Gestão de Equipe

Como gerenciar uma equipe de trabalho: aprenda os principais aspectos para obter o melhor do seu time

Como gerenciar uma equipe de trabalho: aprenda os principais aspectos para obter o melhor do seu time

Publicação : 03/11/2014

Por Siteware

7 min

Como gerenciar uma equipe de trabalho é uma das maiores preocupações dos gestores ao redor do mundo. Ao assumir o controle de um grande número de pessoas, é importante monitorar o fluxo de trabalho, alinhar expectativas, lidar com conflitos e gerenciar com foco em resultados.

No âmbito da gestão de uma empresa, não existe uma fórmula secreta para o gerenciamento de equipes. Afinal, os times de trabalho, o ambiente e as metas a serem alcançadas são diferentes em cada organização.

Porém, algumas ideias para gerir equipe podem contribuir para a execução da estratégia e auxiliar na conquista de resultados relevantes. Confira!

Como gerenciar uma equipe: 5 ideias para um gerenciamento de excelência

1. Distribuição de tarefas

Um dos principais pontos de como gerenciar uma equipe é conhecer quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Entendendo as habilidades e limitações, torna-se viável designar as tarefas de maneira inteligente. Assim, você terá:

  • Bom aproveitamento da equipe;
  • Ganho de qualidade na execução das tarefas;
  • Economia de tempo
  • Maior satisfação dos colaboradores com o trabalho
  • Maior motivação do time
  • Ganho em eficiência na realização das tarefas.

2. A importância das reuniões

Quase todo mundo já viveu aquela situação da reunião que poderia ter sido um e-mail. Mas as reuniões são um momento importante e devem ser promovidas com frequência. O segredo em como gerenciar uma equipe, ter esses encontros presenciais com o time de forma eficiente é usar esse espaço com sabedoria e objetividade.

Marque reuniões somente quando for necessário que todos estejam presentes ao mesmo tempo para discutir de forma coletiva uma ideia ou um assunto. E mantenha o tempo das reuniões controlado, para ninguém perder tempo com elas.

Encontros bem organizados podem ser úteis para:

  • Reunião de alinhamento de equipe;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Corrigir falhas;
  • Apresentar resultados
  • Fazer um brainstorming
  • Coletar feedback sobre o status de uma operação.

As reuniões podem ser preparadas com a ajuda de um software prático e eficiente, que possibilita armazenar dados de maneira segura e organizada. Com uma boa ferramenta, é possível disparar o convite da reunião, elaborar a ata, distribuir as tarefas entre os participantes e, ainda, monitorá-las periodicamente.

O Trello é uma boa ferramenta para essa otimização no dia a dia de como gerenciar uma equipe, pois permite criar calendários de tarefas, designar pessoas responsáveis por cada etapa de um projeto e ainda marcar compromissos, como as reuniões.

Aprenda a fazer reuniões com foco nas questões importantes, clique aqui.

3. Aprenda a superar os imprevistos

É normal que o planejamento  de uma equipe não seja seguido à risca. Nesse caso, é importante entender que imprevistos acontecem e traçar uma nova estratégia capaz de superar essa eventualidade.

Parte de entender como gerenciar uma equipe de trabalho está em ter a flexibilidade de entender que pessoas não são máquinas e, às vezes, o planejado não pode ser cumprido por razões diversas. Não perca tempo tentando encontrar culpados e jamais tire conclusões precipitadas.

Quando tudo estiver solucionado, avalie a situação com cautela. Se um responsável for encontrado, converse com essa pessoa separadamente e procure conhecer a sua versão da história. Logo, será possível ter a real dimensão do ocorrido e, caso seja necessário, tomar decisões em relação ao futuro.

4. Tenha atitudes consistentes

Suas ações e a maneira como você se comunica com os membros da equipe devem ser consistentes. Por exemplo, elogiar em excesso o trabalho de um determinado colaborador pode causar desconforto e tensão entre os demais integrantes do time. Por isso, preocupe-se em lidar de forma justa com cada um dos membros e trate todos com igualdade.

[KIT COMPLETO] Ferramentas de Análise

Disponibilizamos um arquivo em Excel com as ferramentas essenciais de análise para ajudar na gestão da sua empresa. Preencha os dados ao lado para baixar!

5. Resultados alcançados – foco em resultados

O foco em resultados deve ser coletivo. Toda a equipe precisa estar alinhada quanto aos objetivos e as metas a serem alcançados e deve manter sinergia para a obtenção dos resultados esperados. Algumas ideias para o gerenciamento de equipes nesse sentido são:

  • Compartilhe pensamentos;
  • Promova discussões sobre o desenvolvimento das atividades;
  • Converse abertamente com todos os envolvidos;
  • Dê abertura para interações e comentários.

Ficou mais claro agora como gerenciar uma equipe de trabalho? As dicas que trouxemos neste artigo ajudam a estreitar laços entre os funcionários e estabelecer relações de parceria. Essa energia fará com que todos cheguem ainda mais longe.

Ficou interessado no assunto? Veja outros textos relacionados:

Para aumentar a eficiência da sua gestão, experimente a STRATWs One, plataforma de gestão de indicadores da Siteware. Com mais de 160 mil usuários distribuídos por cerca de 1.000 clientes no Brasil e no mundo, o software transforma em processos a sua metodologia de gestão.

Ele pode ser adaptado a metodologias como SWOT, Lean, BSC, entre outras. Com isso, você pode dedicar mais tempo para as questões mais relevantes, como a gestão da sua equipe.

Peça uma demonstração gratuita e transforme o dia a dia da sua empresa com muito mais agilidade e eficiência!

4 comentários

  1. ivo pedro de farias

    adorei o texto ajudou muitos deu pra esclarecer legal obrigado

    • Cecilia Dutra

      Que bom Ivo!

      É esse o objetivo quando produzimos nosso material, ajudar!

      Continue acompanhando!

  2. ivo pedro de farias

    adorei o texto ajudou muitos deu pra esclarecer legal obrigado

    • Siteware

      Fico feliz com seu feedback, Ivo! O nosso objetivo é mesmo ajudar os gestores a alcançarem os melhores resultados!
      Continue acompanhando que ainda vem muito conteúdo bom por aí!