Produtividade

Resiliência na administração: 5 dicas para otimizar os resultados da sua equipe no trabalho

Resiliência na administração: 5 dicas para otimizar os resultados da sua equipe no trabalho

Publicação : 05/11/2018

Por Siteware

9 min

resiliência na administração
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Quem te disse que seria fácil?

Gerenciar um negócio, seja próprio ou como gestor, é uma tarefa cheia de desafios, altos e baixos.

E esmorecer nas primeiras dificuldades, perdendo a motivação, é um erro que nenhum líder empresarial de sucesso pode se dar ao luxo!

Você já sabia que para superar essas crises nas empresas é preciso ter resiliência na administração?

Pois é, equipes resilientes podem resistir aos desafios de um ambiente de negócios em constante mudança. Tudo graças ao desenvolvimento de algumas habilidades importantes.

É preciso entender e gerenciar dentro de uma empresa alguns dos fatores que fazem os times se sentirem tão sobrecarregados e estressados ​​no trabalho.

Nossa atual cultura de trabalho é um reflexo direto da crescente demanda enfrentada pelas empresas no mundo inteiro.

E para seguir em frente, bater todas as metas e atingir os objetivos, a resiliência nas organizações merece uma atenção especial.

Neste conteúdo você vai entender o que representa essa resiliência na administração e quais as 5 melhores dicas para que consiga implementar agora mesmo.

O que representa a resiliência nas organizações?

A resiliência pode ser definida como a capacidade de se recuperar de um momento difícil. Mas, na verdade, essa palavra representa algo mais.

Trata-se da transformação da adversidade em um motivador para uma mentalidade mais forte e preparada para superar os obstáculos rumo a um objetivo.

Aqueles que desenvolveram a verdadeira resiliência conseguem ver nas dificuldades uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

As pessoas resilientes não estão imunes à mudança nas organizações, mas são menos afetadas por ela. Elas tendem a ser mais produtivas nesses períodos.

Dentro das organizações, a resiliência na administração é a capacidade de transformar uma adversidade em possibilidade de superação.

As características comuns dos indivíduos que não têm resiliência são o estresse e a ansiedade, que sofrem quando enxergam um obstáculo, focando apenas no tempo e esforço que levam para superá-lo.

Nesse sentido, como podemos desenvolver a resiliência e permanecer motivados diante dos problemas que surgem e vão continuar surgindo todos os dias?

É preciso seguir algumas dicas fundamentais para manter a resiliência na administração de uma empresa.

Antes de conferir as 5 dicas de resiliência nas organizações, dê uma olhada neste infográfico da Spartancast e veja como a resiliência é importante em outras áreas, como nos esportes.

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Essas lições são válidas também para empresas, não acha?

5 dicas para desenvolver a resiliência na administração

1- Comunicar claramente os objetivos da empresa

Ter metas claras e realmente alcançáveis ​​é uma importante marca da resiliência na administração. Na prática, todos devem conhecer seus papéis e objetivos para sentirem a determinação necessária de alcançá-los.

Os seus times dentro da empresa podem ter uma compreensão básica da meta geral ou do objetivo macro. Mas quando se trata de ações e resultados específicos, quanto mais imprecisão existir nos detalhes, menos resilientes as equipes serão. Isso acontece por conta das incertezas que ficam em torno de cada atividade e de qual a sua finalidade.

Quando se trabalha com equipes maiores, muitas vezes é preciso se reunir individualmente com cada membro para que escute as respostas para 3 perguntas simples:

  • Qual o objetivo da nossa equipe?
  • O que você vai fazer para alcançar esse objetivo?
  • O que os outros podem fazer para alcançar a meta?

O ideal é que todos respondam claramente, sem titubear.

Comparar as respostas muitas vezes leva a algumas revelações surpreendentes sobre a clareza da equipe em relação aos objetivos.

2- Identificar vulnerabilidades

Assumir um papel diante de uma mudança e seguir em frente com mais determinação não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa.

Mas a realidade mostra que não pode existir resiliência na administração sem a consciência emocional do que ela significa.

Por isso, antes de começar a planejar estratégias para aumentar sua resiliência, você deve saber com o que está lidando.

E o primeiro passo é observar todos os pontos que podem se tornar empecilhos para essa ação. As vulnerabilidades, tanto pessoais como da equipe.

Identificar as vulnerabilidades pode ser uma experiência desconfortável, mas é um passo fundamental para manter a resiliência nas organizações.

Uma maneira de fazer isso é manter um diário, tomando nota dos momentos em que você sentiu uma sobrecarga por manter a resiliência com determinada tarefa, ou até quando perceber isso em um colega.

3- Elimine a negatividade

Pessoas resilientes são capazes de procurar todos os pontos positivos para sair de uma situação sempre bem e animado. E as equipes resilientes podem sim reformular situações negativas para ver o que pode ser mudado para melhorar os resultados.

O pessimismo pode se tornar um hábito terrível. Mas, como qualquer hábito, pode ser mudado com um pouco de esforço.

Aqui também pode ser útil anotar pensamentos pessimistas para depois perguntar a si mesmo: há uma maneira de reformular essa ideia de uma forma mais positiva?

Pessoas resilientes sabem que uma situação, boa ou ruim, tem que ser aceita antes que possa ser mudada.

Ficar em silêncio por alguns minutos todos os dias, respirar de forma constante e focar em um objetivo é um poderoso impulso para a resiliência.

4- Tenha líderes com foco na resiliência

Uma equipe vai ver em seu líder qual a melhor forma de se comportar. Quando um bom gestor de pessoas faz sua parte rumo às melhores práticas de resiliência, todos se sentirão muito mais confortáveis ​​em seguir os mesmos passos.

Sua equipe vai aprender qualquer comportamento que você modelar, seja liderando com uma cobrança excessiva ou mostrando que as diversidades podem ser superadas com o apoio do conjunto.

Dar o exemplo, mantendo o foco na resiliência, vai ajudar muito todos os integrantes de uma equipe a se motivarem.

5- Não evite os problemas

Tem um trabalho a fazer, mas no meio do caminho surgiu um problema? Para manter a resiliência na administração, essa dica é fundamental: nunca tente desviar do problema.

Se é uma situação de trabalho estressante, um problema pessoal ou até um erro que foi cometido, é preciso encarar a situação e lidar com isso. A pior coisa que qualquer pessoa pode fazer é fingir que um problema não existe.

Os gestores podem demonstrar coragem ao trazer essas questões para a equipe – ao invés de fugir deles – e unir todos em volta do mesmo problema, mantendo o ambiente de trabalho saudável.

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