Como criar indicadores de desempenho? Dicas de ouro para não errar

CONTEÚDO

Como criar indicadores de desempenho

CONTEÚDO

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como criar indicadores de desempenho! Deixe nos comentários o que achou.)

Classificação de KPIs: quais os principais tipos de indicadores?

Para saber como criar indicadores de desempenho para seu negócio, é importante conhecer seus tipos. Há vários tipos de KPIs, classificados em grupos seguindo a coerência da finalidade de cada um, e a seguir você confere quais são eles!

1. Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade são aqueles relacionados à execução de tarefas e gestão de processos. Um exemplo prático é o tempo necessário para produzir X unidades de um produto.

2. Indicadores de capacidade 

Já os indicadores de capacidade servem para medir capacidade de resposta de máquinas e equipamentos em geral. Por exemplo, quantas folhas são impressas por uma impressora em 1 hora. 

3. Indicadores estratégicos 

Enquanto os indicadores estratégicos medem objetivos estratégicos da empresa, como uma empresa de varejo de material de construção precisa aumentar o faturamento bruto. O KPI pode ser o faturamento bruto mensal. 

4. Indicadores de qualidade 

Uma métrica de qualidade mede questões relativas ao atendimento do nível de exigência dos clientes ou de normas de fiscalização. Por exemplo, quantos produtos apresentam defeitos em determinado período. 

5. Indicadores táticos 

Esses são medições setoriais direcionados para departamentos diferentes. Só para exemplificar, o faturamento no setor de vendas no trimestre. 

6. Indicadores operacionais 

Por último, os indicadores operacionais medem a eficiência e eficácia das operações, podem se referir a colaboradores individualmente ou setores, como as quantidades de entregas feitas sem atraso por dia.

É importante ter esses tipos em mente ao elaborar KPIs para seu negócio.

>>>> Veja mais em nosso blog: gestão de indicadores de desempenho — por que e como tratar um desvio?

Por que criar e acompanhar os indicadores de desempenho?

Como criar indicadores de desempenho pode ajudar sua empresa, afinal? Bem, toda empresa organizada e com planejamento tende a crescer e a se desenvolver mais rápido. O uso de KPI para monitoramento de desempenho é crucial para a empresa seguir atenta ao seu objetivo de se desenvolver.

Mas é preciso que o gestor saiba onde quer chegar e, ao notar desvios no atingimento de suas metas, tomar as medidas necessárias para corrigir o problema. Entre as vantagens de saber como definir os indicadores de resultados, podemos citar: 

  • informações necessárias sobre cada etapa do processo da empresa;
  • exatidão na hora de tomar decisões;
  • processos mais seguros após o acompanhamento do KPI;
  • mais produtividade e melhor compreensão dos resultados apresentados pelo indicador; 
  • visão holística, ampla, com todas as informações disponíveis para entender erros e acertos e moldar o que for necessário para a empresa.

Viu como criar indicadores de desempenho é importante para uma empresa? Então aproveite para baixar o e-book gratuito e saiba mais detalhes sobre a gestão de indicadores de desempenho: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?

Como criar um indicador de desempenho: passo a passo simples

Para facilitar a compreensão, montamos este passo a passo de como criar um indicador de desempenho para você: 

  • faça um planejamento estratégico;
  • trace as metas da sua empresa;
  • escolha o melhor indicador que representa o setor ou processo que será submetido à medição;
  • acompanhe o KPI diariamente, semanalmente ou na frequência que o setor exigir;
  • considere informações relevantes na hora de definir seu KPI;
  • seja claro e simples ao incluir dados. O KPI precisa ser de fácil compreensão e bem estruturado;
  • compartilhe as informações do KPI com a sua equipe;
  • faça reuniões com a equipe para tirar dúvidas e solucionar problemas. Nessas reuniões, o KPI pode, inclusive, ser melhorado e acrescido de outras informações que passaram a ser necessárias ao longo da medição.

Sabe o que é ideal para te ajudar no processo de criação de indicadores de performance? Utilizar um bom sistema de avaliação de desempenho, já que ele centraliza as atividades e automatiza diversas tarefas. 

Fora isso, um sistema de gestão de pessoas dá mais autonomia para o RH, que pode dar feedbacks baseados em dados concretos. E um dos melhores sistemas disponíveis para este fim é o STRATWs One.

Com ele, você monitora todo o ciclo de avaliação de um só lugar, tendo acesso a uma análise rápida e assertiva. Solicite uma avaliação gratuita hoje mesmo e confira o que ele pode fazer pelo seu negócio!

Banner 16 Como criar indicadores de desempenho? Dicas de ouro para não errar