Como alcançar resultados? - Parte 4

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Há mais de 20 anos acompanhamos algumas das maiores empresas do país na busca incessante pela melhoria dos seus resultados. Ao longo deste tempo aprendemos a diferenciar as atitudes e práticas que contribuem para o alcance dos resultados, daquelas que são uma perda de tempo ou, pior, acabam prejudicando o resultado.

Nesta série, que agora chega à sua quarta parte, já abordamos os seguintes assuntos:

Parte 1: Os pontos fundamentais de um bom Planejamento Estratégico;

Parte 2: Quando menos é mais – como a empresa pode evitar o excesso de objetivos, planos, indicadores e iniciativas;

Parte 3: A importância da comunicação para a execução do Plano Estratégico.

Não se consegue a melhoria dos resultados apenas com a estratégia correta, objetivos priorizados e uma ótima comunicação. A maioria das empresas falha é na execução do seu plano estratégico. Já abordamos, em uma outra série do nosso blog, o conceito do Motor Estratégico. Esse Motor tem papel fundamental na execução da estratégia.

A execução é um fator de extrema importância para o alcance das metas e resultados e é sobre ela que iremos falar agora.

Execução

A genialidade é obtida com 10% de inspiração e 90% de transpiração” – Thomas Edison

Uma estratégia devidamente comunicada na empresa exige o envolvimento de todos para sua execução. Este envolvimento só é obtido se as pessoas se sentirem parte do processo, se identificarem com o plano traçado e o caminho a ser seguido. Em suma: uma boa estratégia só é executada se houver engajamento de todos os colaboradores.

Engana-se quem acredita que o engajamento do time é obtido através do reconhecimento financeiro. Bons salários podem até garantir um empenho inicial, mas só há uma coisa capaz de engajar de forma perene as pessoas: o ambiente e a cultura da empresa.

Já explicamos como é possível transformar o ambiente e a cultura de uma empresa com os conceitos do Professor de Liderança Estratégica da London Business School Sumantra Ghoshal. Para maiores informações sobre este assunto consulte: O Cheiro do Lugar – Como Criar uma Cultura que Estimule o Engajamento – Parte 1 e Parte 2.

Durante a execução do Plano Estratégico surgirão problemas e obstáculos que exigem maturidade dos gestores para sua superação. É sobre isso que iremos falar no próximo post desta série.

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