Liderança

Cursos de liderança e gestão de pessoas: 4 opções para você dar uma guinada na carreira

Cursos de liderança e gestão de pessoas: 4 opções para você dar uma guinada na carreira

Publicação : 19/04/2021

Por Viviane Rodrigues

10 min

pessoas batem palma ao fim de cursos de liderança
pessoas batem palma ao fim de cursos de liderança

Cursos de liderança e gestão de pessoas são muito procurados por profissionais que têm o desejo de alcançarem as posições mais estratégicas em uma empresa, tomando decisões e conduzindo uma equipe para o sucesso. 

Algumas pessoas têm uma facilidade maior para gerir equipes, mas todas podem se tornar boas líderes com a orientação correta e o auxílio de uma boa formação no assunto. Se você tem a intenção de ser uma referência para outros profissionais, este post é um ótimo ponto de partida. Aqui, vamos apresentar: 

  • Por que fazer cursos de liderança e gestão de equipes? 
  • Habilidades desenvolvidas nos cursos de liderança e gestão de pessoas
  • Quais são os melhores cursos de liderança do mundo? 
  • Bônus: perfis de líderes para você seguir e se inspirar

Aproveite as dicas e boa leitura! 

Por que fazer cursos de liderança e gestão de equipes? 

Bons cursos de liderança e gestão de equipes vão ensinar você a dominar ferramentas e metodologias importantes para a tomada de decisões, gestão de conflitos e outras situações frequentes no dia a dia de líderes. 

Mas, muito mais que isso, esse tipo de curso exercita uma série de habilidades comportamentais (as chamadas soft skills) que são essenciais para a capacidade de conduzir pessoas por um caminho de sucesso. 

Se tivermos que resumir tudo em poucas palavras, diríamos que os cursos de liderança são uma ótima forma para você exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional. Com essas habilidades bem desenvolvidas, você tem a clareza para ajudar outras pessoas a conquistarem o seu melhor.   

Habilidades desenvolvidas nos cursos de liderança e gestão de pessoas

Existem diferentes tipos de líderes, e não é possível colocar todo mundo em uma mesma caixinha com comportamentos e qualidades preestabelecidas. Mas existe uma série de elementos que são desejáveis nos líderes, e que você vai ter a oportunidade de desenvolver em um curso de liderança e gestão de pessoas. Veja a seguir as principais. 

Motivação de pessoas

Uma das principais tarefas do líder é engajar seus liderados para que toda a equipe consiga alcançar as metas estabelecidas. Muitos chefes, ainda hoje, acreditam que o medo é um bom motivador. Mas nos cursos de liderança, você vai aprender outros métodos bem mais eficientes.

Se você já é responsável pela condução de uma equipe, pode usar a nossa ferramenta gratuita para fazer a avaliação de desempenho do pessoal e motivá-los a serem ainda melhores: 

Inteligência emocional

Lidar com pessoas e ter toda a responsabilidade inerente ao cargo de tomada de decisão não é um caminho fácil. Para não perder a cabeça ou a paciência, é preciso ter uma inteligência emocional bem desenvolvida. 

Autoconhecimento

Um bom líder sabe quais são as suas maiores qualidades e também suas limitações, sabe até onde consegue ir e a partir de que ponto precisa da ajuda de outras pessoas para alcançar seus objetivos. A única forma de saber essas coisas é conhecendo a si próprio. 

Gestão de equipes

Saber delegar é uma arte. Além de distribuir as tarefas, o líder precisa alocar cada colaborador em uma posição onde ele terá a chance de brilhar mais e contribuir mais com a equipe.

Esses assuntos fazem parte da chamada Gestão 4.0. Você pode aprender mais sobre esse conceito no nosso infográfico gratuito. Baixe agora mesmo: 

Agora, vamos ver alguns dos melhores cursos de liderança e gestão de pessoas em todo o mundo, para você escolher a opção mais adequada para você.  

Quais são os melhores cursos de liderança do mundo? 

Universidade de Harvard

Harvard é uma das universidades mais prestigiadas no mundo, e não é à toa. Entre seus ex-alunos, estão nomes como Bill Gates, Al Gore, Mark Zuckerberg, Barack e Michelle Obama, entre muitos outros grandes líderes internacionais. 

A universidade tem um programa de liderança com uma série de cursos que podem ser feitos à distância. 

Cursos de Liderança do MIT

O Massachusetts Institute of Technology, ou simplesmente MIT, é outro dos grandes nomes em educação de líderes. Salman Khan, fundador da Khan Academy, e o secretário geral da ONU Kofi Annan, são alguns dos alunos formados na universidade.

O MIT tem o programa Executive Certificate, da MIT Sloan Executive Education, uma formação com certificado que oferece conhecimentos em liderança e gestão, estratégia, inovação e tecnologia. 

O programa é composto de diferentes cursos, e você precisa concluir quatro deles para conquistar o certificado. Com dedicação exclusiva, isso pode ser feito em cerca de duas semanas. 

FDC-Smith Women´s Global Leaders Program

As mulheres ainda precisam caminhar um trecho um pouco mais longo que os homens para alcançar postos de tomada de decisão e liderança. Por isso, a FDC e a Smith College Executive Education desenvolveram um programa de liderança exclusivo para mulheres.

O objetivo desse curso é estimular e desenvolver os talentos femininos para disputarem em pé de igualdade postos na C-section de empresas de diferentes segmentos.   

Fundação Getúlio Vargas

A FGV é uma das principais instituições brasileiras de ensino quando o assunto é gestão. E eles oferecem alguns cursos de liderança, para profissionais em diferentes níveis. Desde a Introdução à Liderança, até a especialização em Liderança e Motivação

Os cursos podem ser feitos online e têm duração variando entre 5 a 30 horas de aula no total. 

Bônus: perfis de líderes para você seguir e se inspirar

Líderes devem inspirar seus liderados. Para isso, precisam também se inspirar em outros líderes e perfis de pessoas que têm a capacidade de conduzir outras pessoas até um objetivo. Assim, vamos deixar aqui duas sugestões de líderes contemporâneos para você seguir nas redes sociais. 

Cristina Junqueira

A co-fundadora e CEO do Nubank no Brasil é uma das principais líderes brasileiras da atualidade. Ela é uma das únicas mulheres do mundo fundadoras de empresas que valem mais de US$ 10 bilhões e assumiu um compromisso de levar mais mulheres para posições de tomada de decisão no Nubank. 

Em uma entrevista para a Exame, ela fala sobre a liderança feminina, e você pode ver no vídeo abaixo: 

Você pode acompanhar o que ela pensa e fala pelo Twitter e pelo Instagram

Richard Branson

Se você nasceu antes dos anos 1990, provavelmente se lembra da gravadora Virgin e de todo o império do grupo, que já chegou a ter até mesmo uma companhia aérea. Richard Branson é o homem por trás desse sucesso. 

O fundador do grupo Virgin e também autor de diversos livros, atualmente, dá conselhos sobre como transformar sonhos em realidade nas suas redes sociais. Você pode conhecer mais sobre o que ele pensa no Twitter e Instagram.  

Depois desta conversa, apostamos que você ficou bem entusiasmado para conquistar o seu lugar na liderança, certo? E nem precisa esperar algum dos cursos de liderança e gestão de pessoas que listamos aqui começar. 

Você já pode ir desenvolvendo as suas habilidades agora mesmo. Para isso, nossa sugestão é você acessar nosso webinar gratuito sobre inteligência emocional para líderes. Nessa aula de mais de 1 hora, você vai aprender estratégias essenciais para controlar as emoções e conseguir conduzir o seu time da melhor maneira, até nos contextos mais difíceis.

Acesse agora mesmo, gratuitamente: [WEBINAR GRAVADO] Inteligência Emocional para líderes: Dicas para manter a equipe engajada

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *