Metodologias de Gestão

Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

Publicação : 13/06/2018

Por Siteware

9 min

Como criar indicadores de desempenho
Como criar indicadores de desempenho

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Uma empresa sem metas e sem organização não irá muito longe.

O sucesso de um negócio está atrelado diretamente a uma gestão organizada, ágil e produtiva, que se aplica desde as tarefas mais simples até as mais complexas.

E o que isso tudo tem a ver com KPI e indicadores de desempenho?

Absolutamente tudo!

Primeiro, antes de aprender como criar indicadores de desempenho, vamos lembrar o que é KPI?

KPI significa “Key Performance Indicator”, indicador-chave de desempenho, em português. São ferramentas de gestão de negócios voltadas para medir o desempenho de uma equipe, processo, produto, serviço ou unidade de negócio.

Não importa o segmento da sua empresa, praticamente tudo o que é feito nela pode ser medido e acompanhado para depois ser analisado.

A partir dessa análise de desempenho, profissionais de gestão de empresa, à frente de equipes, conseguem tomar decisões baseados em fatos concretos e traçar mudanças e ou melhorias com objetivos palpáveis.

Veja, a seguir, como criar KPIs e fazer a gestão de indicadores.

Veja mais em nosso blog: Gestão de indicadores de desempenho: por que e como tratar um desvio?

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Como estruturar os indicadores em sua empresa

Como criar indicadores de desempenho

O primeiro passo para quem quer saber como fazer KPIs é definir quais processos precisam ser monitorados. São aqueles que agregam mais valor percebido aos produtos ou serviços que a empresa entrega à seus clientes.

Assim, talvez não seja muito importante definir KPIs sobre a eficiência da empresa terceirizada que faz a limpeza dos escritórios.

Por outro lado, é fundamental definir KPIs sobre níveis de satisfação de clientes ou de atrasos em entregas, por exemplo.

Ao entender o que sua empresa precisa avaliar e monitorar com o KPI, é hora de escolher como esse indicador será estruturado na prática nos departamentos e setores do seu negócio.

Veja como criar indicadores de desempenho entendendo 3 conceitos fundamentais e suas diferenças:

  1. Objetivo: é o que o gestor busca realizar na empresa (aumentar faturamento, melhor atendimento etc.)
  2. Indicador: aponta o desempenho com ajuda de gráficos e números, é aquilo que será medido, o que é mensurável dentro do objetivo
  3. Meta: Se o objetivo é aumentar o faturamento, e o indicador é o faturamento mensal, a meta será o número que se quer alcançar, por exemplo: chegar a um faturamento de R$ 100 mil mensais.

Após especificar esses pontos, é hora de colocar a mão na massa e estruturar o indicador de desempenho propriamente dito.

Vamos usar um método chamado SMART, sem ele, não há como criar indicadores de desempenho adequados.

A palavra SMART deriva da inicial de 5 palavras em inglês:

  • Specific (Específico): o que vai fazer, quando, onde, por quê?
  • Measurable (Mensurável): é mensurável em números?
  • Attainable (Alcançável): é viável?
  • Relevant (Relevante): é importante?
  • Term (Prazo): tem prazo determinado?

Está ficando mais claro para você como montar indicadores de desempenho? Então, veja ainda mais detalhes nos próximos tópicos.

Classificação de KPIs

Para saber como criar indicadores de desempenho para seu negócio, é importante conhecer seus tipos. Há vários tipos de KPI, que são classificados em grupos seguindo a coerência da finalidade de cada um.

Confira:

  • Indicadores de produtividade: estão relacionados a execução de tarefas e gestão de processos. Um exemplo: tempo necessário para produzir X unidades de um produto.
  • Indicadores de capacidade: para medir capacidade de resposta de máquinas e equipamentos em geral. Exemplo: quantas folhas são impressas por uma impressora em 1 hora.
  • Indicadores estratégicos: medem objetivos estratégicos da empresa. Exemplo: uma empresa de varejo de material de construção precisa aumentar o faturamento bruto. O KPI pode ser o faturamento bruto mensal.
  • Indicadores de qualidade: mede questões relativas ao atendimento do nível de exigência dos clientes ou de normas de fiscalização. Exemplo: Quantos produtos apresentam defeitos?
  • Indicadores táticos: são medições setoriais direcionados para departamentos diferentes. Exemplo: faturamento no setor de vendas.
  • Indicadores operacionais: medem a eficiência e eficácia das operações, podem se referir a colaboradores individualmente ou setores. Por exemplo: quantidades de entregas feitas sem atraso por dia.

É importante ter esses tipos em mente ao elaborar KPIs para seu negócio.

Importância das metas para acompanhamento de resultado

Como criar indicadores de desempenho pode ajudar sua empresa, afinal?

Como mencionamos, toda empresa organizada e com planejamento tende a crescer e a se desenvolver mais rápido.

O uso de KPI para monitoramento de desempenho é crucial para que a empresa siga atenta ao seu objetivo de se desenvolver.

Mas é preciso que o gestor saiba onde quer chegar e, ao notar desvios no atingimento de suas metas, tomar as medidas necessárias para corrigir o problema.

Veja as vantagens de contar com KPIs bem definidos:

  • O gestor tem à mão todas as informações necessárias sobre cada etapa do processo da empresa.
  • Possui exatidão para tomar decisões.
  • Processos passam a ser mais seguros após o acompanhamento do KPI.
  • Há mais produtividade e melhor compreensão dos resultados apresentados pelo indicador.
  • O gestor ainda possui uma visão holística, ampla, com todas as informações disponíveis para entender erros e acertos e moldar o que for necessário para a empresa.

Viu como definir indicadores é importante para uma empresa?

Como criar indicadores de desempenho:

Confira nossas dicas finais de como criar indicadores de desempenho

  • Faça um planejamento estratégico.
  • Trace as metas da sua empresa.
  • Escolha o melhor indicador que representa o setor ou processo que será submetido à medição.
  • Acompanhe o KPI diariamente, semanalmente ou na frequência que o setor exigir.
  • Considere informações relevantes na hora de definir seu KPI.
  • Seja claro e simples ao incluir dados. O KPI precisa ser de fácil compreensão e bem estruturado.
  • Compartilhe as informações do KPI com a sua equipe.
  • Faça reuniões com a equipe para tirar dúvidas e solucionar problemas. Nessas reuniões, o KPI pode, inclusive, ser melhorado e acrescido de outras informações que passaram a ser necessárias ao longo da medição.

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Por isso, mais de mil empresas escolheram o STRATWS ONE para ajudá-las no processo de como construir indicadores, porque ele oferece vantagens como estas:

  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

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