A Gestão de Mudança nas empresas precisa mudar

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Gestão de mudança nas empresas
Gestão de mudança nas empresas

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A Gestão de Mudança nas empresas já é uma disciplina reconhecida há mais de meio século. No entanto, apesar dos grandes investimentos que as empresas fizeram em ferramentas, treinamentos e milhares de livros (mais de 83.000 na Amazon), a maioria dos estudos ainda mostra uma taxa de fracasso de 60-70% de projetos de mudança organizacional – uma estatística que se manteve constante de 1970 até o presente momento.

Dadas essas evidências, é possível que tudo o que sabemos sobre Gestão da Mudança esteja errado e que devemos voltar ao quadro branco?

Devemos abandonar os oito fatores de sucesso de Kotter e tudo o mais que sabemos sobre engajamento, comunicação, pequenas vitórias, construção do case de negócios e todos os outros elementos do framework da Gestão de Mudança nas empresas?

Como fazer a Gestão de Mudança nas empresas

Mesmo que pareça plausível repensar o básico, vamos sugerir uma explicação alternativa. O conteúdo sobre Gestão de Mudança nas empresas está correto, mas a capacidade gerencial para implementá-lo foi subdesenvolvida.

Na verdade, em vez de fortalecer a habilidade dos gestores em gerenciar mudança, nós permitimos que eles “terceirizem” a gestão da mudança para o RH ou consultores ao invés de tomarem a responsabilidade para si – uma abordagem que quase não funciona.

Como assim?

Ao longo de vários anos, uma grande empresa do setor da saúde apresentou uma abordagem de gestão de mudança específica para milhares de gestores, enquanto ofereceu treinamento em ferramentas e técnicas de Six Sigma específicas para o RH.

Como resultado, os gestores se tornaram familiarizados com os conceitos, mas dependiam dos “experts” do RH para realmente estruturar o planejamento. Isso demonstra que a gestão da mudança se tornou mais um fluxo de trabalho para cada projeto, em vez de ser um novo modo de pensar sobre como realizar algo ou atingir um objetivo.

Claro que nem toda empresa deixa seus gestores agirem dessa forma. Mas, se sua organização (ou sua área) luta para implementar efetivamente a mudança, você deve se fazer as três perguntas abaixo:

3 perguntas para implementar a mudança nas empresas:

  1. Vocês adotam um framework e ferramentas de gestão de mudanças? Existem vários para escolher e muitos deles contam com os mesmos ingredientes, apenas pensados e descritos de forma diferente. O segredo é ter definições, abordagens e checklists comuns e com os quais todos estejam familiarizados.
  2. Até que ponto o seu planejamento da mudança está integrado aos demais projetos e não apenas pensado separadamente ou em paralelo? O desafio é fazer da gestão da mudança parte do plano de negócios, e não algo a ser adicionado e gerenciado de forma independente.
  3. Por fim, quem é responsável pela gestão eficaz da mudança em sua organização: gestores ou “experts” (sejam funcionários da empresa ou terceiros)? A menos que seus gestores sejam responsáveis por se certificarem de que a mudança aconteça sistemática e rigorosamente – e certos comportamentos sejam recompensados ou repreendidos de acordo – eles não desenvolverão suas habilidades.

Todo mundo concorda que a Gestão de Mudança nas empresas é importante. Fazê-la de modo eficiente, no entanto, precisa ser uma competência-base dos gestores e não somente algo que eles podem delegar para outros.

Gostou das dicas? Está pronto para implementar e fazer a melhor Gestão da Mudança que sua empresa já viu? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais! E fique de olho, vamos falar ainda mais sobre Gestão da Mudança aqui no blog!

Texto adaptado da HBR por:

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Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.

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