Logo siteware

Vantagens do ERP: 10 motivos para implementar nos negócios

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Vantagens do ERP

CONTEÚDO

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução livre.

Trata-se de uma ferramenta utilizada para otimizar a gestão da informação dentro das empresas. E, assim, acompanhar processos e integrar dados e procedimentos em um só lugar.

Essencial para as rotinas dos negócios, esse tipo de software serve como base para uma alocação de recursos mais eficiente. E, consequentemente, tomadas de decisão mais assertivas.

Existem vários benefícios que um software ERP pode trazer para a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Neste artigo falaremos sobre as principais vantagens do ERP que vão te convencer a implementá-lo no seu negócio.

Leia também: Como implantar ERP em sua empresa: 8 passos para uma gestão otimizada

As 10 principais vantagens do ERP

Os sistemas ERP são um ativo importante para muitas organizações. Afinal, eles facilitam o funcionamento da sua empresa, unificando e protegendo suas informações e automatizando processos.

Com esses e muitos outros recursos, as vantagens do ERP em uma organização são claras, pois tornam as operações cotidianas e o planejamento a longo prazo mais eficientes.

Abaixo estão alguns dos maiores benefícios ao implementar esse tipo de software.

Veja mais: ERP para pequenas empresas: veja como funciona, seus objetivos e quais os 5 passos para colocar em prática

1 – Otimização dos custos de TI

Embora o ERP geralmente seja um grande investimento, ele pode unificar seus custos de TI e melhorar a eficiência.

Assim, em vez de gastar recursos em vários sistemas que precisam de pessoal dedicado, infraestrutura, equipes de suporte e licenças, você pode concentrar todos esses custos em um único ERP.

Ou seja, em vez de gastar mais em sistemas diferentes, você consegue economizar os gastos de TI centralizando tudo em um único ERP.

O uso de um único sistema também reduz os requisitos de treinamento para os usuários finais. Porque eles precisam aprender apenas um sistema em vez de interagir com vários aplicativos individuais.

2 – Maior transparência

O ERP permite acesso total a todos os processos importantes em seus negócios. Dessa forma, tornando os dados de todos os departamentos facilmente acessíveis a você e a sua alta administração.

Por exemplo, você pode monitorar os níveis de estoque diariamente, incluindo as remessas futuras que ainda serão recebidas e o estoque atualmente em trânsito.

Ao saber exatamente onde você está em relação aos níveis de estoque, você pode controlar seu capital de giro em um nível mais preciso. Com isso, sua gestão de estoque se torna muito mais eficiente.

Além disso, a disponibilidade de todas as informações da sua empresa em um local centralizado permite maior colaboração. E, por isso, a conclusão mais ágil e simplificada das tarefas.

Essa maior transparência possibilita fluxos de trabalho mais coerentes. Além disso, permite que processos interdepartamentais sejam facilmente rastreados com a máxima eficiência.

3 – Relatórios e planejamento aprimorados

Outra vantagem do ERP é que a sua empresa terá um sistema de relatórios unificado para cada processo e disponíveis a qualquer momento.

Esse tipo de software permite analisar e comparar funções entre departamentos, sem o incômodo de várias planilhas e e-mails.

Os relatórios financeiros, por exemplo, como declarações de fluxo de caixa e renda, são integrados. Além disso, relatórios personalizados podem ser gerados rapidamente.

Essa funcionalidade permite que as empresas obtenham um nível mais profundo de insight analítico em suas operações.

Isso ajuda no planejamento corporativo, identificando os pontos fortes operacionais e as áreas problemáticas que precisam ser melhoradas.

Fornecer esse tipo de visão detalhada dos dados de uma empresa possibilita a tomada de decisões mais bem informadas e com base em tendências e métricas.

Afinal, como diria Henry Kissinger:

vantagens do ERP

4 – Personalização completa

Uma das maiores vantagens do ERP é a possibilidade de implementar esse tipo de software de acordo com as necessidades específicas de negócio.

A maioria dos fornecedores de ERP oferece vários aplicativos que podem ser implementados em conjunto. Dessa forma, sua empresa pode escolher quais componentes funcionam melhor e deixar de fora o que você não precisa.

Outro aspecto da customização envolve como o software é implementado. As duas principais implantações são no local e através da nuvem. Com um sistema no local, o software físico deve ser adquirido e instalado em todos os computadores e servidores da empresa. Com um sistema baseado em nuvem, todo o pacote de software é gerenciado por um provedor de ERP.

5 – Melhor eficiência

Juntamente com custos reduzidos de TI e treinamento, um ERP pode reduzir o tempo e o esforço exigidos pela sua força de trabalho para realizar suas atividades diárias. Corretamente implementado, um ERP consegue minimizar ou eliminar processos manuais repetitivos, liberando assim os membros da equipe para se concentrarem em outras tarefas.

O sistema também pode auxiliar na adoção e aplicação de melhores práticas do setor, alinhando todas as ações em toda a empresa.

6 – Atendimento ao cliente

Os clientes da sua empresa também se beneficiam das vantagens do ERP.

Uma das prioridades com as quais uma empresa deve se preocupar é com a aquisição e retenção de clientes. Nesse sentido, um sistema ERP centraliza as informações sobre os clientes e permite que as equipes de vendas e de marketing, por exemplo, tracem estratégias de relacionamento mais eficazes.

Por meio do acompanhamento de ponta a ponta e da percepção oferecida por um ERP, você pode fornecer uma melhor interação com o seu público, desde o marketing direcionado até o atendimento e finalização da compra.

7 – Segurança de dados

O sistema ERP garante maior segurança aos dados da sua empresa. Você pode, por exemplo, criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar determinadas informações

Além disso, o que ajuda os ERPs a manter um alto nível de segurança de dados é que eles fornecem um único sistema de entrada.

Mesclar informações de vários sistemas geralmente causa conflitos entre as fontes, mas quando tudo isso é unificado é possível melhorar a precisão, a consistência e a segurança dos dados de sua empresa.

O sistema de banco de dados do ERP também permite backups centralizados de seus dados confidenciais.

8 – Melhor colaboração e fluxos de trabalho

A colaboração é uma parte essencial de um negócio próspero. Mas nem sempre esse aspecto pode ser facilmente observado nas empresas.

Uma plataforma de ERP agiliza o processo de colaboração entre os funcionários e os departamentos, fornecendo um banco de dados interdepartamental, onde as informações de cada setor são canalizadas para um único local centralizado.

Isso permite atualizações de projetos em tempo real e melhor comunicação em toda a empresa.

Com um sistema ERP, todos os funcionários têm acesso, por exemplo, a dados relacionados ao desempenho da empresa e ao papel de cada um nessa evolução.

Isso incentiva a proatividade e o engajamento dos colaboradores, ao mesmo tempo em que os faz sentirem-se mais valorizados.

9 – Melhoria na gestão de estoque

Para empresas que lidam com a movimentação de estoque físico e produção, um sistema ERP reforça o gerenciamento da cadeia de suprimentos de várias maneiras.

Essa melhoria resulta em prazos de entrega menores, entregas mais pontuais e muitos outros benefícios que melhoram a operação geral e o sucesso de seus negócios.

Por meio de uma plataforma de ERP bem projetada, sua cadeia de suprimentos pode se tornar mais responsiva por meio de uma melhor previsão de demanda, gerenciamento de estoque, aquisições e muito mais.

Uma cadeia de suprimentos simplificada também facilita as inovações de manufatura, o que pode ajudá-lo a reduzir custos e desenvolver novos produtos interessantes que proporcionam à sua empresa a vantagem competitiva de que precisa para permanecer à frente.

Além disso, um ERP pode melhorar significativamente a lucratividade e reduzir os excedentes que envolvem estoque e produção.

O conhecimento unificado dos cronogramas de vendas, produção e entrega permite que os níveis de estoque sejam otimizados, em vez de se basear em “achismos” para volumes futuros.

10 – Maior escalabilidade

Para garantir o sucesso contínuo do seu negócio, você deve ficar de olho no futuro. Com muita frequência, as empresas deixam de planejar adequadamente e enfrentam problemas de crescimento que representam sérios obstáculos.

Ter um software que possa acomodar de forma elegante e eficiente o crescimento de sua empresa é de extrema importância, e o sistema ERP correto torna isso mais fácil.

Se você está expandindo sua base de clientes, adentrando novos mercados, desenvolvendo novos processos ou produtos, um ERP pode ser adaptado para cada momento do seu negócio.

Quer entender ainda melhor o que é um ERP? Então, assista a este vídeo do Mestre ERP:

Saiba mais: Como adotar a gestão empresarial com ERP pode turbinar seus negócios

Essas foram as 10 principais vantagens do ERP. Que tal implementar esse tipo de sistema na sua empresa?

Banner 16 Vantagens do ERP: 10 motivos para implementar nos negócios

 

 

 

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]