Software para indústria farmacêutica: 7 funções essenciais

CONTEÚDO

imagem de um quebra cabeca com ícones simbolizando as funcionalidades de um software para indústria farmacêutica

CONTEÚDO

A gestão de empresas da área de saúde é uma das mais complexas.

Além de cumprir uma série de normas regulamentares, as empresas que fazem parte da indústria farmacêutica precisam ainda garantir a excelência de seus processos internos e externos.

Essa missão é dificultada quando a maioria dos procedimentos são feitos manualmente. Felizmente, os avanços tecnológicos e a transformação digital nas empresas permitiram que softwares de gestão fossem criados a fim de garantir maior agilidade e eficiência às rotinas empresariais.

Hoje em dia existem sistemas de gestão para atender a diferentes necessidades, inclusive as do setor farmacêutico, que possui suas particularidades.

Mas como escolher a melhor opção de ferramenta de gestão?

Para te ajudar, elaboramos este guia com as 7 funções que um software para indústria farmacêutica precisa ter.

Continue a leitura e saiba o que considerar na hora de decidir sobre qual sistema contratar para a sua empresa.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre as seguintes propriedades fundamentais para um software como esse:

  1. Gestão por indicadores
  2. Padronização de processos
  3. Acompanhamento dos processos em tempo real
  4. Previsão de resultados
  5. Comunicação interna eficaz
  6. Gestão de reuniões
  7. Promoção da melhoria contínua

Leia também: Projeto de redução de custos hospitalares: 7 dicas para não desperdiçar recursos valiosos

O que um software para indústria farmacêutica precisa oferecer?

Existem algumas características a serem levadas em consideração em um software para indústria farmacêutica. São elas:

1 – Gestão por indicadores

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas essenciais para a gestão de qualquer negócio, inclusive aqueles inserido na indústria farmacêutica. É por meio dos resultados apresentados pelos KPIs que os gestores conseguem monitorar a evolução dos esforços da equipe e realizar os ajuste necessários a fim de garantir a qualidade final dos trabalhos.

Tendo isso em vista, o software de gestão deve permitir a clara visualização desses indicadores de desempenho, bem como sugerir análises que facilitem a obtenção de insights valiosos e orientem as tomadas de decisão.

E, na indústria farmacêutica, esse controle de qualidade e desempenho é ainda mais importante.

Veja mais: Indicadores de desempenho de farmácia hospitalar: confira os 11 principais

Se você tem dúvidas sobre a gestão de indicadores, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal do YouTube:

2 – Padronização de processos

Contar com processos padronizados é uma forma de garantir a qualidade dos mesmos. Assim, evitam-se informações desencontradas, falhas e retrabalhos e obtém-se significativa redução de custos.

Por isso, o software escolhido também precisa atuar nesse sentido, fazendo com que os processos sejam executados seguindo um padrão pré-estabelecido.

Além disso, na área de saúde, processos padronizados são os elementos que garantem a manutenção dos níveis de qualidade e o atendimento às normas e legislações específicas.

3 – Acompanhamento dos processos em tempo real

Um bom sistema de gestão para empresas da indústria farmacêutica deve permitir que os gestores possam acompanhar, em tempo real, a execução dos processos.

Essa característica é importante para garantir que todas as etapas sejam feitas seguindo o protocolo de qualidade e que as correções sejam feitas antes que o problema em questão tome proporções maiores.

Hospitais também podem se beneficiar de um software como esse, inclusive para conseguir certificações, por isso, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: como obter certificação e acreditação hospitalar com o monitoramento de processos?

4 – Previsão de resultados

Outra característica que deve ser observada é a possibilidade que o software oferece ao gestor de projetar e prever resultados a curto, médio e longo prazo.

Quando o sistema possui esse recurso fica mais fácil definir as estratégias para o hoje sem perder o amanhã de vista.

Este post pode ajudar você a fazer previsões financeiras em seu negócio: Os 7 principais indicadores financeiros hospitalares e sua importância para a gestão

5 – Comunicação interna eficaz

Um software para indústria farmacêutica não pode deixar a desejar no quesito comunicação interna. É imprescindível que ele seja eficaz no que se refere à troca de informações relevantes entre colaboradores e departamentos.

Um sistema que ajuda a promover a gestão à vista, por exemplo, valoriza a importância da comunicação. Isso porque comunicar os resultados com transparência para as equipes ajuda a melhorar o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Entenda: Como fazer gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio?

6 – Gestão de reuniões

As reuniões são momentos de extremo valor para uma empresa. É nelas que são feitos os devidos alinhamentos, os feedbacks, os brainstormings e a aproximação maior entre líder e liderados.

Por isso, o software escolhido precisa auxiliar também na gestão de reuniões, atuando em todo o seu ciclo; do agendamento, passando pelo envio do convite aos participantes e indo até a elaboração e aprovação da ata.

Veja mais: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição

7 – Promoção da melhoria contínua

As organizações precisam estar sempre em busca de melhores resultados nos mais diferentes aspectos. E com as empresas da indústria farmacêutica não seria diferente.

Sendo assim, o sistema de gestão precisa fornecer informações que orientem os gestores na implementação de melhorias que potencializem o desempenho da organização de maneira constante.

Bom, essas foram as 7 características que um software para indústria farmacêutica precisa ter.

Existem diversas metodologias de melhoria continua, entre elas, o PDCA: Melhore sua gestão imediatamente: aprenda como fazer PDCA passo a passo + ferramenta gratuita

Veja mais detalhes sobre o método PDCA:

O sistema de gestão que você escolher precisa ser capaz de atender plenamente às necessidades da sua empresa, permitindo que você tenha uma visão mais ampla e completa sobre o seu negócio.

Saiba mais: RN 277: o que é, como funciona, quais os benefícios e 5 dicas para atingir a excelência

Veja este case de sucesso da Unimed BH ao usar o software de gestão STRATWs One:

O STRATWs One é um software de acompanhamento de perfomance empresarial que traz uma série de vantagens que podem ser de grande ajuda na gestão de indústrias da área farmacêutica, veja algumas delas:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes.
Banner 16 Software para indústria farmacêutica: 7 funções essenciais