Gestão Estratégica

O que um bom software de gestão empresarial precisa oferecer?

O que um bom software de gestão empresarial precisa oferecer?

Publicação : 17/03/2018

Por Siteware Siteware

11 min

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre software de gestão empresarial! Deixe nos comentários o que achou.)

Em um mundo com um crescimento tecnológico acelerado, não saber como se adequar às novas tendências com certeza irá te deixar para trás.

Com as inovações atingindo cada vez mais o âmbito empresarial, as organizações que não acompanharem essas mudanças têm grandes chances de ver seus negócios comprometidos.

E o cenário nacional vem mostrando que as empresas brasileiras estão levando a sério essa necessidade de transformação digital.

Segundo dados da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), o Brasil já é o 9º maior mercado de softwares e serviços de TI do mundo, com previsão de crescimento contínuo nos próximos anos.

Mas como escolher um bom software de gestão empresarial para ajudar a aumentar a produtividade de seus negócios?

Confira algumas dicas nesta postagem! Mas antes, entenda:

O que é um software?

De acordo com o dicionário, a definição de um software se resume em:

“Um conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.”

A primeira utilização do termo foi feita em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey, em 1958. Hoje, podemos classificar os softwares entre softwares de sistema, softwares de aplicação, softwares de programação e softwares livres.

Um software de gestão empresarial é uma necessidade, não um luxo

A transformação digital consiste em saber como aproveitar da melhor maneira as novas tecnologias existentes como fatores decisivos para o sucesso de um negócio.

Com a ajuda de softwares, por exemplo, é perceptível o aumento da produtividade nas empresas.

Afinal, automatizar processos não significa apenas economizar tempo, mas também tem impacto na agilidade e qualidade na execução das tarefas, na redução de custos e, principalmente, no auxílio para tomada de decisão.

Pesquisas apontaram que em 2017 44% das empresas planejavam investir na melhoria de processos ou na atualização de sistemas gerenciais no Brasil.

Mas, você ainda pode pensar: será que realmente vale a pena planejar gastos na área tecnologia em minha empresa?

De acordo com uma pesquisa da FGV  percebeu-se que um investimento de 1% em tecnologia resulta, em 2 anos, em um aumento de lucratividade de 7% na organização.

E esse valor foi registrado em médias e grandes empresas.

Nas de menor porte, a porcentagem de lucro gerado tende a ser maior quando é utilizado um software de gestão empresarial.

Assim, procurar informatizar empresas e processos não é mais considerado uma alternativa estratégica corajosa, mas um requisito básico.

Quais as vantagens de adotar um software de gestão empresarial?

Optar por um software de gestão empresarial é uma decisão cada vez mais comum para aqueles que desejam aumentar sua produtividade e continuar crescendo no mercado.

Mas, por quê?

É importante conhecer as vantagens que programas como esses podem trazer aos seus negócios.

Vantagens da automatização de processos empresariais:

  • Melhorar a comunicação e integração entre os colaboradores dos mais diversos setores da empresa;
  • Tornar os funcionários mais alinhados em relação aos objetivos e metas estabelecidos;
  • Garantir a otimização da execução de atividades, como base no planejamento estratégico;
  • Informações mais seguras e consolidadas de departamentos ou até de outras unidades (operacionais ou de negócios);
  • Contar com dados bem estruturados e acessíveis de maneira mais ágil e precisa;
  • Reduzir a dependência de contratação de consultorias.

O que um bom software de gestão empresarial precisa ter?

Abaixo você encontrará nossas 8 dicas, mas antes disso, que tal assistir ao nosso vídeo com o resumo de cada uma delas?

Agora, conhecidas as vantagens e a importância de um software de gestão empresarial, chegou o momento de saber como fazer uma boa escolha.

Afinal, pelo que você precisa procurar na hora de fazer sua escolha?

1. Metodologias universais

Plano de ação, brainstorming, Análise de Pareto, BSC e tantas outras.

Há ferramentas e metodologias já consagradas no ambiente corporativo que são decisivas no dia a dia de seus negócios.

Ao adotar um software de gestão empresarial, é muito importante procurar por uma opção que não apenas consiga dialogar com essas opções, mas que melhore seu desempenho.

Por isso, atente-se em buscar programas que funcionem utilizando metodologias universais.

No STRATWs One, software de gestão de desempenho da Sitewasre, cada módulo é apoiado por metodologias facilitadoras que auxiliam análises importantes.

Por exemplo, na identificação de problemas, a ferramenta de brainstorming é utilizada dentro da metodologia PDCA para encontrar a causa raiz dos problemas que afetam os processos:

software de gestao empresarial

Já na parte da análise, a Análise de Pareto é utilizada como auxiliar em forma de gráfico de colunas. Este gráfico agrupa e ordena a frequência das ocorrências em questão:

software de gestao empresarial

2. Gestão de portfólio de projetos

Conseguir integrar planejamento estratégico com a gestão de portfólio de projetos será um diferencial necessário aos seus negócios.

Um software capaz de fazer essa ligação tornará possível um melhor alinhamento das atividades realizadas às estratégias estabelecidas em cada projeto de sua empresa.

Tente dar preferência  às opções que contam com aderência ao PMBOK.

3. Automatização de gestão à vista

Administrar com um transparente compartilhamento de informações entre os funcionários: a chamada gestão à vista pode parecer trabalhosa, quando não automatizada.

Por isso, um software de gestão empresarial capaz de otimizar esse processo é uma grande vantagem.

Um bom programa pode oferecer ferramentas que auxiliem em apresentações e relatórios, consolidando as informações dos indicadores utilizados por sua empresa.

4. Segurança da informação

Em um mundo cada vez mais tecnológico, preocupações com segurança nunca são excessivas.

Analise as opções de segurança de dados oferecidas pelo software antes de contratá-lo.

Uma das principais prioridades deve ser a garantia de proteção e sigilo das informações de sua empresa.

5. Painéis de controle abrangentes

É um grande diferencial encontrar um software capaz de reunir indicadores estratégicos, táticos e operacionais em um mesmo local.

Atente-se também àqueles que possuem integração com outros sistemas utilizados na empresa e que seja compatível aos mais variados modelos de gestão, como MBO, GPD, BSC, etc.

6. Otimização de reuniões

Toda empresa reconhece a necessidade de realizar reuniões, seja entre os gestores, colaboradores ou até fornecedores, parceiros e clientes.

Contar com ajuda da tecnologia para preparar e gerenciar o andamento e resultados obtidos tornará esses compromissos muito mais produtivos.

Busque um software de gestão empresarial que ofereça ferramentas capazes de facilitar todos os diferentes processos que acompanham uma reunião:

  • Agendamento;
  • Definição de pauta;
  • Convite;
  • Criação de tarefas resultantes do encontro;
  • Aprovação das atas.

Com o STRATWs One, você tem acesso a um módulo focado na gestão de reuniões. Ele foi criado com o propósito de centralizar os assuntos relacionados à gestão da empresa e que são discutidos nas reuniões. Ele cobre todo o ciclo de uma reunião, desde a agenda, integrada ao Calendário do Outlook ou do Smartphone.

software de gestao empresarial

É possível definir o local, horário, convocar os participantes, definir a pauta, preencher a ata, criar e acompanhar as tarefas acordadas durante a reunião.

software de gestao empresarial

7. Integração com o RH

Uma boa gestão empresarial precisa estar ligada à capacidade de análise individual do desempenho dos colaboradores.

Não há como melhorar a produtividade de uma empresa sem conhecer profundamente o engajamento de sua equipe.

Um software capaz de integrar a área de Gestão com a de Recursos Humanos será o ponto-chave para conseguir dados relevantes de performance de cada colaborador.

Isso fornecerá as bases para uma avaliação mais precisa e um melhor planejamento de remunerações.

8. Acessibilidade

A boa gestão empresarial deve funcionar de maneira dinâmica, sempre com dados atualizados e agilidade na tomada de decisões.

É fundamental que você seja capaz de monitorar e ter acesso às informações de sua empresa em qualquer lugar — e em qualquer momento.

Um bom software de gestão de negócios estará disponível em computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Aposte em opções que garantam disponibilidade na nuvem e estejam sempre conectadas aos dados de seus negócios.

Agora, basta escolher um software de gestão estratégica que atenda a essas demandas.

Coloque em prática essa inovação tecnológica em favor da produtividade de sua empresa.

A Siteware desenvolveu um software de gestão empresarial que possibilita o acompanhamento de todo o projeto de gestão do seu negócio.

O STRATWs One abrange diversas funcionalidades em uma só plataforma, com módulos de Performance Corporativa, Oportunidades de Melhoria, Performance Individual, Gestão do Portfólio de Projetos, Gestão à Vista e Gestão de Reuniões.

Tudo isso em uma plataforma em nuvem, que mantém seus dados sempre seguros e acessíveis! 

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One