Produtividade

Como implantar indicadores de desempenho? Descubra em 7 passos práticos

Como implantar indicadores de desempenho? Descubra em 7 passos práticos

Publicação : 27/07/2018

Por Siteware

7 min

Como implantar indicadores de desempenho
Como implantar indicadores de desempenho

A implantação de indicadores de desempenho nas rotinas empresariais ainda é um assunto que causa muitas dúvidas entre os empreendedores.

Quais usar? Quando usar? Como usar?

Para gerenciar um negócio de maneira eficiente, é fundamental que se tenha métricas e indicadores bem definidos. Só assim será possível medir as variáveis processuais de diferentes departamentos e propor melhorias.

Afinal, o que não é medido não pode ser melhorado, não é mesmo?

Com a correta implantação de indicadores de desempenho, é possível:

  • ter uma noção mais clara sobre a atual situação da empresa;
  • definir critérios para mensurar resultados individuais e coletivos;
  • aumentar a agilidade, a qualidade e a transparência das tomadas de decisão;
  • avaliar a maturidade dos processos e a evolução das mudanças já implementadas.

Mas como implantar indicadores de desempenho na prática? Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um passo a passo simples e objetivo. Confira!

Veja também em nosso blog: Exemplos de indicadores de desempenho e como usar cada um deles

Passo a Passo: como implantar indicadores de desempenho?

Você sabe como definir indicadores de desempenho? Confira os 7 passos necessários.

Passo 1 – Defina o que será mensurado

Antes de fazer, de fato, a implantação de indicadores de desempenho, é preciso saber o que você pode e deve medir na sua empresa.

Empresas de e-commerce, por exemplo, podem usar indicadores com foco em medir a satisfação dos clientes. Também, na quantidade e qualidade das entregas, nas compras finalizadas, taxas de conversão e outras.

Passo 2 – Alinhe os indicadores com os objetivos estratégicos

A sua empresa já possui um Planejamento Estratégico? Se sim, com certeza esse documento possui um tópico dedicado aos objetivos estratégicos, que são tudo aquilo que a empresa pretende conquistar no período definido nesse planejamento.

Pois bem. Ao fazer a Implantação de indicadores de desempenho, eles precisam estar alinhados com esses objetivos, os quais serão “dissolvidos” em metas.

Assim, os indicadores poderão, de fato, apontar se o desempenho (e os resultados) está indo em direção ao alcance desses objetivos desejados.

Passo 3 – Defina quais serão os indicadores de desempenho

Após estabelecer as metas, chegou a hora de definir quais indicadores de desempenho serão utilizados para medir os resultados.

Os indicadores escolhidos precisam fazer sentido para o negócio como um todo. Além disso, é importante que a quantidade de indicadores seja razoável. De nada adianta escolher diversos indicadores se a maioria deles não for relevante para a melhoria dos processos

Não tem como definir indicadores de desempenho sem pensar em sua relevância!

Os indicadores devem também ser fáceis de medir e calcular, ajudando a prever resultados de acordo com o que já foi conquistado até o momento.

Passo 4 – Aponte os responsáveis pela implantação

Como você já definiu o que será mensurado e quais serão os indicadores utilizados para medir o desempenho, é preciso agora apontar quem serão os profissionais responsáveis pela implantação prática e pela orientação aos demais colaboradores sobre o uso dos indicadores.

O objetivo é evitar desconfortos e estranhamentos das equipes e garantir que as informações coletadas sejam consistentes.

Passo 5 – Promova uma comunicação efetiva

É extremamente importante que toda a organização esteja ciente sobre os atuais indicadores de desempenho e seus respectivos resultados. Para isso, é interessante que se promova uma comunicação clara e efetiva.

O objetivo é fazer com que as equipes entendam as suas metas e a importância de cada um tema na busca por melhores resultados. Com isso, todos percebem os benefícios que os indicadores podem trazer para a empresa

Faça reuniões periódicas para discutir o desempenho individual e coletivo. Procure ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer.

O uso de monitores estrategicamente posicionados com informações sobre a evolução das equipes em tempo real também é muito útil. A intenção é manter todos informados e engajados em relação ao desempenho da empresa.

Essa é a chamada gestão à vista, veja: Como fazer a gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio?

Passo 6 – Faça a coleta de dados

Para saber como implantar indicadores de desempenho, é preciso estar ciente de que a coleta de dados é parte crucial desse processo.

Para isso, há diversas soluções tecnológicas com potencial para transformar esse trabalho chato e burocrático em algo simples, ágil e seguro.

Felizmente, o mercado disponibiliza softwares específicos para isso. Eles são capazes executar desde as funções mais simples (como número de acessos em uma loja virtual) até as mais complexas; tudo isso de maneira integrada e automática.

A forma com que os dados dos indicadores serão coletados vai depender das necessidades da empresa e da sua disponibilidade de recursos para arcar com os custos desta coleta.

Passo 7 – Monitore os resultados

Chegamos ao último passo de como implantar indicadores de desempenho. Fazer a gestão de metas e resultados. Monitorar os resultados dos indicadores é importante para que você possa se certificar de que o desempenho está dentro daquilo que se esperava.

Esse monitoramento precisa ser constante para que seja possível identificar falhas e desvios. Em seguida, corrigi-los antes que eles tomem proporções maiores e até mesmo irreversíveis.

Agora que você já sabe como implantar indicadores de desempenho, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui?

Assista a este vídeo exclusivo de Siteware em nosso canal no Youtube, e conheça outras perspectivas de como fazer a gestão de indicadores em sua empresa:

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de gestão da performance corporativa muito fácil de usar e capaz de unir a equipe em torno dos objetivos estratégicos do negócio.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe nosso e-book gratuito e se aprofunde ainda mais em Como fazer a Gestão Estratégica