O que é gamificação nas empresas? Saiba mais sobre essa tendência e suas vantagens

CONTEÚDO

O que é gamificação nas empresas

CONTEÚDO

Você sabe o que é Gamificação nas empresas? Vindo do inglês, Gamification, essa tendência consiste em utilizar elementos dos famosos jogos de videogame como forma de estimulação no trabalho.

O que pode soar estranho para uns, já faz todo o sentindo para outros.

Para os que desconhecem esse tipo de técnica, pode parecer estranha a possibilidade de utilizar algo feito para relaxar e se distrair como forma de ampliar seu conhecimento e engajamento no trabalho.

Mas esses dois processos estão mais ligados do que podemos imaginar, e é isso que vamos explicar a seguir.

Leia também: Ideias criativas para implantar na empresa: confira 5 dicas valiosas

Mas, afinal, o que é gamificação nas empresas?

Quer entender mesmo o que é gamificação nas empresas? Então, confira:

A gamificação nas empresas é utilizada como uma espécie de estratégia de engajamento. Ou seja, nesse caso, o jogo tem suas técnicas utilizadas em processos totalmente diferentes, mas com o mesmo objetivo: estimular cada vez mais o jogador a se manter envolvido no “game” ou, nesse caso, no trabalho.

O mais interessante é que essa técnica consegue auxiliar o colaborador em diversos aspectos, onde podemos destacar:

  • A motivação em vencer;
  • O engajamento em passar sua experiência ao próximo;
  • Aumentar a produtividade.

Ficou claro pra você o que é gamificação nas empresas? Então, veja mais sobre essa tendência.

Como a gamificação pode ser aplicada no cotidiano?

Apesar de estarmos falando sobre a gamificação em empresas, ela também é conhecida por ser empregada em diversos aspectos da vida.

Por exemplo, para uma criança que tem dificuldades em memorização, um quiz pode ser realizado para auxiliá-la a gravar mentalmente as mensagens necessárias de uma maneira mais divertida.

O mesmo ocorre nas organizações. Uma estratégia de vendas, por exemplo, pode ser melhorada ao aplicar um jogo em que acontece uma disputa com outros times. Como um game de corrida ou um jogo de futebol, em que o objetivo é vencer o adversário para alcançar suas metas.

Este post também pode interessar a você: Como montar um team building: 6 dicas para unir, desenvolver e motivar sua equipe

Você sabe com o a gamificação pode estimular seu cérebro? Então, confira este infográfico da Opusphere:

 

O que a organização pretende com isso?

Uma empresa pode optar por utilizar a gamificação por diversos fatores. Organizar tarefas diárias é uma delas.

Mas podemos considerar o desejo de motivar os colaboradores como uma das mais importantes. Assim, trazendo uma atividade criativa e divertida durante o trabalho pode-se engajá-los e, ainda, ampliar os conhecimentos de seus funcionários.

Ao perder uma partida, por exemplo, recebemos uma espécie de feedback, mostrando o porquê de termos perdido o jogo e o que poderia ter sido feito para mudar esse resultado, para que possamos aplicá-lo em uma próxima partida.

A organização também pode utilizar a gamificação para realizar um feedback em busca de melhorias para os funcionários. E também receber opiniões sobre o que pode ser melhorado na própria empresa.

Jogos têm metas. As empresas, também!

Ampliando nossos horizontes para essas comparações, é possível começar a entender onde fica o link entre games x trabalho.

A começar pelas metas, que são essenciais para um jogo. Afinal, um game precisa de um objetivo final para proporcionar a vitória, e nesse caso, temos uma meta a alcançar.

No trabalho, também temos metas. Seja para realizar mais vendas ou cumprir prazos, somos colocados diariamente em testes, assim como nos jogos de videogame, para que possamos dar o melhor de si e alcançarmos nossas metas.

Assim, usar elementos de videogame, como “distintivos” (tags) de excelência, troféus virtuais e outros, para quem bater metas, pode unir jogo e realidade de maneira divertida e produtiva.

As regras também existem para os dois casos. Se você não as cumpre durante um jogo, você pode perder a vez. No trabalho, você pode colocar em risco o seu emprego. Aonde você pretende chegar? O que acredita que pode ganhar com isso? Afinal, ambos também possuem objetivos a serem alcançados.

Durante um jogo, você tem como objetivo ser premiado. No trabalho, também. Temos aqui mais um aspecto em comum, pois prestamos serviços a uma empresa focando em ser reconhecido e, posteriormente, premiado, seja com um aumento de salário, um bônus, uma viagem.

Para que você entenda definitivamente o que é gamificação nas empresas, assista a este vídeo do Olhar Digital:

Quais benefícios a gamificação nas empresas pode proporcionar?

Esse tipo de atividade nas organizações pode trazer diversos benefícios nos mais variados setores. Podemos destacar entre eles:

  • Motivação para praticar o jogo;
  • Cooperação para trabalhar em equipe e auxiliar o outro e ser auxiliado;
  • Superação para enfrentar inseguranças em busca de vencer;
  • Persistência para alcançar os objetivos;
  • Reconhecimento, ao conquistar a vitória.

Outra estratégia de RH que pode ser usada juntamente com a gamificação é a meritocracia. Saiba mais sobre ela. Baixe nosso e-book gratuito: Meritocracia – planilha ou software?

Conclusão: gamificação nas empresas não é brincadeira

Agora que você já sabe o que é gamificação nas empresas, podemos considerar que as organizações só têm a ganhar com ela.

Com uma nova geração de líderes jovens, com visões e planejamentos diferenciados, essa técnica é bastante assertiva, podendo auxiliar cada vez mais a compreender as necessidades dos colaboradores e também colaborar para uma maior produtividade dentro da empresa.

Será que é possível usar gamificação em políticas de incentivo? Confira neste post: Conheça as vantagens de usar e 4 modelos de remuneração estratégica

Gamificação tem tudo a ver com acompanhar metas e resultados. Por isso, o STRATWs One, um software de gestão de desempenho corporativo, pode ajudar a implementar a gamificação em sua empresa.

Ele disponibiliza indicadores de desempenho em tempo real e de forma transparente.

Hub O que é gamificação nas empresas? Saiba mais sobre essa tendência e suas vantagens