Para que servem os indicadores de desempenho? Saiba escolher os melhores!

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tipos de indicadores de desempenho

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Ouça o nosso conteúdo sobre os tipos de indicadores de desempenho e aproveite!

É possível que você tenha dúvidas sobre os conceitos e as diferenças entre indicadores de desempenho, de performance ou KPIs (Key Performance Indicators).

Porém, de modo geral, eles significam a mesma coisa. Podem ser usados para representar índices mais amplos ou pontuais sobre a eficiência e o sucesso de um negócio, seus processos e colaboradores.

Todo gestor, independentemente de sua área de atuação, deve acompanhar os resultados das ações e estratégias aplicadas. E, para isso, é indispensável selecionar os melhores indicadores que mostrem se está no caminho certo.

Por exemplo, se o objetivo do próximo trimestre for aumentar a satisfação do cliente com a marca, é esperado que, daqui a três meses, o indicador esteja maior, certo? E se depois de um mês ele apresentar queda? É sinal da necessidade de melhorias no planejamento.

Porém, se o gestor olhar os resultados apenas no final do trimestre, nada mais poderá ser feito e a meta não será batida. O que não aconteceria se os dados fossem acompanhados regularmente.

Percebeu a importância de monitorar de perto os indicadores valiosos para os objetivos da empresa? Para aprender mais, continue a leitura e confira o que é e para que serve um indicador de desempenho, seus benefícios, exemplos e como determinar os melhores para potencializar sua gestão.

O que são e que informações os indicadores apresentam?

Os indicadores de desempenho são ferramentas que mensuram o progresso de uma empresa ou equipe em relação a uma meta. Como o próprio nome já indica, eles medem a performance de um negócio para verificar se algo deve ser mudado a fim de conquistar o objetivo final.

Por meio de cálculos, eles apresentam resultados quantitativos e qualitativos que permitem ao gestor ou até mesmo ao colaborador identificar pontos de melhoria em atividades corporativas. 

Uma gestão empresarial de alta performance conta com dados e informações precisas para tomar as melhores decisões. E esses indicadores fazem parte dessa análise, servindo como um mapa do cenário atual da companhia.

Veja 4 exemplos de KPIs para medir o desempenho da sua empresa:

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Existe diferença entre indicador de desempenho, de performance e KPI?

Como já falamos logo no começo deste texto, não há diferença entre esses termos. Afinal, performance nada mais é do que a versão em inglês de desempenho.

É possível que você encontre alguém falando que são conceitos distintos, mas, na verdade, ao conferir exemplos de cada um deles, percebe que são iguais e possuem as mesmas funções: mensurar o desempenho de um negócio e suas operações.

O que pode mudar é o seu uso. O indicador de produtividade, por exemplo, pode ser aplicado para todo o negócio, um colaborador, uma equipe ou até mesmo para uma máquina específica.

Para que serve um indicador de desempenho?

Um indicador de desempenho serve para embasar tomadas de decisão relacionadas à eficiência das operações e dos processos de uma empresa. Sem eles, não há como realizar uma boa gestão e “acertar o alvo”. É preciso ter as coordenadas.

E elas podem ser utilizadas para diversos objetivos. Conheça abaixo os principais!

Avaliar o desempenho corporativo

Como saber se a empresa está prosperando e se as estratégias impactam os resultados? Apenas conferindo os resultados na prática! Os indicadores estratégicos, táticos e operacionais são fundamentais para orientar a tomada de decisão a curto, médio e longo prazo.

Melhorar a tomada de decisão

Outra função dos indicadores é tornar as tomadas de decisão mais certeiras e orientadas por dados. Assim, não será a opinião de um gestor específico que vai definir os próximos passos, mas os resultados obtidos por cálculos e avaliações.

Além disso, ao usar indicadores amplamente aplicados por outras empresas, como os dos concorrentes, é possível comparar desempenhos e reavaliar o que precisa ser feito para crescer de forma sustentável.

Leia também: Tomada de decisão com base em indicadores: 6 passos para um processo decisório mais assertivo

Reduzir custos e otimizar recursos

Ao entender o cenário de processos e atividades, fica mais fácil identificar melhorias. E a maior parte delas passa justamente pelo melhor uso dos recursos corporativos (humano e capital) e redução de custos pela otimização de operações.

Assim, os líderes fazem a correta distribuição de recursos entre os setores, além de criarem estratégias para diminuir gastos excessivos e/ou desnecessários.

Acompanhar as metas

Podemos colocar essa função com uma das mais gerais e principais dos indicadores de desempenho: monitorar o progresso do negócio rumo aos seus objetivos, que incluem metas de curto, médio e longo prazo.

Se em um ano, o gestor de RH deseja reduzir o turnover em 10% e elevar a retenção de talentos em 15%, é necessário dividir essa meta em pequenas partes, separando as conquistas mês a mês. Assim, caso um período não seja bom, o outro pode compensá-lo.

Porém, isso só é possível se houver um acompanhamento periódico das metas para realizar ajustes pelo caminho.

Saiba mais: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

Os benefícios de usar indicadores de desempenho

Cada uma dessas e outras funções dos indicadores de desempenho geram vantagens ao negócio, aos gestores e às equipes. Afinal, é muito melhor trabalhar com um objetivo claro e mensurável, não é mesmo? Isso ajuda a motivar e engajar a todos, que sabem o que precisam fazer para atingir os resultados.

Isso sem falar na melhora da liderança e da tomada de decisão!

Para entender melhor, confira os principais benefícios de adotar a cultura da análise de dados no seu negócio:

  • visualização completa da situação da empresa;
  • entendimento das melhores – e piores – estratégias e ações realizadas;
  • maior clareza das metas e dos objetivos para todos os colaboradores;
  • maior agilidade e assertividade na tomada de decisão;
  • otimização de processos, com redução e/ou eliminação de erros, desperdícios e retrabalhos;
  • aumento dos resultados;
  • padronização operacional;
  • fortalecimento do trabalho colaborativo;
  • implementação de uma cultura de melhoria contínua em todos os setores.

Quais são os indicadores de desempenho?

Ao descobrir que informações os indicadores apresentam, já pode imaginar alguns de seus tipos. Porém, acredite: há KPIs para tudo o que você quiser mensurar na sua empresa. Claro, “tudo” o que for mensurável.

Só que alguns deles são considerados indispensáveis para análises corporativas e individuais de colaboradores. Continue a leitura e descubra quais são os indicadores de desempenho mais usados e importantes para as empresas!

  1. Indicadores de performance individual

São diversos indicadores de performance individual usados para medir a eficiência de cada colaborador do time. Eles podem ser aplicados em todos os setores, de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, se o gestor deseja entender a lucratividade que cada vendedor oferece à marca, ele pode calcular a Receita por Representante de Vendas. Basta mensurar a receita total e dividi-la pelo número de colaboradores da equipe comercial em determinado período, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Só que apenas um indicador não basta para fazer uma análise integral do cenário. Logo, outros também devem ser observados, como taxa de produtividade, retrabalho e presenteísmo.

Já a área de RH pode calcular a taxa de absenteísmo (faltas e atrasos) de toda a empresa, entendendo fatores importantes para a remuneração, principalmente se ela envolve comissões e bônus de desempenho.

  1. Indicadores de desempenho do RH

Por falar em RH, os indicadores podem ser determinados por um gestor para avaliar a performance dos processos e das operações de sua própria equipe. A escolha desses índices varia conforme o setor.

Voltando ao nosso exemplo, o time de Recursos Humanos pode acompanhar indicadores como:

  • turnover de colaboradores: analisar faltas e atrasos ajuda a avaliar o ambiente de trabalho, a insatisfação de funcionários e gestão de líderes, por exemplo;
  • retenção de talentos: quanto mais talentos a empresas reter, sinal de que oferece benefícios diretos aos colaboradores. Se o resultado for baixo, é preciso reorganizar todo o processo, desde a seleção de candidatos até a rotina dos profissionais;
  • ROI de treinamentos: permite compreender a eficácia de um treinamento oferecido às equipes – houve aumento da produtividade ou melhora da qualidade da entrega que resultou em maiores ganhos à empresa?;
  • taxa de presenteísmo: taxa que mede a presença de colaboradores na empresa, mesmo que estejam doentes. Logo, seu resultado precisa ser avaliado junto à taxa de absenteísmo e produtividade para entender melhor o cenário.

Continue aprendendo: Indicadores de RH: conheça 13 para implantar no seu negócio

  1. Indicadores financeiros

Já os indicadores financeiros são considerados um dos principais a serem acompanhados. Principalmente pela equipe responsável pelas finanças (e os empresários).

Podemos dizer que eles são o reflexo dos resultados de todos os outros indicadores, pois, se há gargalos ou erros significativos no negócio, serão mostrados nos ganhos ou nas perdas ao longo do tempo.

Quer ver um exemplo de como tudo está interligado? Se a equipe comercial está mal-treinada, o atendimento ao cliente não garante uma satisfação do público e os produtos estão sendo feitos sem a devida qualidade, as vendas cairão.

Dito isso, veja alguns exemplos de indicadores financeiros para acompanhar regularmente:

  • lucratividade;
  • rentabilidade;
  • ticket médio;
  • despesas fixas e variáveis;
  • custos de produção;
  • margem de lucro;
  • Break even (ponto de equilíbrio);
  • EBITDA.

Como escolher os melhores indicadores de desempenho?

Não adianta criar uma lista imensa de indicadores de desempenho para acompanhar. Isso só vai atrapalhar a sua gestão. É preciso focar e determinar quais fazem sentido para monitorar o progresso do negócio e dos setores rumo aos objetivos definidos.

Para isso, é vital se atentar a alguns aspectos. Separamos três deles.

  1. Tenha um objetivo claro 

O primeiro passo é decidir o destino final: o que será conquistado? Assim, é fácil escolher quais fatores são envolvidos para atingir as metas.

Se o setor de RH quer elevar a produtividade da equipe, ele precisa monitorar indicadores de absenteísmo, presenteísmo e turnover, taxa de retrabalho, volume de entregas semanal e mensal e os resultados obtidos. Afinal, não adianta realizar um trabalho se ele estiver errado.

Outro exemplo mais simples: se a empresa quer vender mais pelo Instagram, receber curtidas e comentários são métricas de vaidade. O importante é conferir como está a taxa de conversão e cliques no link para elaborar estratégias que atraiam mais clientes.

  1. Cuidado com a quantidade

Mesmo que o gestor utilize o melhor sistema de gestão de indicadores de desempenho, como o da Siteware, e tenha todos os dados calculados em um só painel, é improdutivo escolher uma longa lista de resultados para analisar.

Como dissemos, é preciso focar nos que realmente levam informação de qualidade para conquistar os objetivos traçados. 

Não há uma regra, pois cada setor e até mesmo modelos de negócio funcionam de forma distinta, sem falar nas várias possibilidades de metas e objetivos. Porém, recomenda-se determinar de 5 a 10 indicadores para acompanhar. Menos é mais.

  1. Entenda o momento da sua empresa

Alguns KPIs fazem mais sentido para marcas que já estão consolidadas e há muito tempo no mercado. E outros, para startups, por exemplo. Se a empresa está há seis meses no mercado e acabou de lançar um aplicativo, vale mais a pena monitorar a quantidade de downloads a fim de aumentar sua entrada no mercado.

Em outros casos, se o aplicativo já existir há anos e o objetivo for faturar mais com ele, os indicadores devem se referir ao engajamento do usuário e o dinheiro gasto dentro do app.

Se quiser ver mais dicas, assista ao vídeo do Youtube da Siteware, que oferece conteúdos  objetivos e valiosos para gestores de várias áreas!

Como calcular e monitorar os indicadores de desempenho?

O software de indicadores é a melhor forma de calcular todos os indicadores de desempenho necessários para um setor ou uma empresa. Ele centraliza todos os dados em um só local, oferece relatórios em tempo real e automatiza tarefas e processos para conectar projetos e planejamentos.

Contar com um bom sistema de gestão empresarial é fundamental para monitorar o desempenho corporativo e individual por meio de indicadores estratégicos, táticos e operacionais. O que agiliza a tomada de decisões e permite basear estratégias em dados realistas.

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