Em busca de estratégias inovadoras e complexas para gestão de performance, as empresas se perdem no caminho e deixam de colocar em prática ações simples que, muitas vezes, estão ao seu alcance e podem contribuir para seus objetivos de crescimento.
E, fazendo essa escolha, falham na atuação da gestão de desempenho deixando de crescer, em média 30%, segundo dados de pesquisas recentes.
Percebe-se nas organizações que não apresentam resultados positivos e que não conseguem atingir suas metas que, geralmente, o gerenciamento de performance está desconectada do restante da empresa.
É como se o gestor estivesse isolado e tivesse que trabalhar sozinho para atingir as metas.
E essa atitude é exatamente a causa do impacto negativo no desempenho.
Para reverter esse quadro é preciso criar e desenvolver um sistema coeso para a gestão de desempenho no qual todos os envolvidos com a organização trabalhem juntos, sobretudo os gerentes de finanças e RH, em busca dos mesmos propósitos e de maneira correta para implementar uma gestão estratégica.
Para entender mais claramente o que acontece nas empresas, listamos os principais problemas que ocasionam o fracasso na implementação da gestão de performance e também possíveis soluções.
Mas, antes de conferir essas razões de fracasso, você sabe mesmo o que é gestão de performance corporativa?
Veja está definição clara que vai ajudar você a entender o que é gestão de performance:
Gestão de performance é uma metodologia de gerenciamento empresarial em que se definem KPIs para controlar o desempenho dos processos e colaboradores com o objetivo de medir sua eficiência, agir rapidamente em caso de desvios, tomar decisões com base em fatos e auxiliar no planejamento estratégico.
Ficou claro para você o que é gestão de performance com base neste conceito?
Então, vamos prosseguir!
Por mais óbvio que possa soar, é sempre bom lembrar que a gestão de performance é um termo genérico que se refere a um amplo conjunto de tarefas analíticas e de administração destinados a ajudar os líderes a compreender e guiar a empresa para uma gestão de desempenho eficiente.
Depois de relembrar esse conceito de gestão de performance, é necessário considerar que não existem duas empresas que pensam sobre o assunto exatamente da mesma maneira.
Por isso, é também natural que as tarefas de gerenciamento sejam, muitas vezes, desconectadas e que acabem gerando comportamentos conflitantes.
Para a empresa avaliar como suas estratégias de crescimento estão funcionando, ela deve identificar onde essas tarefas são gerenciadas, não para medi-las, mas para se certificar que estão alinhadas com o comportamento dos funcionários de acordo com os objetivos organizacionais.
Companhias com baixo desempenho costumam perseguir diferentes metas e confiar que um “processo em cascata” ocorre naturalmente.
Isso tudo para garantir que toda a organização está contribuindo para os mesmos objetivos. Essa atitude só deixa a força de trabalho desalinhada e ineficiente.
Certa vez, Steve Jobs revelou:
“esse tem sido um dos meus mantras: foco e simplicidade“
A partir dessa observação, conclui-se que ser simples pode ser mais difícil do que ser complicado.
Por isso, é necessário trabalhar duramente para conseguir ter um pensamento limpo, para depois torná-lo simples.
No final, o esforço vale a pena, quando a empresa perceber que alcançou os resultados almejados.
Muitas organização têm insucessos porque são fixadas em objetivos que não se alinham com as estratégias de longo prazo da empresa, não conseguem acompanhar a conclusão das tarefas necessárias e acabam deixando de incentivar os comportamentos corretos.
Os processos de gestão de performance deveriam premiar o trabalho dos funcionários, incentivando-os a desenvolver novas competências e, dessa forma, ajudaria para a construção de uma cultura positiva em toda a empresa.
Sobre esse contexto, estudos apontam que apenas 23% dos gestores de RH acreditam que seus processos refletem com precisão as contribuições dos trabalhadores.
As empresas que apresentam um baixo desempenho são administradas por gestores sobrecarregados de dados, muito focados em resultados financeiros e atentos em corrigir desvios do passado.
Mesmo que esses líderes consigam enxergar que tipo de mudanças seriam necessárias, eles raramente têm a capacidade de tomar a decisão para os devidos ajustes.
E quando se concentram de forma exagerada em dados, eles não têm a capacidade de perceber as mudanças no ambiente.
Sobre o assunto, constatou-se que 95% dos dados das empresas de médio porte não são úteis.
Conclui-se, então, que a grande maioria dos dados em vez de orientar a empresa, ofuscam os caminhos para um resultado positivo.
Agora que você já sabe o que é gestão de performance e as razões de seu fracasso, que tal conhecer um software que traz todos os indicadores que você precisa em tempo real?
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