Gestão Estratégica

Descubra o que é um roadmap seu papel na gestão estratégica

Descubra o que é um roadmap seu papel na gestão estratégica

Publicação : 30/03/2020

Por Lorrana Freitas

11 min

imagem de quadro de planejamento mostra o que é um roadmap
imagem de quadro de planejamento mostra o que é um roadmap

(Clique no player para ouvir a narração do nosso artigo sobre roadmap. Nos conte o que você achou nos comentários!)


Ao iniciar um projeto, é sempre bom ter uma visão geral para saber qual o objetivo final e em qual etapa você está. Se você ainda não sabe o que é roadmap, a boa notícia é que essa ferramenta pode ser exatamente a melhor solução para a situação que acabamos de escrever.

Assim como um mapa rodoviário, o roadmap dá uma perspectiva sobre a jornada e auxilia a caminhar sabendo não apenas a direção para onde estamos indo, mas qual é o destino final. O melhor de tudo é que é um documento fácil de ser preparado e faz uma grande diferença na gestão de projetos.

Para entender melhor o que é um roadmap e como aplicá-lo para produtos e projetos na sua empresa, este artigo tem todas as respostas.

O que é um roadmap na prática?

Houve uma época — nem tão distante assim — em que os mapas rodoviários não estavam na tela do GPS, mas eram feitos em papel. Assim, antes de uma grande viagem de carro, as pessoas consultavam o mapa para saber não só qual direção tomar para começar a viagem, mas também para ter uma ideia do caminho como um todo.

Quem já participou de um rally ou fez uma viagem de carro por lugares onde o GPS não funciona tão bem sabe que ter uma visão geral do percurso faz uma enorme diferença. Mesmo que o seu destino final fique na direção sul, em alguns trechos do caminho você vai ter que seguir para leste, ou oeste, para desviar de um rio, ou para contornar uma montanha. É importante saber desses momentos durante a viagem para não quebrar cabeça com algo que já estava previsto desde o início. Da mesma forma, é preciso saber a direção do seu destino final, para não ficar seguindo por tempo demais na direção errada.

Se você pegar o conceito do mapa rodoviário, vai ver que o roadmap estratégico não é tão diferente assim. Em termos simples, para entender o que é um roadmap, podemos dizer que esse documento é um roteiro de todas as etapas de um planejamento estratégico. Ele permite que as equipes se mantenham focadas no destino final — neste caso, o objetivo geral do plano —, mesmo se precisarem desviar um pouco para contornar um problema que tenha aparecido no meio do caminho.

Assim, o roadmap deve ser elaborado antes de qualquer outra ação prática do planejamento. O documento deve conter uma descrição detalhada sobre o projeto, incluindo informações de pesquisas de mercado, os prazos de cada etapa e ação, os responsáveis por cada uma das tarefas e outras informações relevantes.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, é normal que algumas situações se desenvolvam, mostrando que o planejado inicialmente não está coerente com a realidade. Nesses casos, não há problema: basta adaptar o seu roadmap ao contexto. Afinal, um planejamento nunca pode ser um documento estanque, ele sempre pode — e deve — ser moldado para descrever melhor a situação em que a empresa se encontra.

Por ser um documento bastante detalhado e extenso, é muito comum que as pessoas se interessem em saber o que é um roadmap quando estão prestes a fazer um grande investimento. Nessas ocasiões, é mais importante do que nunca ter um planejamento sólido, que permita ter uma visão sistêmica da empresa e do mercado como um todo. Dessa forma, algumas das situações em que mais se usam roadmaps são em lançamentos de novos produtos no mercado, ou no lançamento de novos projetos.

Como fazer um roadmap de projeto? 

Agora que você já sabe o que é um roadmap, deve estar curioso para saber como montar um para o seu próximo projeto, certo? A primeira coisa que você deve saber é que o formato desse documento pode variar muito. Ele pode ser elaborado de forma mais visual, com o auxílio de planilhas, ou em uma apresentação que ficará disponível para os stakeholders.

O que existe em comum entre esses formatos é que todos devem trazer um grande grau de detalhamento sobre as variadas fases e etapas do projeto. Assim, não tenha  medo de usar algum tipo de suporte visual para o seu roadmap, já que um documento muito grande e com muitas planilhas vai ser mais difícil de interpretar e, consequentemente, seguir.

É interessante fazer um recorte que vá do mais geral até o mais específico no seu mapa. A seguir, sugerimos uma organização que costuma funcionar para a maior parte dos projetos.

Linha do tempo

Comece a elaboração do seu roadmap descrevendo como o seu projeto vai se comportar ao longo do tempo. Qual será o início dessa ação, o que está previsto para o desenvolvimento e como ele vai terminar?

É importante que essa linha do tempo tenha uma boa calendarização. Atribua datas para os acontecimentos do seu planejamento, de forma a ter uma noção, já no início, de quanto tempo vai levar todo o desenvolvimento do seu projeto.

Etapas

Depois de definido o calendário, você precisa dividir todo o plano estratégico do roadmap de projeto em grandes fases. Você pode estipular blocos como Planejamento, Validação, Desenvolvimento e Lançamento, para citar um exemplo. O importante é essas fases seguirem uma ordem cronológica e serem encaixadas dentro da linha do tempo que você já criou.

Responsáveis

Não ache que as coisas vão se fazer sozinhas. Se você entendeu bem o que é um roadmap, sabe que ele também precisa incluir quem são as pessoas envolvidas em cada etapa e em cada passo. Portanto, defina as equipes envolvidas em cada fase. Isso tem duas funções: a primeira é para que cada um saiba o seu papel. A segunda é que as outras pessoas possam esclarecer dúvidas e pedir orientação para o profissional certo em cada caso.

Execução

Até agora, colocamos no roadmap de projeto definições e designações em caráter geral. Mas esse documento também chega até o detalhamento do planejamento. Nesta parte, você pode especificar as tarefas que precisam ser cumpridas. Não se esqueça de relacioná-las com o calendário e com a equipe responsável por cada parte do plano.

Ter uma ferramenta de gestão de fluxo de trabalho é interessante, e você pode usar o Trello para coordenar essas tarefas. Assim, todos ficam sabendo das atualizações sobre o projeto em tempo real.

Como aplicar o roadmap de produto? 

Antes de colocar nas prateleiras (ou nas páginas do e-commerce) um novo produto, existe uma série de etapas, que vão desde a pesquisa do mercado para validar a necessidade do tal produto até a elaboração de um protótipo. Depois, vêm ainda a produção, logística e todas as decisões estratégicas do marketing dessa nova solução que a empresa está oferecendo aos consumidores.

Para orientar todas as equipes envolvidas nessa complexa tarefa, existe o roadmap de produto. O documento é uma adaptação do roadmap de planejamento, com algumas especificidades que fazem ele funcionar melhor para o caso do lançamento de um produto concreto.

Essa ferramenta é muito utilizada por empresas de base tecnológica, e muito popular nos primeiros estágios de desenvolvimento de um novo software. Por isso, muitos roadmaps de produto usam metodologias ágeis, como scrum e kanban.

Apesar de serem mais populares no setor tecnológico, essas metodologias podem ser aplicadas em qualquer setor, bastando adaptá-las para a realidade da empresa e o seu contexto. O primeiro passo é definir as novas funcionalidades e características que o novo produto terá. Essas definições devem ser feitas a partir do feedback dos clientes e das suas necessidades reais.

Se o roadmap de produto ainda não ficou muito claro para você, assista ao vídeo a palestra de Rafael Helm e veja como fazer um:

Depois de entender o que é um roadmap e como essa ferramenta pode ser aplicada à realidade do seu negócio, você deve ter percebido que elaborar um documento como esse demanda tempo e esforços de vários setores da empresa. Para ter esses recursos disponíveis, uma ferramenta de gestão de processos é uma solução interessante.

A STRATWs One, plataforma criada pela Siteware, é um software que transforma em processos a sua metodologia de gestão. Compatível com SWOT, Lean e outras, a nossa ferramenta já atende a cerca de 160 mil usuários, em mais de 1.000 clientes ao redor do mundo. Alguns dos nossos cases de sucesso são a Unimed, Dotz e Centauro. Faça como eles e revolucione a gestão da sua empresa pedindo uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *