Filmes sobre gestão de pessoas para você se inspirar enquanto se diverte

CONTEÚDO

líder relaxa enquanto assiste filme sobre gestão de pessoas

CONTEÚDO

Queria ser mais produtivo no fim de semana, mas está funcionando no modo “Netflix and chill”? Você pode unir o útil ao agradável assistindo filmes sobre gestão de pessoas. Ao mesmo tempo em que descansa e se diverte, também aprende algumas lições interessantes que esses roteiros têm a nos passar.

O lazer é um período importante do dia e da semana, é quando recarregamos as energias e damos espaço para a criatividade voltar a fluir. Ter contato com coisas novas, diferentes e interessantes é uma ótima maneira de se motivar e inspirar. Mas isso não significa que algumas dessas coisas não possam trazer insights para você aplicar no seu trabalho!

Antes de ligar a TV, baixe nosso material gratuito:

Agora, sim, pegue sua pipoca e divirta-se com as nossas indicações!

Filmes sobre gestão de pessoas na Netflix e outras plataformas

Invictus (2009)

Dirigido por Clint Eastwood, “Invictus” é uma história baseada em um trecho da biografia de Nelson Mandela. Recém eleito presidente da África do Sul, Mandela (Morgan Freeman) identifica que o país ainda guardava uma forte herança do Apartheid.

Para criar um sentimento de nação, ele decide usar o rúgbi, esporte nacional, e contrata o técnico François Pienaar (Matt Damon) para treinar a seleção sul-africana para a Copa do Mundo do esporte. O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Highlight estratégico. Além da beleza da história contada por Eastwood, a obra tem muito a dizer sobre o papel da liderança no engajamento de equipes. Com esse filme sobre gestão de pessoas, podemos aproveitar para pensar sobre a forma como o líder deve sempre colocar o propósito no centro da ação. Dessa forma, as tarefas desempenhadas estarão sempre alinhadas com a missão, os valores e a visão da empresa.

Quer mais dicas sobre engajamento de equipes? Baixe nosso material gratuito:

Assista ao trailer:

Divertidamente (2015)

Foi pego de surpresa ao ver uma animação na lista de filmes sobre gestão estratégica de pessoas? Pois saiba que a nossa escolha faz muito sentido para esta seleção! “Divertidamente” é uma representação de como funcionam as emoções de uma criança que está entrando na adolescência e, ainda, se mudando de cidade com a família.

Enquanto no início do filme é a Alegria (voz de Amy Poehler) que predomina nas emoções da pequena Riley, à medida que a menina cresce e tem que lidar com coisas mais complexas, é a Tristeza (voz de Phyllis Smith) quem vai conquistando espaço. Ambas as emoções são obrigadas a trabalharem juntas para garantirem o equilíbrio emocional da menina. O filme está disponível na Disney+.

Highlight estratégico. Ao mesmo tempo divertido e didático, “Divertidamente” é uma visão sobre o ambiente de trabalho. O filme nos convida a uma reflexão sobre o papel da colaboração para alcançar um objetivo maior. Também nos faz pensar sobre a nossa capacidade de nos relacionarmos com pessoas de perfis muito diferentes do nosso.

Assista ao nosso webinar gratuito sobre inteligência emocional e saiba como lidar com a sua subjetividade e dos profissionais que trabalham com você:

Assista ao trailer:

O Diabo Veste Prada (2006)

Com Merryl Streep em um dos papéis mais icônicos da carreira, “O Diabo Veste Prada” conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem jornalista que tem a oportunidade de trabalhar como secretária da grande Miranda Priestley (Streep). Andrea é rapidamente consumida pelo ambiente tóxico da redação e pela relação com Miranda, mas logo aprende a se adaptar ao meio e tem um surpreendente crescimento na carreira. No Brasil, você pode assistir à incrível Merryl Streep no papel de Miranda Priestley no Telecine Play.

Highlight estratégico. Depois de assistir ao filme, vale uma reflexão sobre as expectativas que o líder tem sobre sua equipe e sobre o ritmo de trabalho que impõe. Essa rotina é exequível, é sustentável a longo prazo, ou vai levar seus coordenados a um burnout (ou vários)?

Além disso, na expectativa de agradar a um líder que nunca está satisfeito, muitos profissionais — como a própria Andrea do filme — abrem mão dos seus valores, do seu tempo livre, da sua autenticidade e da sua saúde. Ou seja, abdicam justamente do seu diferencial, aquilo que os fez serem contratados pela empresa.

Assista ao trailer:

Moneyball — O homem que mudou o jogo (2011)

Estrelado por Brad Pitt, “Moneyball” conta a história de Billy Beane (Pitt), diretor do time de baseball Oakland Athletics. O clube não está nos seus melhores dias em termos financeiros, e Beane precisa usar a criatividade para mudar a sorte da equipe. Então, ele recorre a uma solução sofisticada usando dados gerados por computador para escolher quais jogadores contratar. Este é um filme sobre gestão de pessoas na Netflix.

Highlight estratégico. Existem alguns pontos que valem uns minutos de análise neste filme. O primeiro deles é o uso de uma solução criativa e inovadora para resolver um problema que parecia fatal para a empresa, tornando “Moneyball” também um filme de gestão empresarial.

Além disso, há a infalível combinação intuição do gestor + dados, que tem como resultado um sucesso maior do que o esperado para a empresa. Beane confia nos indicadores apontados para tomar as decisões. Mas a habilidade para interpretar esses dados, ter os insights e tomar as decisões é toda dele. Assim como mostrado neste filme sobre gestão de pessoas deveria ser a prática nas empresas, fator humano e tecnologia aliadas para um resultado maior.

Assista ao trailer:

Por falar em indicadores, você já tem o seu dashboard? Baixe o nosso material e construa um de forma simples e eficiente:

Mas, se quiser fazer como Billy Beane e ter uma ajudinha da tecnologia, você deveria conhecer o STRATWs One, plataforma de gestão de indicadores desenvolvida pela Siteware. A ferramenta transforma em processos toda a sua metodologia de gestão, quer ela seja SWOT, Lean ou muitas outras que são compatíveis com a plataforma.

Para cada processo, você pode estabelecer os indicadores mais adequados para monitorar o progresso da empresa rumo às metas estabelecidas. A ferramenta gera relatórios em tempo real, que permitem ao gestor fazer análises aprofundadas e ter insights sobre como melhorar de maneira constante.

Banner 16 Filmes sobre gestão de pessoas para você se inspirar enquanto se diverte