Prestando atenção nos KPIs: indicadores de desempenho de processo

CONTEÚDO

Indicadores de desempenho de processo

CONTEÚDO

Os indicadores de desempenho de processo, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são métricas usadas para quantificar os resultados de uma determinada ação ou estratégia com base em objetivos predeterminados pela empresa.

Em um ambiente tão mutável como o de hoje, é necessário comparar periodicamente os resultados obtidos com os objetivos definidos.

Portanto, os KPIs mostram se a empresa está ou não no caminho certo. Esses indicadores de desempenho de processo permitem medir o sucesso ou insucesso das ações.

Se os resultados esperados não estiverem sendo atingidos, os KPIs permitirão à organização perceber e reagir a tempo, melhorando a gestão da empresa.

Quais são as vantagens dos indicadores de desempenho de processo?

  1. Obter informações valiosas e úteis;
  2. Medir determinadas variáveis e resultados da informação;
  3. Analisar informações e efeitos de certas estratégias (bem como as tarefas que foram usadas para realizá-las);
  4. Comparar informações e desenhar estratégias e tarefas eficazes;
  5. Tomar as decisões certas.

Conhecendo o método SMART

O método SMART é uma ferramenta que auxilia na hora da definição de objetivos de todas as fases do plano de negócio.

Smart é um acrônimo com as iniciais das palavras: Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time Bound.

Para entender melhor o assunto, vamos conhecer o significado de cada fase:

S – Specific (Específico)

Uma meta precisa ser específica, clara e concreta, caso contrário, você não será capaz de concentrar seus esforços ou se sentir realmente motivado para alcançá-lo.

Quando for elaborar o seu objetivo, leve em conta essas perguntas:

  • O que eu quero realizar?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde está localizado?
  • Quais recursos ou limites estão envolvidos?

M – Measurable (Mensurável)

Metas mensuráveis auxiliam no acompanhamento do progresso.

Avaliá-lo constantemente te ajuda a manter o foco, cumprir os prazos e se esforçar cada vez mais, conforme o objetivo for se aproximando.

Um objetivo mensurável deve abordar questões como:

  • Quantos eu tenho?
  • Quantos eu quero?
  • Como vou saber quando isso foi alcançado?

A – Achievable (Realizável)

Seu objetivo precisa ser concretizável para ser bem-sucedido.

Quando você define uma meta exequível, pode identificar oportunidades ou recursos – antes negligenciados – e fazer disso um recomeço próspero.

Um objetivo alcançável, geralmente, responderá a perguntas como:

  • Como posso alcançar esse objetivo?
  • Quão realista é esse objetivo, considerando restrições, como fatores financeiros?

R – Relevant (Relevante)

Nessa etapa, é importante definir a relevância da meta que você acha importante.

É fundamental que ela esteja em sintonia com as outras metas estabelecidas.

Todos nós precisamos de apoio para alcançar nossos objetivos, mas é importante manter o controle sobre eles.

Portanto, certifique-se de que seus planos levem todos os outros objetivos adiante, mas que você ainda sejam responsáveis por alcançar o seu próprio objetivo e o da organização.

Para um objetivo ser relevante, a resposta para todas essas perguntas deve ser SIM:

  • Vale a pena?
  • Esse é o momento certo?
  • Combina com nossos outros esforços e necessidades?
  • Essa é a meta certa para atingir esse objetivo?
  • É aplicável no atual contexto socioeconômico?

T – Time bound (Temporizável)

Cada meta precisa de um prazo para entrega.

Assim fica mais fácil se planejar e trabalhar para cumpri-la.

Essa parte dos critérios de metas SMART ajuda a evitar que tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

Um objetivo com limite de tempo, geralmente, responde a essas perguntas:

  • Quando?
  • O que posso fazer daqui a cinco meses?
  • O que posso fazer daqui a cinco semanas?
  • O que posso fazer hoje?

O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Não é mesmo?

É pensando nisso que o método SMART se apresenta como uma boa opção de gerenciar metas e pessoas de uma forma descomplicada, simples e acessível.

A importância dos indicadores de desempenho de processo

Os indicadores de desempenho de processo são extremamente importantes para que todos os setores de uma empresa caminhem bem.

Eles também podem ajudar no reconhecimento de profissionais que realizam bons trabalhos e, consequentemente, em justas ações de valorização desse profissional.

Assim, é possível mantê-lo motivado a buscar sempre o melhor, promovendo o engajamento dos funcionários.

Da mesma forma, indicadores-chave de desempenho também podem ajudar a achar erros e apontar a necessidade de mudança em algum setor.

Para os gestores, as informações concretas dos indicadores de desempenho de processo propiciam decisões mais corretas e mais tranquilidade para fazer os ajustes necessários.

Para saber mais sobre a definição de KPIs, baixe nosso infográfico gratuito: Como usar KPIs para acompanhar resultados e engajar seu time?  

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