Logo siteware

Exemplos de planejamento empresarial de uma empresa

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
planejamento empresarial

CONTEÚDO

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa! Deixe nos comentários o que achou.)

O planejamento empresarial estratégico da empresa pode ser definido como um documento formal pelo qual a empresa define um caminho para ser bem-sucedida. Dessa forma, entendemos que se trata de um processo-chave para toda gestão, que deve elaborar um plano estratégico adequado, no qual formalize a estratégia de negócios de forma a ficar claro para toda a organização.

Com base em análises feitas por diversas ferramentas, como a análise SWOT, as 5 forças de Porter e outras, a empresa deve definir seus objetivos, que depois serão desdobrados para os demais níveis hierárquicos da empresa.

Além disso, é o local certo para inserir diferentes informações úteis sobre o mercado, tendências esperadas e estratégias sobre como a empresa se moverá nos próximos anos. Em outras palavras, o planejamento estratégico da empresa é o caminho certo pelo qual a administração tenta definir os cenários futuros de uma empresa e entender qual será o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.

Como sabemos que bons exemplos de planejamento empresarial de uma empresa ajuda a definir quais são os objetivos analisados, o que precisa ser feito, se o processo é viável, quais as ações que serão indispensáveis e os benefícios que delas são derivados, resolvemos construir este artigo para te ajudar.

Aqui, deixaremos claro o que é o planejamento empresarial estratégico, para que serve e como ser aplicado com sucesso. Além disso, separamos alguns exemplos de tipos de planejamento empresarial, com seus pontos fortes e fracos e o que é necessário para aplicá-los.

Continue a leitura e aproveite!

planejamento estratégico

Exemplos de planejamento empresarial: as divisões por nível hierárquico

É fundamental estar ciente que um bom planejamento empresarial usa informações do passado como base para auxiliar a planejar metas e estratégias futuras, assim como informações colhidas em tempo real, por meio de um bom software de gestão empresarial.

Dessa forma, a organização consegue trabalhar com informações concretas e a partir dali, realizar tomadas de decisões assertivas e menos baseadas em achismo.

Por isso, é importante analisarmos alguns exemplos de planejamento estratégico de uma empresa, para cada nível hierárquico desse processo.

Existem alguns exemplos tipos de planejamento empresarial:

  • Planejamento estratégico de negócios, que traduz a missão da empresa em objetivos estratégicos a serem alcançados no longo prazo, ou que preparem o caminho para o que será o futuro da própria organização;
  • Planejamento tático dos negócios, quando os objetivos e ações se referem a um período de médio prazo, aproximadamente de um a cinco anos e se referem a áreas da empresa, como RH, marketing, finanças etc.;
  • Planejamento operacional, quando os objetivos e ações se referem a um curto período, geralmente não superior a um ano e são relativas à pessoas ou a equipes.

O planejamento empresarial é, portanto, de longo prazo e não é uma simples extrapolação de dados e estatísticas sobre o desempenho passado da empresa.

Um exemplos (modelo) de planejamento estratégico de uma empresa em 4 etapas

1. Definir e deixar claro quem a empresa é (missão, visão e valores)

O primeiro passo na hora de fazer um planejamento estratégico deve ser o de estabelecer a missão, visão e valores da organização. Isso te ajudará a entender para onde a empresa deseja ir e quais serão os melhores caminhos para chegarem lá.

Alguns exemplos e explicações de cada um desses pontos para te ajudar podem ser:

  • A missão da empresa é, basicamente, a declaração do motivo, do porquê de ela existir.
  • A visão é onde ela deseja chegar em longo prazo, e pode mudar ao longo do tempo, dependendo do momento que a organização se encontra.
  • Os valores da empresa são princípios norteadores das decisões empresariais e aquilo que ela busca levar para seus clientes. São verdades em que ela acredita e não abre mão.

2. Definir os objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos, como dissemos, são metas amplas que os diversos departamentos da empresa pretendem atingir. Nesse caso, cada área deverá ter seus próprios objetivos, no entanto, todos eles devem estar direcionados para aquilo que foi definido na etapa 1.

Ou seja, elas devem estar diretamente relacionadas à missão e à visão da empresa e nortearão a definição dos demais objetivos: táticos e operacionais. O que vai variar é a forma como cada departamento vai fazer para chegar lá.

3. Definir os objetivos táticos

Os objetivos táticos são como micro objetivos da organização. São metas para cada setor da empresa.

Eles devem traduzir para cada setor da empresa o que devem fazer e devem ser estabelecidos de forma que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Enquanto um objetivo estratégico pode ser: aumentar as vendas em 20%, um objetivo estratégico seriam pequenas ações para que esse objetivo macro seja alcançado, como contratar 3 vendedores, por exemplo.

4. Definir os objetivos operacionais (planos de ação)

Os objetivos operacionais são os voltados para a execução das operações e referem-se a cada tarefa especificamente.

Um plano de ação é uma forma organizada, com metodologia definida para estabelecer metas e objetivos, atividades a serem realizadas, apontar os responsáveis por elas e acompanhar o progresso.

Além desses exemplos de planejamento estratégico de uma empresa, é importante falarmos um pouco mais sobre a criação de planos de ação.

Eles são a linha de frente e as ações práticas final de tudo aquilo que foi definido lá atrás, ao se olhar a missão e visão da empresa e usar as ferramentas estratégicas para definir objetivos.

Tópicos para montar um plano de ação:

  1. Saiba aonde quer chegar;
  2. Crie metas mensuráveis;
  3. Liste as tarefas a serem executadas;
  4. Divida as grandes tarefas em partes menores e mais gerenciáveis;
  5. Decida os prazos para as entregas cotidianas;
  6. Crie uma representação visual para o seu plano de ação;
  7. Acompanhe as ações com frequência.

Próximos passos

Agora que você já tem exemplos de planejamento estratégico de uma empresa e, também, os principais pontos para montar o plano de ação, é essencial colocá-los em prática!

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão empresarial que pode ajudar sua empresa a definir seu planejamento estratégico baseado em fatos, unindo pessoas aos objetivos a serem alcançados.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre o assunto: Como fazer Gestão Estratégica

stratws one
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]