.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Como a tecnologia empresarial te dá mais controle sobre seu negócio?

CONTEÚDO

tecnologia empresarial

CONTEÚDO

Aumentar a produtividade e reduzir custos sempre foram os pilares de qualquer empresa em busca de crescimento. Porém, por muito tempo era difícil identificar onde estavam os maiores gargalos da operação. Os gestores tinham que se basear na intuição para tentar descobrir quais partes do processo precisavam ser otimizadas.

Isso porque era impossível ter um controle e uma visibilidade completa do negócio. Afinal, um único gestor precisa supervisionar dezenas de pessoas, processos e tarefas, além de ser o responsável por qualquer imprevisto que acontecesse no local. Faltava braço e, consequentemente, dados reais sobre a rotina de trabalho.

Contudo, nos últimos anos essa situação começou a mudar. Com o surgimento de novas tecnologias, ficou muito mais fácil ter o controle sobre cada aspecto do negócio. Por meio de soluções inovadoras, gestores têm na palma da mão informações valiosas que ajudam na tomada de decisões. E o melhor: em tempo real.

Leia também: Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

Abaixo, preparamos uma lista com algumas tecnologias que ajudam gestores a controlar melhor os seus negócios:

ERP

O Enterprise Resource Planning é um software que integra informações organizacionais em uma plataforma modular. Ou seja, existem diversos módulos como controle de finanças, contabilidade, recursos humanos, etc. Os dados de todos os setores são integrados e o acesso a cada módulo depende da área e do cargo que o colaborador ocupa.

Assim, é possível automatizar processos operacionais. Além disso, é possível organizar e concentrar informações importantes, o que é essencial para ter insights e otimizar processos.

Essa inteligência de dados ajuda a estar em conformidade com obrigações tributárias e ter maior controle sobre estoque, inventário, atividades realizadas e muito mais.

Vale ressaltar, no entanto, que os primeiros dados geralmente são colocados de forma manual, ou seja, há sempre uma dependência do fator humano, já que colaboradores precisam ter comprometimento e treinamento para incluir informações que de fato estão  de acordo com a realidade.

BPMs

BPM (Business Process Managment)  é uma metodologia para sistematizar processos em busca de aumentar a eficiência. A ideia é visualizar com mais clareza — em forma de gráficos e relatórios — informações como o fluxo de operações, a ordem que as atividades são realizadas,  a conexão entre diferentes etapas, entre outros dados.

Esse mapeamento de processos pode ser feito de forma manual, mas  também existem softwares que automatizam essa metodologia, que são os BPMs. A ideia é reunir, em uma única ferramenta, diferentes planilhas, módulos ERP e outras informações, criando uma dinâmica que integre fornecedores, clientes, parceiros e os próprios colaboradores.

Trata-se, portanto, de uma camada superior ao ERP, que gerencia processos num ambiente único, oferecendo uma visão global, integrando processos. É focado exclusivamente na produtividade dos colaboradores e na eficiência dos processos realizados por eles.

Geolocalização Indoor

Imagine que você comanda um negócio com grande movimentação de pessoas, equipamentos e produtos. Saber exatamente como é o deslocamento desses recursos ao longo do dia iria trazer vários insights, certo?

Por meio de beacons (tags emissoras de bluetooth), esse sistema já é realidade. Esses dispositivos são instalados em crachás, equipamentos ou ativos.  Paralelamente, sensores distribuídos no local recebem esse sinal e, por radiofrequência, determinam o posicionamento de cada um desses recursos.

Em um dashboard personalizado, o gestor consegue visualizar todo o histórico de movimentação. Além disso, ele tem acesso a mapas de calor, analisa rotas percorridas, identifica onde estão os principais gargalos na operação.

Uma solução de geolocalização indoor é muito versátil, já que pode ajudar com questões de segurança, compliance, gestão de pessoas e produtividade.

Softwares de Gestão de Tarefas

Não é porque você não pode investir em soluções mais robustas que é impossível ter mais controle sobre os processos. Hoje existem plataformas gratuitas que ajudam na gestão de tarefas das empresas.

Essas soluções são como  um “Kanban virtual”, que organiza as tarefas atribuídas a cada um  dos funcionários e as separa de acordo com o estágio de execução de cada uma delas.

Mesmo que seja apenas um controle de tarefas e dependa do comprometimento do colaborador em  atualizar a plataforma, é uma opção interessante para organizar melhor as atividades e conseguir orientar melhor a equipe.

Conclusão

A tecnologia trouxe uma revolução no mundo da gestão. Soluções inovadoras trouxeram muito mais controle aos gestores, que hoje podem tomar decisões baseadas em dados reais.

Agora, esses líderes precisam saber tirar insights dessas ferramentas e usar os dados para promover mudanças reais em suas empresas. Esse é o caminho para crescer no mundo moderno!

*Por Renan Fantinato, responsável pelo Marketing na Novidá

A Siteware desenvolveu um software de gestão de performance corporativa baseada em tecnologia empresarial de ponta, que possibilita o acompanhamento de todo o projeto de gestão do seu negócio.

O STRATWs One abrange diversas funcionalidades em uma só plataforma, com módulos de Performance Corporativa, Oportunidades de Melhoria, Performance Individual, Gestão do Portfólio de Projetos, Gestão à Vista e Gestão de Reuniões. Tudo isso em uma plataforma em nuvem, que mantém seus dados sempre seguros e acessíveis!

Banner 16 Como a tecnologia empresarial te dá mais controle sobre seu negócio?