Gestão Estratégica

Empresa proativa: ela não espera acontecer, vai atrás dos resultados!

Empresa proativa: ela não espera acontecer, vai atrás dos resultados!

Publicação : 07/12/2018

Por Siteware Siteware

8 min

Nada pior que pessoas que só tomam uma atitude se provocadas.

Ali, paradas, olhando. A proatividade é uma característica de pessoas que querem ser protagonistas em suas vidas. E, por isso, não esperam acontecer: agem para moldar seus destinos.

Na hora de formar uma nova equipe, a proatividade dos funcionários é uma das características mais buscadas pelas empresas.

Aquele que está sempre criando ideias e tomando iniciativas, indo além de suas “tarefas”, será sempre mais valorizado pelo gestor. Mas de nada adianta este ser o perfil do colaborador, se a própria empresa não for definida como proativa.

Você acredita que tem uma empresa proativa?

Acha que está no caminho, mas quer conferir se cumpre todos os requisitos?

Então, acompanhe nosso conteúdo para desenvolver 100% a proatividade em sua empresa!

Veja também: Ações de engajamento nas empresas para aumentar a produtividade da equipe

Empresa Reativa X Empresa Proativa

Você sabe a diferença entre uma empresa reativa e uma empresa proativa?

Pois bem. Pense em todas as solicitações que você recebe em suas plataformas de atendimento ao cliente e até mesmo nos movimentos que faz de acordo com as ações da concorrência. Aparentemente, nada de errado com isso, não é?

Não há nada de errado, afinal, você está atendendo ao que seu cliente precisa. Mas esta não deixa de ser uma ação reativa.

Ou seja, quando a empresa age em reação ao mercado. Quando tem uma necessidade e atende a essa necessidade. Mas, por que não se antecipar?

É pensando neste contexto que aparece a empresa proativa. A definição mais certeira de uma empresa proativa seria dizer que ela se antecipa às mudanças.

Antes de ser forçada a tomar uma atitude, seja para lidar com a concorrência de um produto, um comportamento ou outros fatos inerentes ao mercado que está inserida, a empresa pode – e deve – agir.

Uma empresa proativa contribui para as mudanças, e não age somente após elas acontecerem.

Ela participa ativamente dessas alterações no mercado, porque consegue ver o que os outros ainda não viram. Muitas vezes, também com ideias e ações inéditas, que impactam seu consumidor e despertam a reatividade de outras empresas.

Confira esta ilustração que mostra a evolução de um comportamento reativo para um proativo:

Saiba mais: Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento

Características de uma empresa proativa

Mais do que apenas atender às solicitações e movimentos da concorrência, as empresas proativas agem antes da mudança ocorrer.

Possuem um perfil atento, que quebra regras e dita novas normas e tendências. O futuro, amanhã? Por que não começar a construí-lo hoje mesmo? Ao invés de esperar, como uma empresa reativa, a empresa proativa deve sempre estar agindo.

Por isso, a gestão de uma empresa proativa deve começar pela cultura organizacional e acontecer de maneira contínua. Existem, claro, algumas características que a distinguem de uma empresa reativa.

De acordo com os escritores do livro “Empresas proativas – como antecipar mudanças no mercado”, existem oito capacidades de empresas proativas.

8 capacidades da empresa proativa:

  1. A primeira delas é a capacidade de lidar com o risco.
  2. A segunda, de lidar com erros.
  3. A terceira, de enxergar realidades futuras.
  4. A quarta, de gerenciar a pressão do curto prazo.
  5. A quinta, de inovar de forma também proativa.
  6. A sexta, de gerenciar de maneira flexível.
  7. A sétima, de liderar proativamente.
  8. E a oitava, de identificar e desenvolver pessoas proativas.

Veja abaixo o que isso significa na prática!

Empresa proativa na prática

Na prática, uma empresa proativa lida com riscos de maneira que pode parecer, aos olhos de muitos, até mesmo irresponsável.

Afinal, é aquela empresa que encoraja a busca por riscos, se for preciso para implicar uma mudança. E, diferentemente do que ocorre com a reativa, quando pensa apenas em atender às cobranças do momento e se sentir segura.

Aceitar os erros faz parte. Parar de enxergá-los como problemas e transformá-los em oportunidades também é uma atitude corporativa proativa. Vivendo, errando e aprendendo.

Filosofia tão importante quanto a de pensar em estratégias futuras e não visualizar somente o que há no presente. Uma empresa proativa chega a “abrir mão” de ganhar algo no presente, porque o futuro trará um resultado muito melhor.

E quando idealiza a inovação, uma empresa proativa deixa de se basear no que já existe no mercado. Ela passa a romper padrões estabelecidos e de fato inovar, apoiada por todos os seus colaboradores, sem uma hierarquia definida.

Levar a flexibilidade e liberdade de expressão para a cultura da empresa faz toda a diferença neste aspecto.

Conclusão: promova uma cultura de proatividade

Por fim, de nada adianta querer ter uma empresa proativa, se a cultura organizacional não refletir essa característica.

Desde a gestão e liderança, a proatividade deve ser pauta principal. Na prática, significa deixar de lado o tradicional, a necessidade de controlar os funcionários, para trazer de fato uma mudança.

Com um líder próximo, que abre oportunidades e estimula a proatividade de sua equipe, a consequência inevitavelmente será uma só. Duas palavras: empresa proativa.

Vale reforçar que uma empresa proativa se faz com pessoas proativas. Mas não deixa de ser algo a ser aprendido, motivado e trabalhado constantemente dentro da gestão empresarial.

E já que estamos falando em proatividade, que tal começar com ações que ressaltem as características de uma empresa proativa?

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