Gestão remota: 5 dicas infalíveis para impulsionar os resultados das equipes que operam à distância

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Gestão remota

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Com as oportunidades geradas pela transformação digital nas empresas, a gestão remota já é uma realidade para muitas organizações em todo o mundo. Esse modelo de gerenciamento se deve, principalmente, aos avanços tecnológicos e às novas configurações de trabalho que vêm surgindo paralelamente ao processo de globalização.

Assim, cada vez mais as organizações estão experimentando as vantagens da gestão à distância, como redução de custos e maior flexibilidade, produtividade e satisfação dos colaboradores.

No entanto, para que seja possível alcançar bons resultados com essa forma de gerenciar pessoas e processos, é necessário tomar alguns cuidados.

Se você quer mais dicas de como manter equipes motivadas e atuantes, então, baixe nosso infográfico gratuito: Como usar KPIs para acompanhar resultados e engajar seu time?

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas de como fazer uma gestão remota eficiente. Por isso, continue a leitura e confira nas próximas linhas quais boas práticas você deve adotar se deseja implementar esse modelo de gerenciamento no seu negócio.

Veja também: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

5 dicas de como fazer uma gestão remota eficiente

1 – Conte com um planejamento bem estruturado

Planejamento é a base para uma gestão remota de sucesso. É preciso colocar no papel todas as atividades, seus respectivos responsáveis e os prazos para entregas.

Além disso, é necessário também considerar possíveis imprevistos e a maneira de lidar com cada situação.

2 – Defina os processos e os objetivos com clareza

Na verdade, esta dica vale tanto para gerenciamento à distância como presencial. Definir as tarefas, os processos e os objetivos com clareza faz toda a diferença para que alcance um resultado de qualidade.

Quando os envolvidos em determinado projeto não entendem direito o que precisa ser feito e o que se espera deles, dificilmente as metas serão alcançadas de maneira satisfatória.

3 – Ajude os colaboradores a estabelecerem uma rotina

Os profissionais que trabalham à distância, seja por home office ou coworking, possuem mais liberdade e flexibilidade para executar suas tarefas do que aqueles que trabalham em loco.

Porém, essa autonomia para fazer os próprios horários pode se tornar uma armadilha e colocar em risco a produtividade.

Nesse sentido, procure ajudar seus colaboradores a estabelecerem uma rotina de trabalho focada em resultados. Assim, o colaborador ficará mais focado em suas tarefas e poderá ter um desempenho melhor.

4 – Promova reuniões periódicas

As reuniões periódicas servem para que o gestor possa acompanhar a evolução das tarefas e dos projetos e alinhar determinados pontos do planejamento. Isso porque, à medida que o trabalho avança, as necessidades podem se transformar.

Se possível, faça reuniões presenciais com suas equipes remotas. Caso isso não possa acontecer, as videoconferências são uma boa opção.

A intenção desses encontros é:

  • promover o diálogo;
  • apresentar atualizações de resultados;
  • conhecer as atuais dificuldades dos colaboradores que trabalham à distância;
  • analisar o desempenho de cada um deles por meio do feedback;
  • promover a integração entre todos os profissionais;
  • fortalecer as relações de trabalho, criando um senso de pertencimento.

Tudo isso contribui para a produtividade de todos.

Leia mais: 15 dicas para ter mais produtividade nas suas reuniões

5 – Faça uso de ferramentas de gestão de tempo e tarefas

Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar na gestão remota. Com o uso da tecnologia, fica mais fácil gerenciar o tempo e as tarefas que foram passadas para os colaboradores à distância.

Para que você consiga acompanhar as entregas e o cumprimento de prazos, use a tecnologia a seu favor. Veja a seguir algumas dicas de ferramentas:

Operand

O Operand tem como objetivo promover a integração entre pessoas e processos. As informações dos trabalhos e projetos ficam centralizadas em uma única plataforma. Isso facilita o acesso de todos os profissionais envolvidos e otimiza a gestão remota.

We Transfer

Esta ferramenta é bastante útil quando você precisa enviar arquivos que são muito grandes para serem enviados por e-mail. O We Transfer aceita documentos de até 2GB (gratuitamente). Há também a versão Plus para envios de até 10GB.

Google Drive

O Google Drive é talvez a ferramenta favorita de quem trabalha à distância. Com esta ferramenta, você pode criar e compartilhar documentos de texto, planilhas, apresentações, relatórios, anotações, imagens, vídeos e muito mais.

Evernote

O Evernote é um aplicativo de anotações. Ele permite criar notas, adicionar anexos, definir lembretes, editar arquivos, marcar reuniões e muito mais. Tudo isso de maneira colaborativa. Com o Evernote, é possível compartilhar insights criativos.

Whereby

O Whereby surge como uma alternativa para o Skype. A ferramenta permite fazer videoconferências com até oito participantes.

O que achou das nossas dicas de como fazer uma gestão remota mais eficiente? Coloque-as em prática e veja os resultados das equipes que trabalham à distância melhorarem de maneira significativa.

Leia também: 8 ferramentas de gestão de equipes que vão turbinar seus resultados

Trabalhar em casa pode ser um desafio para os colaboradores, por isso, passe estas dicas para eles:

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DICA EXTRA: Compartilhe os resultados

Você pode usar um software de gestão de performance corporativa, como o STRATWs One, para acompanhar e compartilhar os dados de seus KPIs, assim, todas estarão alinhados sobre os resultados do negócio.

Dessa forma, fica mais fácil para os colaboradores perceberem se seu trabalho está ajudando na performance do negócio.

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