Gestão Estratégica

Você sabe o que são metas? Entenda a diferença entre tarefas, objetivos e metas e como alcançá-los

Você sabe o que são metas? Entenda a diferença entre tarefas, objetivos e metas e como alcançá-los

Publicação : 08/07/2015

Por Siteware

9 min

objetivos e metas
objetivos e metas

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre tarefas, objetivos e metas! Deixe nos comentários o que achou.

Toda empresa sabe que precisa alcançar seus objetivos e metas a cada trimestre ou a cada ano.

No entanto, será que está claro para todos o que são metas, como defini-las e alcançá-las? Antes de começar, é importante entender que tarefas, objetivos e metas são diferentes e explicar o que os difere.

Assim, a comunicação interna com sues colaboradores será bem mais clara e sem ruídos sobre a definição de mestas objetivos. Isto é: todos estarão alinhados e falando a mesma língua.

 O que são metas, afinal? Entenda a diferença entre metas, objetivos e tarefas

 

O que são metas e objetivos? E as diferenças entre metas e objetivos?

Basicamente, o objetivo fornece uma direção para a gestão.

Vamos usar um exemplo: você quer aumentar suas vendas. Este é o seu objetivo central. Mas como você irá conquistá-lo?

As metas cumprem esse papel, pois elas quantificam o objetivo.

Voltando ao nosso caso, um exemplo meta de meta para essa situação hipotética poderia ser: aumentar as vendas em X% até dezembro de 2020. Mas não acaba aí.

Novamente, você precisa se perguntar como conquistar sua meta para chegar no objetivo final. E é aqui que entram as tarefas nessa importante parte da estratégia.

Já as tarefas são as ações que você precisa fazer para alcançar sua meta.

Assim, confira a definição de metas e objetivos:

  • Meta: quanto e até quando você pretende fazer

  • Objetivo: o que você quer fazer

E a definição de tarefa, também:

  • Tarefas: o que você precisa fazer para chegar lá

Agora ficou claro para você o que são metas e objetivos e também a diferença entre metas e objetivos?

Mas como definir uma meta?

objetivos e metas

Agora que você já sabe o que são metas e objetivos, que tal descobrir como definir as metas de seu negócio?

Ora, para definir metas em um negócio, precisamos ter foco, dedicação e disciplina. Além de entender qual o prazo máximo de entrega do nosso objetivo e como ele será mensurado.

Por isso é importante não deixar para a última hora. É preciso muito estudo antes de se definir as metas para o próximo ano, para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.

Além disso, é necessário que as metas sejam claras e objetivas, é essencial que todos dentro da empresa compreendam as metas que estão perseguindo e o que isso trará de benefícios.

Ao pensar no plano de ação para alcançar metas, o chamado plano de objetivos e metas, é vital que todos os problemas na execução sejam documentados. Desta forma, é possível tratar os desvios possibilitando que a empresa atinja seus objetivos.

E, por último, mas não menos importante, é preciso que todos sejam envolvidos no processo. Isso significa desdobrar as metas em iniciativas individuais, ou por setores em empresas maiores. Cada um deve conhecer seu papel em relação aos resultados do negócio.

Leia o nosso texto complementar e descubra como estabelecer e dar exemplos de metas para os seus colaboradores, clique aqui.

Não sabe como fazer um plano de objetivos e metas? Então, confira o vídeo de nosso canal no YouTube:

Você sabe o que são metas SMART?

Seja ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa na definição das metas e dos objetivos.

Por isso, contar com metodologias ajuda na gestão, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.

Assim, uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas é a SMART, que define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.

S – Específicos (Specific)

As metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, para que não causem dúvidas ou amplas interpretações.

M – Mensuráveis (Measurable)

As metas devem ser definidas de maneira que possam ser medidas e analisadas. Ou seja, é imperativo ter, pelo menos, um indicador que aponte o cumprimento da meta.

A – Atingíveis (Attainable)

É importante que suas metas sejam alcançáveis, não adianta ter uma meta utópica e passar o ano no vermelho, pois é impossível alcançar o seu desejo.

R – Realistas (Realistic)

Como no item acima, é essencial que as metas não almejem resultados que os recursos da empresa não permitem serem alcançados.

T – Temporizáveis (Time-bound)

Suas metas devem ter prazo e duração bem definidos.

metas smart

O que são metas SMART, de fato?

Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar assim:

  • Exemplo de meta SMART: Obter 20% de aumento em vendas, chegando a R$ X milhões de faturamento até dezembro de 2017.

Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável.

Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser medida.

Outro aspecto importante é ter o suporte de investimentos e do plano estratégico para acontecer e uma data para conclusão.

Concluindo: o que são metas e objetos, tarefas e resultados

Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos.

Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários nas tarefas para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.

Se você está começando a criar seus objetivos e metas agora, o CPM (Corporate Performance Management) é uma excelente metodologia de gestão para ser seguida.

Com ela, alcançar os resultados (os “números” reais que sua empresa alcançou) que correspondem às suas metas e objetivos será muito fácil.

O CPM é simples e auxilia a criar desde o planejamento até a execução, garantindo melhoria em resultados.

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Marcello LadeiraCEO da Siteware, apaixonado por inovação e por simplificar a vida das pessoas.

Leia também o post complementar para melhorar o alcance de metas na sua empresa, clique aqui.