Maturidade de gestão: “Negócios ainda precisam evoluir muito”, avalia CEO da Siteware

CONTEÚDO

ceo da siteware - maturidade de gestão

CONTEÚDO

As empresas brasileiras ainda precisam evoluir – e muito –  para alcançarem a tão desejada excelência de gestão. Recentemente avaliadas na pesquisa Maturidade de Gestão 2021 – Um raio-X das empresas brasileiras, 78% delas afirmaram fazer um planejamento estratégico. Um número extremamente positivo. 

Porém, de acordo com Marcello Ladeira, CEO da Siteware e especialista em gestão estratégica há mais de 20 anos, tal número não reflete a realidade do mercado. O resultado na verdade traz à tona um problema muito comum: falta de conhecimento quanto ao que realmente é planejamento estratégico.

“Infelizmente esse número não é o que encontramos durante nossas conversas com as  empresas. O que acontece é que grande parte das pessoas tem um entendimento errado quanto ao que é planejamento estratégico e confunde com planejamento financeiro, orçamentário ou tático, ou mesmo com o processo de definição e acompanhamento de metas”, avaliou o gestor.

A pesquisa de Maturidade de Gestão entrevistou 848 profissionais, em todas as regiões do Brasil e mostrou ainda que apenas 37% desdobram ou compartilham as metas até os níveis operacionais, indicando que também neste quesito há grande potencial para a melhoria no desempenho das empresas .

Para o CEO da Siteware, essa falta de clareza no entendimento dos respondentes quanto ao que é planejamento estratégico, além do não desdobramento dos objetivos e metas até o nível operacional, comprometem o alinhamento entre as diferentes áreas e funções de uma empresa, fazendo com que oportunidades de crescimento não sejam exploradas. 

“A criação de um planejamento estratégico começa pela identificação do contexto atual da empresa. Em seguida, se estabelece onde ela quer chegar, os objetivos que constroem o caminho até esse destino, quais são as metas a serem perseguidas, tudo isso atuando como um GPS, alertando sobre eventuais desvios de rota e as ações necessárias para o alcance dessas metas.”, explicou Marcello. 

Desdobrar a estratégia em metas e ações para toda a empresa permite comunicar aos colaboradores qual direção escolhida. Estabelecer rituais de gestão para acompanhamento do alcance das metas e da execução das ações garantem engajamento à estratégia, ampliando suas chances de sucesso”, completou o gestor. 

Banner 16 Maturidade de gestão: “Negócios ainda precisam evoluir muito”, avalia CEO da Siteware