Produtividade

Aprenda a superar a falta de motivação no trabalho

Aprenda a superar a falta de motivação no trabalho

Publicação : 20/01/2017

Por Siteware

6 min

Falta de motivação no trabalho
Falta de motivação no trabalho

Está se sentindo sem foco e sem motivação no trabalho? Confira essas sugestões científicas e se prepare para terminar aquela sua lista de tarefas.

Nós todos provavelmente somos familiares à esse sentimento: Você sabe que tem muitas coisas a serem feitas, mas não consegue começar. Sua caixa de mensagens está lotada e sua lista de coisas para fazer enorme. Mas só o pensamento de sentar e começar é quase demais para suportar.

Sua motivação está sempre baixa. Porém, não significa que tem que ficar desse jeito. Conheça 4 métodos validados pela ciência para dar o impulso necessário para combater a falta de motivação no trabalho e realizar suas tarefas.

Os 4 segredos para acabar com a falta de motivação no trabalho

1- Comece com algo pequeno

Se você já está suspirando só de pensar em sentar à sua mesa, você não vai querer pular logo para o projeto mais complicado que está evitando há semanas.

Em vez disso, é melhor começar pelas pequenas tarefas – como responder emails ou terminar um projeto que está quase completo.

Por quê? Quando você está com falta de motivação no trabalho, pesquisas apontam que você precisa se colocar em um “estado de fluxo”, que acontece quando você se torna tão envolvido no seu trabalho, com atenção plena, que nada mais parece existir. Se você está em um estado de fluxo, está totalmente focado e dando o seu melhor.

Entretanto, não é algo tão fácil de atingir. Então, começando com as pequenas tarefas, você poderá entrar mais facilmente no “modo trabalho”.

2- Coloque prazos

Quase sempre, a falta de motivação no trabalho e procrastinação andam lado a lado. É difícil se sentir inspirado para progredir quando sentimos que temos todo o tempo do mundo para completar um projeto. Sem um prazo para entregá-lo, não temos quase nenhum motivo para trabalhar.

É por isso que a ciência diz que pode ser útil colocar prazos diários, em vez de semanais ou mensais. Então ao contrário de dizer a você mesmo que seu relatório estará pronto em um mês, estabeleça um prazo de 30 dias.

De acordo com a pesquisa, planejar seus prazos desta forma conecta seu futuro “eu” ao seu “eu” presente, o que vai lhe inspirar a começar a trabalhar – mesmo nos momentos em que você se sente completamente desmotivado.

3- Trabalhe em blocos

Quando você já está se sentindo sem foco e sem inspiração, o pensamento de ficar no trabalho por horas pode parecer insuportável. Mas as boas notícias são: Você não deveria planejar isso de qualquer forma.

Trabalhar em blocos de tempo, com pequenos intervalos, é muito melhor para sua produtividade e motivação.

Se você trabalhar por 52 minutos com um intervalo de 17 minutos, dividindo seu tempo de trabalho em pequenos pedaços, o processo se tornará bem menos cansativo.

E, mesmo que ter intervalos não pareça ser adequado quando você tem muitas coisas para fazer, a ciência está ao seu lado para defender esse método. Existem diversos benefícios associados a dar ao seu cérebro um pouco de descanso – incluindo melhorias na memória.

4- Tenha um parceiro confiável

Ainda se sentindo desmotivado? Talvez seja hora de chamar os reforços, como por exemplo um colega de trabalho confiável.

Por exemplo, diga ao seu parceiro de trabalho que você planeja completar uma apresentação até o fim da semana, e peça para ele lhe ajudar a se focar nisso. Ninguém gosta de ser rodeado ou perseguido, mas é preciso admitir que isso dará um impulso às suas tarefas.

Um estudo conduzido pelo Dr. Gail Matthews, um professor de psicologia na Dominican University na Califórnia, descobriu que 33% dos participantes são mais tendenciosos a cumprir suas tarefas quando as anotam, dividem com outras pessoas e fazem atualizações regulares de seus progressos.

Uma hora ou outra, todos nós precisamos de ajuda. Então, não hesite em depender de outras pessoas quando você precisar de um pouco mais de confiança e responsabilidade.

Todos nós temos esses momentos (ou dias) em que nos sentimos preguiçosos, sem foco e sem inspiração. Mas não é nada que não possa ser superado. Coloque em prática essas 4 estratégias comprovadas pela ciência, e você terminará sua lista de tarefas mais rápido do que esperava.

E você? O que faz para se sentir motivado no trabalho?

Quer ler mais dicas sobre como aumentar sua produtividade e combater a falta de motivação no trabalho? Assine nossa newsletter e receba nossas dicas sobre o assunto.