Seja sincero: você sabe mesmo o que é estratégia empresarial? Realmente tem na ponta da língua o conceito de estratégia empresarial?
Todos os anos, milhões de empreendedores têm ideias fantásticas. E todos os anos, esses mesmos empreendedores passam incontáveis horas criando, recriando planos e pensando em como fazer uma estratégia empresarial, cheia de detalhes.
Mas, muitas vezes, a maior parte do esforço utilizado acaba sendo desperdiçado porque eles não conseguem seguir seus próprios planos. Então, como fazer uma boa estratégia?
O grande erro dos gestores é acabar falhando na estratégia por não conseguir tirá-las do papel, o que faz com que eles percam rapidamente suas ideias geniais.
Mas o que podemos aprender com isso? Saiba mais sobre como fazer uma boa estratégia empresarial para não perder boas oportunidades!
“Sem uma abordagem cuidadosa e planejada para a execução, os objetivos estratégicos não podem ser alcançados”
Explica Lawrence G. Hrebiniak, em Making Strategy Work: Leading Effective Execution and Change.
“Desenvolver essa abordagem lógica, no entanto, representa um desafio formidável para o gerenciamento.”
O problema de muitos gestores é estarem mais dispostos a apagarem incêndios do que a evitar que eles aconteçam. Eles falham na execução do planejamento devido à falta de uma estrutura ou metodologia no ambiente de trabalho que seja de fato reproduzível.
Dessa forma, o importante é que esses gestores conectem sua estratégia aos objetivos individuais de cada colaborador. Mas como fazer isso? Veja quatro passos que irão te auxiliar a executar bem sua estratégia.
A definição de estratégia empresarial poderia ser resumida em poucas palavras desta forma:
Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).
Assim, as características da estratégia empresarial envolvem diversos momentos, mas, basicamente, podemos dizer que é preciso agir hoje, para modelar o cenário futuro.
Como diria Peter Drucker:
“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”
Assim, a gestão da estratégia empresarial não pode focar apenas na experiência do passado e no que se imagina e se gostaria que fosse o futuro.
Quem sabe mesmo o que é estratégia empresarial foca no presente: na implementação do planejamento estratégico, uma das etapa mais difíceis de tida essa jornada.
Ficou claro para você o que é planejamento estratégico? Então, confira agora 2 exemplos de estratégia empresarial de uma empresa. São dias metodologias consagradas para elaborar uma estratégia empresarial de forma ágil e objetiva.
Não basta saber o que é estratégia empresarial e sua definição. Dessa forma, é importante conhecer alguns exemplos de como elaborar uma estratégia empresarial. Assim, vai ficar mais fácil para você a escolher a metodologia ideal para seu negócio.
Você sabe o que é OKR?
OKR significa Objectives and Key Results, ou Objetivos e resultados-chave em português. ee uma metodologia que envolve, enter outras ação, responder às seguintes perguntas:
Aonde eu quero chegar? = Objetivo
Como eu vou saber se estou chegando lá? = Resultado Chave
Entenda melhor como elaborar uma estratégia empresarial com OKR neste vídeo:
Saiba mais: Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa
O significado de BSC é Balanced Scorecard. Esta metodologia de como elaborar uma estratégia empresarial envolve 4 perspectivas:
Veja mais neste vídeo:
Um grande erro cometido por diversos gestores é definir muitas prioridades e não dar conta de nenhuma delas. Portanto, foque apenas nas prioridades que você sabe que consegue desenvolver.
Se você vir muitas oportunidades à sua frente, tente focar em uma que tenha maior chance de dar certo. Essa escolha pode englobar diversas circunstâncias: o mercado no qual seu negócio está inserido, o orçamento disponível, a motivação da equipe, a relevância do projeto para seu crescimento etc.
Assim que você conseguir alcançar um objetivo com sucesso, parta para outro. Colocar todo o seu foco em uma meta faz com que ela tenha chances de resultados mais satisfatórios e é uma das melhores maneiras de como fazer uma boa estratégia de uma empresa funcionar.
Se você tentar desenvolver várias metas ao mesmo tempo, é muito provável que o desempenho e dedicação da equipe caia. Por isso, é melhor investir em objetivos específicos do que querer abraçar o mundo todo e terminar sem nenhum resultado concreto.
Empreendedores geralmente especificam metas mensuráveis em seus planos estratégicos. Mas se o plano começa a dar errado, o projeto pode acabar sendo engavetado e esquecido por muito tempo.
Uma dica para garantir uma boa execução é escolher indicadores de desempenho (KPIs) que possam ser medidos e monitorados de forma contínua.
É essencial obter dados desses indicadores e avaliar seus resultados de acordo com o cronograma – que pode ser mensal, trimestral, anual. Se eles não estiverem sendo satisfatórios, é importante aprimorá-los para aumentar o desempenho.
Se os fluxos de processos não estão funcionando como o esperado, o procedimento deve ser ajustá-los imediatamente para que o prejuízo não seja maior.
Sem comunicação contínua, os colaboradores acabam perdendo contato com os objetivos e metas da organização. E, dessa forma, não há como fazer uma estratégia empresarial.
Ao longo do tempo, a equipe e os gestores podem se desviar do foco principal, o que gera resultados ruins para toda a gestão. Para garantir que a organização se mantenha em sincronia com o plano estratégico, a equipe deve se reunir com certa frequência para estar sempre se atualizando do desenvolvimento dos projetos.
A rotina de reuniões pode ser feita com encontros diários, logo no início do dia, com duração de até 15 minutos, onde possam ser esclarecidos todos os relatórios e alterações, de forma que a equipe consiga melhorar as situações problemáticas rapidamente.
Após cada encontro, é essencial fazer um relatório do que foi discutido – como uma ata de reunião – e enviá-lo para todos os colaboradores envolvidos por e-mail, para que nenhum detalhe seja perdido e que para todos possam ver, de forma concisa, onde precisam atuar e agir para que o plano seja executado da melhor forma possível.
O gestor que realmente quer saber como fazer uma estratégia empresarial precisa ter em mente que deve se reunir separadamente com a equipe encarregada pela execução e com todos os responsáveis pela gestão mensalmente ou trimestralmente, para avaliar o progresso do plano estratégico.
Essas reuniões estratégicas devem ser mais aprofundadas do que as reuniões com os colaboradores e devem ser projetadas para determinar se e como as mudanças pretendidas são, de fato, necessárias.
As reuniões estratégicas periódicas devem discutir pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Esse processo é conhecido como análise SWOT e é essencial para empresas de todos os segmentos que querem adquirir autoconhecimento.
Quer mais dicas de como fazer planejamento estratégico? Então, assista a mais este vídeo:
Também há como fazer uma estratégia empresarial usando outra ferramenta importante: um plano estratégico que se resume a uma página.
Todos os elementos essenciais do planejamento são reduzidos a uma página, que será repassada para todos os colaboradores. Um benefício deste compartilhamento de informações é que os funcionários sentirão que estão contribuindo para o sucesso global da organização e se sentirão mais entusiasmados, motivados e comprometidos.
Compartilhar informações que costumam ser sigilosas nas empresas é uma das características da gestão à vista. Alguns dos benefícios dessa metodologia são: compreensão sobre todo o quadro do projeto; incentivo à atuação conjunta; acompanhamento dos resultados; facilidade para identificar e corrigir falhas etc.
Os proprietários de empresas devem ter cuidado, no entanto, para que o plano estratégico de uma página não divulgue informações mais confidenciais da empresa e outros direitos de propriedade intelectual.
Para evitar esse tipo de situação, você pode fazer uma revisão cuidadosa das informações do planejamento antes da sua liberação para toda a equipe.
Agora que você entendeu como fazer uma estratégia empresarial, aproveite para baixar nosso e-book gratuito: Como fazer Gestão Estratégica. E se quiser colocar esses ensinamentos em prática, pode contar com o STRAWs ONE, o software da Siteware que melhora sua performance corporativa, detecta oportunidades de melhoria e proporciona a gestão à vista, entre outros benefícios.
Texto adaptado daqui.
Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.