Qual o segredo da gestão de pessoas no Google?

CONTEÚDO

Gestão de pessoas Google

CONTEÚDO

A gestão de pessoas no Google é uma empresa referência em gerenciamento de pessoal, conhecida por ter uma das melhores culturas organizacionais do mundo.

Você consegue imaginar o que há de tão diferente em sua rotina que faça com que a empresa tenha tanto sucesso?

Uma dica: suas táticas não são tão secretas nem de outro mundo como imaginamos!
A empresa abriu o jogo sobre o desenvolvimento e melhoria dos seus processos, e um fato curioso é o de que grande parte das suas ferramentas de gestão são de processos básicos, como execução de reuniões, conversas entre colaboradores e definição de metas foram apresentados.

Continue a leitura e saiba mais sobre a gestão de pessoas no Google e a cultura dessa grande empresa!

O segredo da gestão de pessoas no Google revelado:

gestao de pessoas Google

 

 
 

Mas então, qual é o grande diferencial do gerenciamento do Google?

O ponto importante é que esses processos básicos não são tão fáceis de serem executados com sucesso. Fazê-los de forma consistente para que o gerenciamento seja satisfatório exige uma boa definição de metas e uma boa gestão dos talentos da empresa.

Para isso, portanto, a empresa precisa investir no planejamento.

Adotar processos básicos, porém fundamentais, de forma fraca e desalinhada acaba limitando o desenvolvimento da empresa. Algumas falhas comuns foram observadas num estudo feito com 12 mil empresas, dos mais diversos segmentos e práticas de gerenciamento.

Falhas mais comuns na implementação de processos:

  • Falta de consciência de que processos melhores ou mais desenvolvidos podem ser necessários na gestão;
  • Falta de habilidade dos colaboradores para melhorar esses processos;
  • Falta de confiança da equipe na própria organização para adotar novos processos.

Por causa dessas e de outras falhas, mesmo os fundamentos básicos de gerenciamento podem se tornar difíceis de serem implementados.

Se não houver análise e monitoramento constante das práticas, visando o aprimoramento dos processos, o sucesso será uma realidade distante. Lembre-se: esses obstáculos são difíceis, mas não impossíveis de serem superados!

Isso faz parte da razão pela qual você não pode simplesmente copiar as práticas de gerenciamento de outra empresa – gestão de pessoas no Google – e sentar e aguardar o sucesso, como uma receita de bolo que se aplica a todas as organizações.

Para atingir o sucesso da sua empresa, você precisa construir e desenvolver as competências básicas que alavanquem o sucesso da gestão. Sem esse pensamento, você só terá um plano estratégico  que não consegue sair do papel.

Por que essas práticas simples são tão importantes?

Exatamente por essas práticas serem tão básicas que elas se tornam essenciais. Quando elas são bem executadas, o retorno para a organização é grande, já que poucas conseguem ser bem-sucedidas em sua implantação e desenvolvimento.

Resumindo, se você quer ter um grande impacto no desempenho organizacional, invista nesses passos:

  • Faça pesquisas de feedback dos colaboradores sobre seus respectivos gerentes;
  • Cultive um ambiente propício para conversas sobre o desenvolvimento de carreiras dos seus funcionários;
  • Coloque o bem-estar dos seus colaboradores em primeiro lugar;
  • Tenha uma agenda de reunião compartilhada, na qual todos possam contribuir;
  • Saiba quais são os talentos da sua empresa e invista neles desde o processo de contratação;
  •  Desenvolva as habilidades dos colaboradores para que eles sejam capazes de executar sua estratégia;
  • Procure desenvolver um ambiente horizontal e democrático;
  • Não tenha medo de arriscar!

Vantagens de um modelo de gestão de pessoas como o do Google

O que podemos tomar como lição de uma empresa bem-sucedida como o Google é que os processos gerenciais precisam ser sempre fortes e bem estruturados em todas as áreas da gestão.

A Gestão de pessoas no Google cumpre um papel importante no mundo corporativo ao sempre mostrar com transparência a estrutura da sua cultura organizacional e, dessa forma, ela irá continuar servindo de exemplo para gestores que buscam o crescimento do seu negócio de forma saudável e proveitosa.

Gostou das dicas de gestão de pessoas no Google? Então acompanhe nossos posts pra ficar por dentro de assuntos como esse! Se você preferir, pode receber nossa newsletter diretamente no seu e-mail.

A Siteware desenvolveu um software de execução de estratégias que, entre outras vantagens, aumenta a performance corporativa e individual. Buscando sempre ajudar empresas e pessoas a se manterem atualizadas, disponibilizando gratuitamente alguns materiais, como é o caso deste infográfico: 7 segredos do Google sobre cultura corporativa

Texto adaptado daqui por:

assinatura blog luiza 4 Qual o segredo da gestão de pessoas no Google?

Luiza Andrade. Estudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.

Banner 16 Qual o segredo da gestão de pessoas no Google?