter certeza de que satisfazem o cliente

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que auxilia sua empresa a acompanhar diversos indicadores de desempenho em tempo real e de forma transparente. Por isso, é ideal para monitorar o andamento de seus projetos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas para a gestão de projetos? Então, baixe nosso infográfico gratuito: 10 boas práticas para gerenciamento de projetos

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *