Metodologias de Gestão

O que é Indicador de Desempenho? Uma visão prática

O que é Indicador de Desempenho? Uma visão prática

Publicação : 30/07/2015

Por Siteware

5 min

o que e indicador de desempenho
o que e indicador de desempenho

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre o que é Indicador de Desempenho! Deixe nos comentários o que achou.)

Uma visão prática sobre o que é Indicador de Desempenho

Ninguém dirige um automóvel ou pilota um avião sem estar atento aos instrumentos que exibem, a todo momento, informações vitais como: velocidade, nível de combustível, altitude, temperatura do motor, dentre outras.

No mundo corporativo, os gestores também precisam contar com instrumentos capazes de expressar o desempenho do seu negócio, pois é com base nas informações fornecidas por estes instrumentos que eles se apoiam para a tomada de decisão. Cada instrumento destes apresenta informações a respeito de um Indicador de Desempenho.

“Quem não mede não gerencia, quem não gerencia não melhora”

Esta frase, atribuída por alguns ao consultor Joseph Juran*, ilustra bem o propósito de termos os Indicadores de Desempenho. Medir o que é executado permite gerenciar de forma adequada, o que contribui para o alcance das metas estabelecidas.

Veja, nesta postagem, o que são Indicadores de Desempenho e outros termos relacionados a este conceito.

Será que existe diferença entre entre KPI, Indicador de Desempenho e Item de Controle?

O que é KPI e o que é Indicador de Desempenho? Qual a diferença?KPI X INDICADOR

Os mais puristas defendem que há diferença entre KPI (Key Performance Indicator) ou Indicador-chave de Desempenho e um Indicador (ou Métrica) de Desempenho (Há também quem use a nomenclatura Indicador de Performance).

Para eles, os KPI’s são direcionadores estratégicos e surgem da divisão entre dois ou mais Indicadores de Desempenho, sendo, portanto, expresso em unidades de medida tais como: Percentual, Índice, Taxa, etc.

Para estes, qualquer número relacionado às unidades de medida tais como “Quantidade”, “Tonelada”, “R$”, dentre outras, estão associadas a Métricas de Desempenho e não a Indicadores-chave de Desempenho. Outros consideram KPIs como sendo “lead indicators”, aqueles que apontam como será o resultado e os Indicadores de Desempenho como sendo “lag indicators”, que descrevem como foi o resultado.

Finalmente, temos a ala que defende que os Indicadores atrelados à estratégia são Key Performance Indicators, relegando os demais a serem apenas Indicadores de Desempenho.

E os Itens de Controle, o que são?

Já o termo Item de Controle nada mais é do que sinônimo de Indicador de Desempenho. Como ele está presente na metodologia de Gerenciamento da Rotina trazida para o Brasil pelo Professor Falconi, muitos defendem que ele deva ser utilizado em indicadores de características operacionais e de rotina.

Aqui na Siteware, adotamos uma visão mais prática sobre o assunto e consideramos que KPI (Indicadores Chaves de Desempenho), Indicador de Desempenho e Item de Controle são todos “farinha do mesmo saco”.

Todos ajudam a acompanhar a execução da sua Estratégia e o grau de alcance de suas metas!

* Joseph Moses Juran, de origem Romena, formou-se em Engenharia Elétrica nos Estados Unidos e, juntamente com William Edwards Deming, foi responsável por levar a metodologia de Gestão pela Qualidade ao Japão do pós-guerra.

Agora que você sabe mais claramente o que é Indicador de Desempenho, execute sua estratégia acompanhando os KPIs de sua empresa, propondo planos de ação para o tratamento de eventuais desvios e engajando sua equipe em torno de uma cultura orientada a resultados!

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!