Metodologias de Gestão

Exemplos de indicadores de desempenho e como usar cada um deles

Exemplos de indicadores de desempenho e como usar cada um deles

Publicação : 04/07/2018

Por Siteware

8 min

Exemplos de indicadores de desempenho nas empresas
Exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

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Indicadores de desempenho, também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) são métricas que quantificam a performance de processos da empresa de acordo com seus objetivos organizacionais.

No âmbito corporativo, a mensuração do desempenho encontra aplicação na detecção da capacidade da empresa em gerenciar as variáveis ​​críticas e em proporcionar uma visão das condições projetadas para o futuro.

No atual contexto competitivo, a definição de um sistema de medidas que visam administrar e melhorar os resultados das empresas é uma questão extremamente importante.

Ou seja, medir o desempenho significa comparar os resultados obtidos com os planejados.

Para te ajudar a entender e aplicar melhor os indicadores de desempenho na sua empresa, separamos alguns conteúdos que pode ajudar:

Para isso, é preciso contar com um sistema automatizado que permite aos colaboradores captar, informar e compartilhar as informações de forma ágil e transparente.

Esses dados devem ser disponibilizados em painéis de controle, permite que os gestores acompanhem os resultados em tempo real e tomem decisões com mais segurança, sempre que for necessário fazer ajustes na operação.

Essa é a importância dos KPIs: eles permitem acompanhar os processos para que se possa melhorá-los continuamente, avaliar o desempenho e dar feedback aos colaboradores.

razões para usar KPIs

Nesse texto buscaremos observar alguns exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, explicá-los, trazer um exemplo prático, detalhando a situação e, também, como foi calculado.

Veja mais em nosso blog: Prestando atenção nos KPIs: indicadores de desempenho de processo

Exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

Selecionamos 4 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas de diferentes áreas da empresa. Confira no vídeo abaixo:

1- Indicador de lucratividade

Não basta olhar apenas para o faturamento de uma empresa para fazer seu controle financeiro e saber se ela está ou não em uma boa situação.

Isso porque, se não soubermos quais são os custos que incidem, não podemos saber se a empresa está sendo lucrativa ou deficitária.

Pior ainda, mesmo que lucrativa, ela pode não ser sustentável em longo prazo, pois o índice de lucratividade pode estar muito baixo.

O índice de lucratividade apresenta rentabilidade das vendas e é muito importante para fazer comparações com empresas concorrentes.

O índice é obtido pela divisão do lucro líquido de um determinado período pela receita total do mesmo período, multiplicado por 100.

Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

Imagine que você possui uma empresa com faturamento anual de R$ 300.000,00 e os custos operacionais são de R$ 240.000,00, incluindo impostos.

Assim, teríamos o seguinte Índice de lucratividade:

(60.000/300.000) x 100 = 20% ao ano.

2- Indicador de produtividade

Seguindo com os exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, vamos ver o indicador de produtividade.

Ele serve para medir a quantidade de recursos que uma empresa emprega para produzir um determinado produto ou serviço.

Ele tem o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos: é a relação entre produção e os recursos utilizados para isso.

Com relação ao fator recurso, várias são as opções. Pode ser feito em relação aos recursos financeiros, temporais, espaciais, mão de obra empregada, entre outros.

Vamos imaginar que uma empresa produza 1.000 sapatos por mês, com custo operacional mensal de R$ 300.000,00, usando 10 funcionários e em 100 m².

Isso significa que a empresa produz 5,7 sapatos por hora de trabalho; cada sapato foi produzido por R$ 300,00; 100 sapatos por mês para cada funcionário e 10 sapatos por mês para cada m2.

Qual desses indicadores é mais relevante para seu negócio? Veja aqui: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

3 – Indicador de turnover

A saída e entrada de funcionários em uma empresa é normal dentro de um certo patamar.

Medir o grau de rotatividade dos colaboradores ajuda a entender as questões internas da empresa, o clima organizacional e a capacidade da empresa reter talentos.

Taxas altas de turnover podem ser um indicativo de problema. O Indicador de turnover é calculado com base no tempo médio de permanência de um empregado na empresa.

Caso o indicador de turnover apresente um número muito alto na rotatividade de funcionários é sinal de que a empresa apresenta dois problemas.

O primeiro problema que precisa ser identificado é saber o porquê de os funcionários estarem saindo ou sendo mandados embora em uma quantidade acima do normal.

O segundo problema é de custos para os negócios.

Dimensionar treinamentos e capacitar funcionários demanda tempo. Se pouco após o treinamento eles saem da empresa, todo esse investimento é perdido.

A fórmula para calcular o turnover geral de uma empresa é:

(número de contratados + número desligamento) / 2 / número de funcionários

4- Indicador de conversão de leads em clientes

O último dos exemplos de indicadores de desempenho nas empresas se refere ao marketing digital.

Há vários tipos de conversão, mas com a importância cada vez maior do marketing de conteúdo nas empresas, vamos usar a taxa de conversão de leads de um site ou blog.

Saber a cada quantos visitantes de um site um deles se torna cliente, pode ajudar na avaliação das estratégias de marketing.

Uma excelente ferramenta de marketing digital para visualizar a taxa de conversão é o Google Analytics.

O cálculo para saber quantos visitantes se converteram em clientes é:

Taxa de Conversão = número de vendas ÷ pelo total de visitas

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!