Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa - Parte 5

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Com a proximidade do final do ano, as empresas começam a direcionar seus planos para o ano seguinte. É hora de revisitar o plano estratégico, avaliar aquilo que deu certo, o que não deu e começar a trabalhar no planejamento do próximo ano. O detalhamento desse trabalho gera implicações no plano orçamentário e é sobre isso que estamos tratando nesta série.

A maior parte das críticas dirigidas às técnicas orçamentárias estão relacionadas ao fato de vivermos em um mundo cada vez mais dinâmico, no qual os orçamentos ainda tendem a ser rígidos e estáticos em sua execução.

Hoje iremos falar de duas abordagens orçamentárias que, apesar de serem consideradas técnicas adicionais por algumas pessoas, poderiam ser aplicadas a qualquer dos modelos já abordados. São elas: o Budget Forecast e o Rolling Budget.

6. O Budget Forecast (Orçamento Impactado, Orçamento Revisado ou Orçamento Ajustado)

O que acontece se durante o período de execução do orçamento o cenário financeiro de sua empresa mudou? Como lidar com um orçamento que foi impactado com um aumento no custo do processo, da matéria prima ou uma mudança nos objetivos da empresa?

Casos como este obrigam a uma revisão do orçamento, pois houve uma mudança no cenário e a empresa precisa se adequar à nova situação. O propósito do Budget Forecast é fazer com que a empresa identifique e analise a origem do desvio no orçamento e, com base nisso, estabeleça as melhores ações para a correção da rota ainda durante o período atual.

As ações adotadas dependem do que é considerado prioritário para a empresa, podendo ocasionar mudanças no processo para compensar o aumento ocorrido, alteração da matéria prima ou de seus fornecedores, transferência do orçamento de um objetivo para outro, etc.

7. O Rolling Budget (Rolling Forecast, Moving Budget ou Orçamento Contínuo)

Como já comentamos em posts anteriores, as empresas costumam elaborar seu orçamento para um período de tempo pré-estabelecido, normalmente o anual. No entanto, empresas de segmentos com grande dinamismo, tais como o de tecnologia da informação (TI), consideram que um ano é tempo demais para planejar. Para empresas inseridas nestes mercados, o Rolling Budget é a técnica orçamentária ideal.

Ela consiste na definição de um orçamento completo por um período de tempo e de sua divisão, em diversos períodos menores, nos quais se dará sua revisão. Ao final de cada ciclo de revisão, é feita uma análise dos resultados e um novo orçamento, de duração igual à do período de revisão, é anexado ao final do orçamento completo.

A duração do orçamento completo e dos ciclos de revisão é livre, podendo ser definida conforme as particularidades de cada empresa. As empresas normalmente adotam orçamentos anuais com ciclos de revisão mensal, orçamentos anuais com revisão trimestral ou orçamentos trimestrais com revisão mensal.

Na próxima postagem desta série apresentaremos uma abordagem criada por empresas que não acreditam nas técnicas tradicionais de elaboração do orçamento. Até la…

Siteware desenvolve um conjunto de soluções para a gestão da performance e execução da estratégia. Nossos produtos são utilizados por mais de 40.000 gestores em empresas com presença global. Se interessou ou tem alguma dúvida? Fale com um de nossos consultores!

Veja todos os posts anteriores:

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 1

Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira! 

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 2

Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira! 

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 3

Neste post falamos sobre o Orçamento Base Histórica (OBH) e o Orçamento Base Zero (OBZ). Confira!

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 4

Neste post falamos sobre o Orçamento Matricial. Confira!