Produtividade

7 dicas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe

7 dicas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe

Publicação : 12/08/2019

Por Siteware

11 min

melhorar a eficiência de um trabalho em equipe
melhorar a eficiência de um trabalho em equipe

Melhorar a eficiência de um trabalho em equipe é extremamente importante para as empresas dos dias de hoje, as quais vêm precisando, cada vez mais, de novas formas para aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Esse é um retrato das mudanças que o mercado vem sofrendo, tornando-se dinâmico e, principalmente, bastante competitivo.

Por isso, o investimento realizado em gestão empresarial está seguindo uma tendência pautada em focar as ações da empresa em pessoas e em resultados com o intuito de promover o crescimento e o sucesso.

O artigo a seguir irá fornecer algumas dicas prontas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe. Confira:

Por que investir no desenvolvimento dos colaboradores?

O investimento realizado para o maior desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa é tarefa essencial para garantir a qualidade e a excelência de uma gestão empresarial.

Isso possibilita que os funcionários possam fazer os seus trabalhos de uma maneira mais humanizada, ampliando o comprometimento e a produtividade de um serviço.

Além disso, ao valorizar os colaboradores de uma equipe, uma empresa consegue aumentar o engajamento dos seus funcionários. Já que estes passam a se sentir importantes dentro da organização, lutando para garantir o crescimento dela.

Outro detalhe que não pode faltar dentro uma empresa que trabalha em equipe é o estabelecimento de metas. Seguir estratégias adequadas permite que a gestão de uma organização deixe os seus funcionários mais alinhados com os objetivos da empresa.

Isso significa que uma equipe acaba por desenvolver uma integração a qual possibilita que todas as partes sigam na mesma direção dentro de seus trabalhos.

Com isso, um time se torna muito mais capaz de estabelecer e cumprir metas, pois os pensamentos de cada funcionário estão sintonizados.

Mas, como que é possível alcançar essa realidade? Iremos mostrar a seguir as principais dicas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe.

1) Possibilite o desenvolvimento dos funcionários

Após falar tanto a respeito de desenvolver cada colaborador de uma empresa, é necessário ter em mente que isso só pode ser possível caso os gestores ofereçam as oportunidades para que tal desenvolvimento ocorra.

Isso porque o crescimento da produtividade de uma equipe está muito pautado em:

  • Know-how (o “como fazer” um serviço);
  • Preparo;
  • Conhecimento;
  • Experiência de cada colaborador.

Portanto, a dica aqui é: as empresas precisam promover uma contínua capacitação dos seus funcionários de forma individualizada por meio de treinamentos e cursos.

Isso permite que determinados talentos e competências aflorem e se potencialize.

Assim, uma hipotética empresa de projetos de engenharia civil pode pagar cursos aos seus funcionários para que eles se tornem mais especializados nos serviços que desenvolvem.

2) Ofereça feedbacks o tempo todo

Uma prática que não pode, de maneira alguma, ser deixada de lado é o oferecimento de feedbacks.

Eles se resumem no retorno dado pelos líderes de uma empresa aos funcionários, os quais precisam saber como o trabalho deles estão afetando a organização, de fato. 

Portanto, os líderes de uma companhia precisam apostar em conversas francas e bem estruturadas durante o cotidiano de trabalho. Isso permite que os colaboradores identifiquem erros e busquem constantemente o aprimoramento e o amadurecimento de suas ações. 

Em muitos momentos, acontece dos funcionários de empresas de consultoria ambiental, por exemplo, não saberem se o trabalho desenvolvido por eles está sendo suficiente para a produtividade da companhia.

Essa é uma noção que os líderes possuem, a qual deve ser repassada aos colaboradores.

3) Realize um planejamento interno das ações da empresa

O planejamento interno de quais serão as ações futuras de uma empresa é um passo fundamental para que o trabalho de uma equipe saiba por onde ir.

Informar, orientar e direcionar os times conforme as exigências e as demandas que vão surgindo dentro da companhia são formas de criar um planejamento interno.

Ou seja, uma empresa de locação de móveis para escritório, por exemplo, pode compartilhar com os seus funcionários uma nova tendência de móveis que estão sendo aplicados dentro dos escritórios, exigindo da empresa uma adaptação do seu negócio.

Isso pode ser feito por meio de reuniões gerenciais, contando com os colaboradores de uma empresa os quais precisam ficar a par de tudo que é necessário para o trabalho.

É importante frisar que essas reuniões precisam ser realizadas de uma maneira bastante organizada com o intuito de que não tenha perda de tempo, de foco e, consequentemente, de dinheiro.

Além disso, a comunicação dentro das reuniões precisa ser ampla, abrindo espaço para a participação ativa dos funcionários, possibilitando uma troca de ideias e sugestões para o trabalho.

Vale a pena apostar na opinião de pessoas que estão diretamente envolvidas nos processos empresariais, tais como o “chão de fábrica” de uma indústria que produz placas em PVC personalizadas, por exemplo.

4) Amplie a comunicação interna da organização

Ter uma comunicação interna ampla dentro de uma organização favorece o desenvolvimento de uma relação de confiança tanto entre os colaboradores e os líderes quanto dentre os próprios colaboradores.

Isso favorece os trabalhos em equipe, permitindo que os times possam se articular melhor internamente.

Nesse sentido, uma empresa pode investir em um sistema de comunicação mais eficiente, capaz de compartilhar as informações que remetem à situação da companhia, bem como aos objetivos que precisam ser atingidos.

Para tornar essa situação em realidade, uma empresa pode aderir a canais internos de comunicação, tais como:

  • Noticiários;
  • E-mails;
  • Reuniões;
  • Jornais;
  • Murais de avisos.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração durante a comunicação interna de uma empresa é a linguagem e o conteúdo que está sendo apresentado, já que todos os funcionários precisam entender a mensagem.

Entretanto, os líderes de uma loja de caixas de papelão personalizadas para empresas, por exemplo, devem ter noção de quais assuntos devem ser falados de acordo com a importância daquilo para o trabalho dos funcionários.

5) Estabeleça objetivos e metas

Tendo um bom canal de comunicação interna dentro de uma empresa, é necessário estabelecer metas e objetivos a serem alcançados pelos colaboradores.

Contudo, o estabelecimento de metas é uma atividade realizada em conjunto com os funcionários e, por isso, eles precisam estar antenados a respeito da situação da companhia em relação a assuntos como:

  • A estratégia desenvolvida pela empresa;
  • Os investimento realizados;
  • O desenvolvimento de produtos;
  • Os impactos de eventuais crises;
  • Os desafios futuros que precisarão ser superados;
  • Entre outras questões.

Isso quer dizer que, se uma montadora de stand promocional, por exemplo, está passando por uma crise interna devido à falta de clientes, é importante que os funcionários da empresa tenham noção da situação que envolve os seus trabalhos.

Assim, todas essas estratégias existentes podem ser transformadas em objetivos buscados pelas empresas, os quais irão servir como base para o estabelecimento de metas coletivas e individuais. Tudo isso incentiva os colaboradores no seu trabalho em equipe.

6) Desenvolva estratégias de reconhecimento

Um sistema de reconhecimento é pautado em reconhecer os esforços do trabalho dos colaboradores de uma empresa.

Isso pode ser feito por meio de recompensas financeiras quando certas metas individuais ou coletivas são atingidas.

Tais ações permitem que a produtividade de uma equipe seja alavancada, já que as recompensas incentivam uma excelência do trabalho e uma postura mais colaborativa.

Assim, o funcionário que trabalha em uma empresa desenvolvedora de projeto luminotécnico, por exemplo, pode trabalhar com uma maior motivação, gerando retornos positivos para as empresas.

7) Promova maior bem-estar e qualidade de vida

Outro detalhe sobre o qual uma empresa precisa dar importância é a qualidade de vida dos seus funcionários.

Esse fato é essencial pois isso garante a eficiência do trabalho dos colaboradores, fornecendo maiores forças para a busca por resultados dentro de uma organização.

Para isso, uma empresa deve realizar pesquisas e questionários com os seus funcionários para colocar em pauta quais são os fatores de trabalho que afetam o bem-estar, a satisfação, a motivação e a qualidade de vida dos colaboradores.

Com isso, uma empresa que presta serviços para pessoas que desejam alugar cadeiras para festa, por exemplo, consegue desenvolver programas que atendam às necessidades dos trabalhadores.

Dessa maneira, tendo em vista as informações demonstradas acima, percebe-se que é possível, sim, exigir um maior engajamento dos funcionários enquanto eles permanecem motivados em seus trabalhos.

Com isso, as empresas que apostam no desenvolvimento dos funcionários para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe são empresas que conquistam melhores resultados dentro do mercado, destacando-se perante os concorrentes.

Por essa razão, é essencial que o relacionamento com colaboradores seja valorizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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