Para que empresas consigam crescer suas operações e resultados, a fim de se manterem competitivas em seu mercado, é essencial que tenham objetivos claros de crescimento.
Para isso, é necessário que saibam como atingi-los e realizem uma boa gestão de desempenho de seus recursos, que serão insumos para obter os resultados organizacionais desejados.
Assim, ter o Planejamento Estratégico definido e com metas estabelecidas é essencial para que as organizações saibam quais seus objetivos a longo prazo.
Dessa forma, podem acompanhar o atingimento das metas e propor soluções para seus desvios, garantindo que elas sejam atingidas.
Neste post, apresentamos o resultado de uma pesquisa sobre o processo de gestão de desempenho nas organizações.
A intenção desta pesquisa é entender como as empresas estão gerenciando seus processos de Gestão de Metas de Desempenho e o processo de Gestão de Pessoas, a fim de contribuírem para o crescimento das empresas. Além disso, você vai conhecer um software para gestão de desempenho.
Portanto, visamos analisar e compartilhar como estes processos estão sendo desenvolvidos e acompanhados dentro das organizações.
Assim, mostramos as tendências dos processos mais utilizados e promovemos insights para que outras empresas também possam utilizar esses dados.
Mas, antes de prosseguirmos, responda sinceramente: você sabe o que é gestão de desempenho nas organizações?
Podemos definir o que é gestão de desempenho organizacional como a prática de definir indicadores de performance de processos e pessoas para acompanhá-lo com o objetivo de encontrar oportunidades de melhoria e promover a otimização operação da empresa.
Assim, se você de pergunta para que serve a gestão de desempenho organizacional, podemos dizer que ela faz o controle dos rumos da empresa com base em dados e fatos.
Para isso, são definidos os conhecidos indicadores de desempenho ou KPIS (Key Performance Indicators, do inglês), que devem ser monitorados pelos gestores com o objetivo de otimizar processos e tomar decisões com as melhores informações possíveis.
Agora que você já sabe o que é gestão de desempenho, vamos à pesquisa! Nela, você vai entender melhor a gestão de desempenho, seus conceitos, objetivos e métodos.
Leia também: 7 cursos de gestão de indicadores de desempenho: comece a estudar agora mesmo!
Para fazer a gestão de desempenho nas empresas é preciso acompanhar indicadores. Sá assim será possível fazer uma correta análise de desempenho nas organizações.
Nesse sentido, você deve usar uma ferramenta de gestão de desempenho, mas, essa é apenas uma das muitas características da análise de desempenho empresarial.
Veja os detalhes desta pesquisa que mostra as práticas mais usadas na gestão de desempenho nas empresas.
Veja mais: Programa de gestão do desempenho: 5 passos para o sucesso
Este relatório sintetiza os resultados de todas as respostas sobre o processo de gestão de desempenho em suas empresas.
Portanto, baseado em um universo de 238 executivos de diversos setores, com maior participação de Serviços, Educação, Manufatura, entre outros.
O porte das empresas entrevistadas está bem distribuído. Os respondentes são, em sua grande maioria, diretores ou em cargo de alta gerência.
Como mencionado anteriormente, a pesquisa foi divida nos processos realizados nas empresas.
Dentre eles, uma parte mais relacionado à Gestão de Metas de Desempenho e outro mais relacionado à Gestão de Pessoas.
No processo que envolve Gestão Estratégica, tentamos mapear, através das perguntas, quais ações são realizadas envolvidas na gestão de desempenho: Planejamento Estratégico de Metas, seu desdobramento, e o acompanhamento do mesmo dentro da organização.
O plano de metas é um fator primordial na maioria das empresas do Brasil hoje. De fato, representam um total de 90%, sendo que:
Pudemos notar que ainda no ano de 2017, 97% das empresas tem a intenção de iniciar um planejamento de metas.
Isso mostra que as empresas entendem que este processo é de extrema importância para a organização.
Conseguimos ver quais são as maiores barreiras à implementação do processo de gestão de desempenho nas organizações:
98% de empresas que possuem um planejamento de metas implantado, realizam seu acompanhamento através de diversas ferramentas.
Além disso, 97% tomam ações de correção das metas com desvios.
Dessa maneira, fica claro que as empresas pesquisadas entendem que o acompanhamento das metas e a correção dos desvios das metas contribuem para que as metas sejam atingidas, possibilitando que o objetivo macro da empresa seja alcançado.
Na maioria das empresas o processo de planejamento estratégico é liderado por pessoas com cargos c-level (74%) e poucas pessoas são envolvidas.
Além disso, é possível verificar que uma política de remuneração variável baseada no atingimento de metas não é tão presente nas empresas (17%), sendo mais utilizado o feedback (41%) como incentivo aos colaboradores para melhorarem seu desempenho.
Leia mais: Gestão de indicadores de desempenho: Por que e como tratar um desvio?
Sua empresa já faz planejamento estratégico? Este vídeo traz dicas de como usar essa ferramenta de gestão em sua empresa:
No processo que envolve Gestão de Pessoas, tentamos entender se as empresas realizam avaliações comportamentais. Da mesma forma, descobrimos quais ações são desenvolvidas utilizando este processo na gestão de desempenho.
1- Avaliação comportamental
Apesar de muitas empresas realizarem a Avaliação Comportamental, ainda existe um número representativo de empresas que não realizam uma avaliação com os funcionários.
De acordo com a pesquisa, 1/4 das empresas não faz avaliação de desempenho de funcionários.
Isso mostra que o Processo de Gestão de Pessoas ainda não é prioritário na maioria das organizações.
Avaliação de desempenho? Entenda neste vídeo:
2- Tempo para início e dificuldades encontradas
22% das empresas entrevistadas ainda não irão implementar um processo de Avaliação Comportamental no ano de 2017.
Isso mostra que este processo ainda não está como prioridade dentro das empresas.
As maiores dificuldades encontradas são:
3- Empresas que realizam a gestão de pessoas
Através dos resultados acima, podemos verificar que das empresas que executam a Avaliação Comportamental, o fazem seguindo o modelo de avaliação:
A grande maioria utiliza seu resultado com foco no desenvolvimento dos colaboradores (35%), principalmente através de feedback e PDI (82%).
Esta pesquisa visou coletar informações referente aos processos de Gestão de Desempenho das empresas, através dos macroprocessos de Gestão de Metas e Gestão de pessoas.
O objetivo foi analisar a relevância desses processos dentro das organizações, e como são desenvolvidos dentro das empresas.
Com a divulgação deste relatório, visamos promover insights para que as empresas possam aprimorar seus próprios processos internos, conforme as necessidades apresentadas.
Veja também: Ferramentas de gestão operacional para você começar a usar ainda hoje
É fácil entender a diferença entre avaliação e gestão de desempenho.
A avaliação de desempenho é uma metodologia usada para medir o desempenho de colaboradores ao executarem suas tarefas na organização. Trata-se de uma das muitas ferramentas usadas para se fazer a gestão de desempenhos nas empresas.
Assim, trata-se de uma das atividade necessárias para que a equipe de Recursos Humanos posso fazer a gestão de desempenho nas empresas.
Veja mais detalhes: 7 dicas para avaliação de desempenho que vão transformar sua relação com a equipe
Este vídeo pode ser ainda mais esclarecedor:
O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa com excelente usabilidade e que une os colaboradores em torno do atingimento dos objetivos estratégicos da empresa.
Veja mais motivos pelos quais mais de mil empresas no mundo usam o STRATWs One:
Saiba mais: Modelo de Excelência em Gestão: definição, critérios, fundamentos, vantagens e 6 dicas de como implementar
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