Processos

[Guia] Aprenda a traçar estratégias de backup corporativo

[Guia] Aprenda a traçar estratégias de backup corporativo

Publicação : 05/04/2021

Por Siteware

7 min

estratégias de backup corporativo
estratégias de backup corporativo

Ninguém quer ter surpresas desagradáveis, não é mesmo?! Para isso você precisa ter boas estratégias de backup corporativo.

As empresas não podem mais se dar ao luxo de não proteger os seus dados em um mundo onde os dados se tornaram um capital com tanto valor.

Quanto custaria a sua empresa, hoje, perder todos os dados que ela possui atualmente? Seria como recomeçar do zero, não é mesmo?!

Portanto, a busca por estratégias de backup corporativo são essenciais para que sua empresa, não só garanta a segurança de informações e dados, mas também faça isso da melhor maneira possível.

Para ajudar você e sua empresa a traçar boas estratégias de gestão de backup corporativo, trazemos neste artigo um guia onde falaremos sobre os seguintes itens:

  1. Identificar qual a necessidade da empresa
  2. Tipos de backups
  3. Automação
  4. Controle de integridade dos arquivos
  5. Testes regulares

A partir destes conteúdos você terá todas as informações pertinentes para traçar suas estratégias de backup corporativo.

Portanto, vamos falar mais sobre cada um destes itens!

Traçando as melhores estratégias de backup corporativo

1. Identificar qual a necessidade da empresa

O primeiro passo é avaliar qual a necessidade de sua empresa. Quais serão os dados que você precisará fazer backup e como será feito todo este processo.

Para isso, algumas perguntas básicas vão te ajudar:

  • Qual é o volume de dados que sua empresa gera?
  • Será feito a partir de um servidor central ou dos computadores de cada funcionário?
  • Qual será a periodicidade dos backups?
  • Como estes backups serão feitos?

Todas estas perguntas, além de serem importantes para você definir qual será sua estratégia de backup corporativo, também vão organizar a sua busca por soluções.

Nos tópicos a seguir você vai encontrar mais informações que irão te ajudar a responder cada uma destas perguntas.

2. Tipos de backups

Depois que você avaliar as questões que vimos anteriormente, vai ficar mais fácil para você definir os tipos de backups que sua empresa vai precisar.

Existem 3 tipos de backups:

  • Backup completo: o backup completo, como o próprio nome diz, simplesmente copia tudo o que sua empresa escolheu salvar. Como você pode imaginar, este tipo de backup vai gerar arquivos enormes e vai exigir muito mais tempo para ser realizado. Apesar de toda segurança que este tipo de backup proporciona.
  • Backup incremental: o backup incremental vem como uma alternativa para sua empresa ganhar mais eficiência em seus backups. Neste tipo de backup apenas serão salvos os arquivos que foram alterados desde o último backup completo. Ocupando menos espaço e demandando menos tempo.
  • Backup diferencial: o backup diferencial é bem parecido com o incremental porém a grande diferença é que ele compara e copia todas as alterações gerando um novo arquivo para cada modificação. Você continua economizando mais espaço que o backup completo, e conseguindo maior velocidade em seus backups.

O cenário ideal é usar a união de mais de um tipo de backup. Aliando suas necessidades com a recorrência de cada um deles.

Por exemplo, você pode realizar semanalmente um backup completo e diariamente um backup diferencial. Dessa forma você terá uma organização semanal dos backups de sua empresa, sem comprometer os sistemas de sua empresa com processos de backups.

Periodicidade

É importante que você organize a periodicidade de seus backups, além dos horários que eles serão realizados.

Dependendo do montante de dados, ou do local onde os dados serão salvos, você poderá deixar seus sistemas ocupados e atrapalhar sua equipe.

Portanto, não deixe de organizar os horários para cada tipo de backup que você vai realizar naquele dia.

Onde salvar meus backups?

Existem diversas empresas que prestam serviços de armazenamento em nuvem que oferecem bons serviços para que você faça backup de sua empresa. 

Essa é uma solução atual e muito segura. Porém não deve ser sua única forma de backup.

Tenha sempre backup físico de seus dados. Salve em dispositivos que você possa retirar de sua empresa e levar para outro local seguro. 

Todo cuidado é pouco, quando se trata de arquivos importantes que sua empresa possa depender.

3. Automação

Como backup é uma tarefa regular e repetitiva, você pode procurar soluções para automação de seus backups. 

Além disso, deixar uma pessoa responsável pelo acompanhamento do funcionamento do processo pode ser uma boa ideia também.

Mas não vá ficar refém de suas soluções de backups. Afinal este sistema não pode ser um grande custo para sua empresa.

4. Controle de integridade dos arquivos

É imprescindível que você faça o controle de integridade dos arquivos de seus backups.

A melhor forma de fazer este controle é com sistemas automatizados que irão conferir cada um dos arquivos e garantir que os backups foram bem feitos.

5. Testes regulares

Para que qualquer estratégia de backup corporativo se mantenha sempre em bom funcionamento, você precisa estar sempre monitorando e realizando testes.

Afinal de contas, de nada adianta fazer backups se os arquivos apresentarem problemas.

Acompanhe sempre a integridade dos dados de seus backups. Crie uma rotina, defina um prazo e confira como anda os arquivos armazenados em seus backups.

Pronto para garantir a segurança de seus arquivos?

Acertar nas estratégias de backup corporativo vai ajudar sua empresa a não estar por conta do acaso, refém de um acidente, ou até mesmo ataques à segurança de seus dados.

O custo para implementação de estratégias de backup corporativo se paga com a segurança de manter sua empresa em pleno funcionamento. Longe de ameaças externas que podem tirá-la do mercado.

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *