Líderes de mercado, Siteware e Strategy, se unem para revolucionar o mundo da Gestão.

CONTEÚDO

Siteware e Strategy

CONTEÚDO

Fusão consolida a liderança de mercado e a estratégia de crescimento da empresa. Estão previstas novas aquisições e a ampliação para o mercado internacional, com o apoio do fundo Criatec 2.

O mercado de Fusões e Aquisições movimentou US$ 48,9 bilhões no Brasil em 2017. No total, foram 643 transações, volume 8% maior em relação ao ano anterior, quando foram registradas 597 transações, com valor total de US$ 37,6 bilhões. As informações são do relatório anual da PwC Brasil. O setor de Tecnologia da Informação (TI) liderou os investimentos, com 21% do total transacionado. Foram 132 negócios, contra 104 transações em 2016 – crescimento de 21% no volume total.

É neste contexto que nós da Siteware, líderes do segmento de Performance Corporativa (CPM), anunciamos a aquisição de uma das nossas principais concorrentes, a Strategy Manager, líder no segmento de Gestão de Talentos (HCM). Um ambicioso plano de fortalecimento e crescimento. Com a transação, estamos prevendo um crescimento de mais de 100% para este ano. O que representa um faturamento superior a R$ 13 milhões. O market share, que já era de aproximadamente 22% do mercado, deverá se aproximará dos 40% ainda em 2018.

De acordo com o nosso CEO e fundador da empresa, Marcello Ladeira, além de se consolidar na liderança, a Siteware ganha uma complementariedade importante em seu mix de produtos, a partir da incorporação dos módulos de Avaliação de Competências e de Remuneração Variável da antiga concorrente. “Em nossa estratégia de aquisições, os interesses vão além da tecnologia e da carteira de clientes”, explica. “Ao contrário da maioria dos concorrentes, não oferecemos uma ‘colcha de retalhos’.” Em menos de um ano, segundo Ladeira, a empresa irá incorporar, de maneira sinérgica, todos esses novos serviços e expertises ao STRATWs One. “Oferecemos um produto integrado de verdade, recentemente fomos escolhidos como a melhor solução de Gestão Corporativa brasileira e nosso objetivo agora é sermos  reconhecidos como o melhor produto de ‘Gente e Gestão’ do mercado.”

Apesar de ter mais de 15 anos de fundação, a Siteware tem alma de startup. Em 2015, fomos selecionados para integrar a carteira de investimentos do fundo de inovação e empreendedorismo Criatec 2, gerido pela Bozano Investimentos e Triaxis Capital. A partir desse aporte de recursos, demos início a um plano de expansão que envolve a conquista do mercado nacional, por meio da ampliação da estrutura comercial e de marketing, além da aquisição de empresas concorrentes. Foi assim com a mineira ControlCorp, ainda em 2016, a partir da qual alcançamos o posto de líder de mercado, além de uma clientela estratégica proveniente da parceria com a FDC (Fundação Dom Cabral). Agora, com a aquisição da Strategy Manager, de Campinas, a Siteware dispara na dianteira e ganha uma nova sede no estado de São Paulo, reforçando ainda mais a nossa presença neste importante mercado.

Além do financiamento via fundo Criatec 2, a Siteware utilizou recursos de caixa próprio na incorporação da Strategy Manager. Ao todo, já recebemos, R$ 4,3 milhões do fundo, utilizado principalmente para aquisições dos concorrentes. De acordo com Ricardo Resende, sócio da FC Partners e responsável pela gestão do Criatec 2 em Minas Gerais, a expectativa do fundo é que a Siteware atinja cerca de R$ 50 milhões anuais de faturamento. Resende completa que, apesar do fundo estabelecer um limite de seis milhões por empresa, esse valor pode ser ultrapassado caso seja considerado um investimento estratégico.

Integração Siteware e Strategy

Sobre a integração das duas empresas, de acordo com o COO da Strategy, Omar Ferroni Branquinho, o desafio inicial será a integração das equipes e a disseminação de uma nova cultura. “As sinergias serão planejadas ao longo da integração e devem começar pelas equipes operacionais, especializando-as de acordo com a carteira de clientes, já que temos uma experiência forte no mercado Rio-SP e a Siteware vem de uma base de clientes mais ligada à indústria e espalhada por outras regiões do país.” Tanto ele quanto o CEO Marcello Ladeira acreditam que a semelhança na cultura e nas operações de ambas as empresas irá facilitar a integração ao aliar os pontos fortes de ambas, para fornecer e oferecer soluções ainda melhores para os clientes. “A Siteware foi reconhecida, em 2017, como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, de acordo com o Great Place To Work (GPTW). Damos extremo valor ao nosso capital humano e vamos trabalhar de maneira cautelosa na integração das equipes”, afirma Ladeira.

Referência no monitoramento do desempenho empresarial, a solução da Siteware já é utilizada por grandes empresas do país, tais como Vale, Votorantim Cimentos, Grupo Boticário, Café Três Corações, Pif Paf Alimentos, Lafarge-Holcim, Unimed, dentre outros. Consolidada a aquisição, passam a fazer parte da carteira empresas como Lojas Renner, Buscapé, Farmácia Pague Menos, Magazine Luiza, Localiza, BR Malls, Oi, entre outros gigantes. Internacionalmente, já superamos concorrentes de peso, como Oracle e SAP, ao fechar negócio com uma das maiores indústrias de café do mundo, a Strauss Coffee. Com sede em Amsterdã, na Holanda, essa organização de origem israelense que opera em sete países, ampliou a presença da Siteware na Europa.

Expansão Internacional

Atualmente, o mercado mundial de Software para Gestão da Performance Corporativa movimenta cerca de R$ 1,5 bilhões por ano. Para o CEO da Siteware, “a expectativa é que, nos próximos cinco anos, esse setor cresça para R$ 2,5 bilhões anuais. No entanto, o Brasil representa apenas 2% do mercado mundial deste segmento. Os EUA, por exemplo, contam com um mercado 20 vezes maior do que o nosso e a Europa representa aproximadamente 20% do mercado mundial.” Portanto, para atingir as nossas metas de R$ 50 milhões de faturamento ano, precisamos trabalhar para expandir cada vez mais a nossa atuação internacional.

“Nosso foco primário são os países europeus”, afirma Ladeira. “Pela nossa experiência, o principal diferencial para atuar nesse mercado é oferecer um produto na língua nativa de cada país.” A Siteware já oferece versões completas de seu produto em oito idiomas diferentes: Português, Inglês, Espanhol, Russo, Polonês, Romeno, Alemão e Hebraico. “Esperamos lançar o STRATWs One em três novos idiomas até o final de 2018.”