Produtividade

Dicas de administração do tempo: veja 3 hábitos de um executivo do Google

Dicas de administração do tempo: veja 3 hábitos de um executivo do Google

Publicação : 17/12/2015

Por Siteware

4 min

Alguns ajustes na sua atitude podem melhorar drasticamente sua produtividade no trabalho. Se, às vezes, parece que seu dia não tem horas suficientes, a solução pode ser tão simples quanto repensar como você vê o tempo e ouvir algumas dicas de administração do tempo de pessoas que realmente entendem do assunto.

Em um comunicado à sua equipe, Jeremiah Dillon, diretor de Marketing de Produto da Google Apps, ofereceu algumas dicas para que seu dia de trabalho renda ainda mais. Sua teoria é: uma melhor alocação do tempo no escritório pode ser uma boa maneira de concluir as tarefas que estão paradas na sua “to-do list” há muito tempo.

3 dicas de administração do tempo por Jeremiah Dillon

1- Seja específico quanto aos seus objetivos

O ambiente de trabalho pode ser dividido em dois grupos de pessoas: aqueles que fazem e gestores. Enquanto os gestores dividem seu dia em intervalos de 30 minutos, os que fazem pensam em seu tempo em metades de dias e dias inteiros. Eles se comprometem a ter tempo ou completar tarefas em um período específico do seu dia.

Dillon fala de um estudo sobre exercício no qual foram criados 3 grupos. O grupo com as instruções mais específicas – para se comprometer a se exercitar em um horário específico de determinado dia – teve a maior taxa de sucesso, com 91% dos participantes realmente se exercitando.

Assim, ele aconselha que os gestores pensem mais em seu gerenciamento do tempo como os que fazem, indicando claramente quando e onde eles terão tempo para projetos específicos.

2- Repense sua agenda de reuniões

Olhe as reuniões agendadas no seu calendário. Talvez algumas possam ser mais curtas ou incluir menos pessoas e outras possam ser reagendadas ou, até mesmo, canceladas. Assim, você pode realocar o tempo economizado nesses encontros.

3- Planeje seus dias e sua semana de acordo com o nível de energia que você terá para executá-los

Outra das dicas de gestão do tempo de Dillon deve ser seguida diariamente.

Todo dia, tente deixar as manhãs reservadas para realizar atividades e tarefas, pois esse é o momento em que você está mais disposto. Não adie tarefas essenciais para o fim do dia na sexta-feira.

Use a energia dos fins de semana para planejar sua semana na segunda-feira. Complete suas tarefas mais importantes nas terças e quartas, quando seu nível de motivação estará mais alto. Quintas devem ser usadas para reuniões e as sextas, quando o entusiasmo está baixo, são ótimas para planejamentos de longo prazo e construção de relacionamentos com clientes e equipe.

E aí, que achou dessas dicas de administração do tempo? Você já utiliza seu gerenciamento do tempo da melhor maneira? Compartilhe conosco como otimiza o tempo na sua empresa!

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2 comentários

  1. Adilson Mariano

    É muito difícil unificar soluções para aumentar a produtividade no trabalho. Os ramos e as especialidades dos negócios são diferentes. A experiência, conhecimento e habilidades das pessoas são diferentes. E as funções também são diferentes (Assunto mencionado providencialmente no início da matéria acima).

    Entretanto, baseando em minha experiência profissional, gostaria de declarar o vilão da produtividade: As famigeradas REUNIÕES. Se presenciais, um horror. Com mais de 3 envolvidos, pavorosas e ineficazes. O atraso de 5 minutos de um, contabiliza exponencialmente a perda global. As defesas de opiniões, mui exacerbadas, depõem contra a eficácia da reunião. Assim as empresas aumentam seu efetivo de gestores, em detrimento do efetivo de técnicos, para tentarem deglutir este bolo de atividades inapropriadas.

    Um segundo vilão, não menos avassalador, é o DESPREPARO dos gestores. Seguindo meu raciocínio acima, aumentando o número de gestores, normalmente reduze-se as exigências e por conseguinte, a capacidade e os rendimentos destes profissionais. E assim a bomba estoura nos pobres técnicos, que são sobrecarregados com exigências descabidas de gestores que visualizam seus objetivos, mas desconhecem os processos de como alcança-los.

    Espero ter jogado uma semente de pimenta no ar.

    • Cecilia Dutra

      oi Adilson,

      concordamos plenamente com sua opinião. Se você olhar, temos vários posts aqui no blog sobre otimização de reuniões e sobre como torná-las o mais produtivas possível, além de termos vários posts ‘formadores’ para gestores de sucesso e qualidade, visando o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho entregue!