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Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 8 dicas para visualizar melhor seus dados e obter insights valiosos

Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 8 dicas para visualizar melhor seus dados e obter insights valiosos

Publicação : 22/08/2019

Por Siteware

8 min

ferramentas de análise de indicadores e resultados
ferramentas de análise de indicadores e resultados

Indicadores-chave de desempenho (KPIs) medem a eficiência e a eficácia da sua empresa ou departamento no alcance de metas específicas.

Por isso, eles são importantes para saber que rumo o seu negócio está tomando e se há necessidade de fazer ajustes no caminho a fim de chegar aos melhores resultados possíveis.

Mas não basta coletar os dados fornecidos pelos KPIs. É preciso analisá-los.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados. Assim, você pode implementar na sua empresa e extrair o máximo de informações relevantes dos seus KPIs.

Leia também: 5 dicas iniciais de como fazer análise de dados de maneira clara e assertiva

8 ferramentas de análise de indicadores e resultados 

1 – Scoro

O Scoro permite que você supervisione, em tempo real, todos os aspectos mais relevantes da sua empresa em um único dashboard, como projetos, orçamentos, vendas, equipes etc.

Com essa ferramenta, você consegue personalizar seu painel com widgets ilimitados e métricas para rastrear cada KPI, definir permissões para cada usuário (para limitar o acesso a informações específicas), comparar períodos para verificar tendências ao longo do tempo, dentre outras possibilidades.

Em vez de usar várias ferramentas diferentes para gerenciar o trabalho, controlar finanças, planejar projetos ou compilar relatórios, você pode usar uma única solução: o Scoro.

Quer mais detalhes? Então, confira este vídeo (em inglês) sobre o Scoro:

2 – SEMrush

O segundo item da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados é mais focado no monitoramento da marca em ambiente online.

Com o SEMrush, é possível acompanhar as menções da sua marca e que posição ela ocupa nos mecanismos de busca.

Além de saber o que as pessoas andam falando sobre a sua empresa, você consegue também fazer análise da concorrência.

O SEMrush também tem um ótimo vídeo, e em português! Assim fica mais fácil de entender, não?

3 – Datapine

Seus dados são armazenados em muitos lugares diferentes e, dessa forma, você não consegue combinar informações e visualizá-las.

Com o Datapine é possível mesclar conjuntos de dados diferentes de forma dinâmica, sem a necessidade de reestruturar seu banco de dados ou de configurar um data warehouse

A ferramenta permite conectar todas as suas fontes de dados e enxergar além dos números. Assim, você descobre novos relacionamentos e detecta tendências. E, dessa forma, elimina a adivinhação de suas decisões de negócios.

4 – InetSoft

A inteligência de dados da InetSoft une Business Intelligence (BI) e Machine Learning (ML) para extrair o máximo valor de seus dados. Por isso, a solução da InetSoft é, acima de tudo, um aplicativo de BI com tecnologia de mashup de dados altamente flexível.

Com a capacidade integrada de aprendizado de máquina, o mashup de dados permite ainda que painéis e relatórios projetados para o ser humano sejam mesclados com inteligência gerada por máquina.

Ele permite, assim, uma transformação rápida e flexível de dados de diferentes fontes.

Quer dar uma olhada em como ele funciona? Então, encare mais um vídeo em inglês:

5 – Smartsheet

Com o Smartsheet é possível compartilhar sua análise com outros membros da equipe, definir alertas automatizados para lembrá-lo sobre tarefas futuras e prazos que se aproximam, obter um status visual rápido de seus principais projetos e consultar relatórios resumidos sobre metas.

Assim, é fácil dar a suas equipes uma maneira mais visual de trabalhar, se comunicar e colaborar.

Vale conferir mais um vídeo em inglês?

6 – HandyKPI 

O HandyKPI é uma ferramenta que mostra o desempenho do seu negócio e equipe na palma da sua mão.

Desenvolvido para dispositivos móveis, o HandyKPI permite controlar os indicadores de desempenho em um aplicativo para celular e tablets.

Dessa forma, com ele, é possível coletar ou entregar KPIs para sua equipe em segundos, enviar suas planilhas do Excel e analisar as alterações ao longo do tempo.

Este post também pode interessar a você: Metodologia de análise de dados: 6 etapas para colocar em prática

7 – Reveal Analytics

Se você possui uma empresa que atua sob o modelo de SaaS, ou Software as a Service, o Reveal Analytics é a ferramenta ideal para analisar seus indicadores e resultados. 

Com ele, você consegue mensurar e analisar KPIs em conjunto, como os de venda e os de marketing. Você pode combinar, por exemplo, indicadores como o Lifetime Value e o Custo de Aquisição de Cliente.

8 – Amplitude

Para finalizar nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados, temos o Amplitude.

Trata-se de uma ferramenta destinada à análise de indicadores de desempenho relacionados à maneira com que seu cliente se comporta ao utilizar o seu produto. A intenção é conseguir obter insights para suprir cada vez mais as demandas dos usuários.

O Amplitude permite:

  • Democratizar o acesso a dados e métricas de produtos com análises colaborativas e fáceis de usar;
  • Utilizar relatórios comportamentais para ver como os usuários interagem com seu produto e o que os traz de volta;
  • Obter insights instantâneos e significativos sobre o que está e o que não está funcionando em cada lançamento por meio de uma plataforma em tempo real;
  • Melhorar métricas essenciais, como conversão e retenção, para gerar receita e impacto para a sua empresa.

Veja mais: 4 Programas de análise de dados e as 6 etapas do processo de análise

DICA BÔNUS: STRATWs One

Essas ferramentas coletam dados em diversas áreas específicas. E você pode colocar todos eles nos painéis de controle do STRATWs One e controlar seus KPIs de um único lugar. Assim, fica muito mais fácil monitorar o desempenho de equipes, projetos e de seu negócio como um todo.

Quer saber mais sobre o STRATWs One? Então, confira mais este vídeo:

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

É muito importante saber como usar os indicadores de desempenho. Por isso, baixe nosso infográfico gratuito e saiba mais sobre esse tema: Como usar KPIs para acompanhar resultados e engajar seu time?

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