Gestão Estratégica

O que é estratégia empresarial e 4 simples passos que definem como fazer uma estratégia empresarial de sucesso

O que é estratégia empresarial e 4 simples passos que definem como fazer uma estratégia empresarial de sucesso

Publicação : 07/11/2017

Por Siteware

12 min

O que é Estratégia empresarial
O que é Estratégia empresarial

Seja sincero: você sabe mesmo o que é estratégia empresarial? Realmente tem na ponta da língua o conceito de estratégia empresarial?

Todos os anos, milhões de empreendedores têm ideias fantásticas. E todos os anos, esses mesmos empreendedores passam incontáveis horas criando, recriando planos e pensando em como fazer uma estratégia empresarial, cheia de detalhes.

Mas, muitas vezes, a maior parte do esforço utilizado acaba sendo desperdiçado porque eles não conseguem seguir seus próprios planos. Então, como fazer uma boa estratégia?

O grande erro dos gestores é acabar falhando na estratégia por não conseguir tirá-las do papel, o que faz com que eles percam rapidamente suas ideias geniais.

Mas o que podemos aprender com isso? Saiba mais sobre como fazer uma boa estratégia empresarial para não perder boas oportunidades!

Como fazer uma estratégia empresarial funcionar?

  • Primeiro: é preciso lembrar que uma boa execução surge de um processo disciplinado. É essencial criar um conjunto lógico de atividades que se conectem na organização para que a estratégia funcione.
  • Segundo: a gestão de pessoas precisa vir antes da estratégia ou dos processos operacionais. Afinal, são as pessoas da organização que sabem como os mercados mudam e se desenvolvem e são elas que criam estratégias baseadas nesses conhecimentos. A equipe é a responsável por tirar a estratégia do papel e transformá-la em uma realidade operacional.

“Sem uma abordagem cuidadosa e planejada para a execução, os objetivos estratégicos não podem ser alcançados”

Explica Lawrence G. Hrebiniak, em Making Strategy Work: Leading Effective Execution and Change.

“Desenvolver essa abordagem lógica, no entanto, representa um desafio formidável para o gerenciamento.”

O problema de muitos gestores é estarem mais dispostos a apagarem incêndios do que a evitar que eles aconteçam. Eles falham na execução do planejamento devido à falta de uma estrutura ou metodologia no ambiente de trabalho que seja de fato reproduzível.

Dessa forma, o importante é que esses gestores conectem sua estratégia aos objetivos individuais de cada colaborador. Mas como fazer isso? Veja quatro passos que irão te auxiliar a executar bem sua estratégia.

Mas, afinal, o que é estratégia empresarial?

A definição de estratégia empresarial poderia ser resumida em poucas palavras desta forma:

Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).

Assim, as características da estratégia empresarial envolvem diversos momentos, mas, basicamente, podemos dizer que é preciso agir hoje, para modelar o cenário futuro.

Como diria Peter Drucker:

“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”

Assim, a gestão da estratégia empresarial não pode focar apenas na experiência do passado e no que se imagina e se gostaria que fosse o futuro.

Quem sabe mesmo o que é estratégia empresarial foca no presente: na implementação do planejamento estratégico, uma das etapa mais difíceis de tida essa jornada.

Ficou claro para você o que é planejamento estratégico? Então, confira agora 2 exemplos de estratégia empresarial de uma empresa. São dias metodologias consagradas para elaborar uma estratégia empresarial de forma ágil e objetiva.

2 exemplos de estratégia empresarial que você precisa conhecer

Não basta saber o que é estratégia empresarial e sua definição. Dessa forma, é importante conhecer alguns exemplos de como elaborar uma estratégia empresarial. Assim, vai ficar mais fácil para você a escolher a metodologia ideal para seu negócio.

1. OKR

Você sabe o que é OKR?

OKR significa Objectives and Key Results, ou Objetivos e resultados-chave em português. ee uma metodologia que envolve, enter outras ação, responder às seguintes perguntas:

Aonde eu quero chegar? = Objetivo

Como eu vou saber se estou chegando lá? = Resultado Chave

Entenda melhor como elaborar uma estratégia empresarial com OKR neste vídeo:

Saiba mais: Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa

2. BSC

O significado de BSC é Balanced Scorecard. Esta metodologia de como elaborar uma estratégia empresarial envolve 4 perspectivas:

  • Perspectiva Financeira
  • Perspectiva dos Clientes
  • Perspectiva dos Processos Internos
  • Perspectiva do Aprendizado e Crescimento:

Entenda:

BSC

Veja mais neste vídeo:

Como fazer uma estratégia de uma empresa em 4 passos

1- Defina bem suas prioridades

Um grande erro cometido por diversos gestores é definir muitas prioridades e não dar conta de nenhuma delas. Portanto, foque apenas nas prioridades que você sabe que consegue desenvolver.

Se você vir muitas oportunidades à sua frente, tente focar em uma que tenha maior chance de dar certo. Essa escolha pode englobar diversas circunstâncias: o mercado no qual seu negócio está inserido, o orçamento disponível, a motivação da equipe, a relevância do projeto para seu crescimento etc.

Assim que você conseguir alcançar um objetivo com sucesso, parta para outro. Colocar todo o seu foco em uma meta faz com que ela tenha chances de resultados mais satisfatórios e é uma das melhores maneiras de como fazer uma boa estratégia de uma empresa funcionar.

Se você tentar desenvolver várias metas ao mesmo tempo, é muito provável que o desempenho e dedicação da equipe caia. Por isso, é melhor investir em objetivos específicos do que querer abraçar o mundo todo e terminar sem nenhum resultado concreto.

2- Colete e analise os dados

Empreendedores geralmente especificam metas mensuráveis em seus planos estratégicos. Mas se o plano começa a dar errado, o projeto pode acabar sendo engavetado e esquecido por muito tempo.

Uma dica para garantir uma boa execução é escolher indicadores de desempenho (KPIs) que possam ser medidos e monitorados de forma contínua.

Saiba mais sobre KPIs neste artigo que publicamos. É só clicar aqui!

É essencial obter dados desses indicadores e avaliar seus resultados de acordo com o cronograma – que pode ser mensal, trimestral, anual. Se eles não estiverem sendo satisfatórios, é importante aprimorá-los para aumentar o desempenho.

Se os fluxos de processos não estão funcionando como o esperado, o procedimento deve ser ajustá-los imediatamente para que o prejuízo não seja maior.

3- Mantenha uma rotina de reuniões

Sem comunicação contínua, os colaboradores acabam perdendo contato com os objetivos e metas da organização. E, dessa forma, não há como fazer uma estratégia empresarial.

Ao longo do tempo, a equipe e os gestores podem se desviar do foco principal, o que gera resultados ruins para toda a gestão. Para garantir que a organização se mantenha em sincronia com o plano estratégico, a equipe deve se reunir com certa frequência para estar sempre se atualizando do desenvolvimento dos projetos.

A rotina de reuniões pode ser feita com encontros diários, logo no início do dia, com duração de até 15 minutos, onde possam ser esclarecidos todos os relatórios e alterações, de forma que a equipe consiga melhorar as situações problemáticas rapidamente.

Após cada encontro, é essencial fazer um relatório do que foi discutido – como uma ata de reunião – e enviá-lo para todos os colaboradores envolvidos por e-mail, para que nenhum detalhe seja perdido e que para todos possam ver, de forma concisa, onde precisam atuar e agir para que o plano seja executado da melhor forma possível.

4- Avalie a estratégia

O gestor que realmente quer saber como fazer uma estratégia empresarial precisa ter em mente que deve se reunir separadamente com a equipe encarregada pela execução e com todos os responsáveis pela gestão mensalmente ou trimestralmente, para avaliar o progresso do plano estratégico.

Essas reuniões estratégicas devem ser mais aprofundadas do que as reuniões com os colaboradores e devem ser projetadas para determinar se e como as mudanças pretendidas são, de fato, necessárias.

As reuniões estratégicas periódicas devem discutir pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Esse processo é conhecido como análise SWOT e é essencial para empresas de todos os segmentos que querem adquirir autoconhecimento.

Descubra como a Matriz SWOT alinhada ao planejamento estratégico traz benefícios para sua gestão! Clique aqui. 

Quer mais dicas de como fazer planejamento estratégico? Então, assista a mais este vídeo:

Você sabe o que é estratégia empresarial em uma página?

Também há como fazer uma estratégia empresarial usando outra ferramenta importante: um plano estratégico que se resume a uma página.

Todos os elementos essenciais do planejamento são reduzidos a uma página, que será repassada para todos os colaboradores. Um benefício deste compartilhamento de informações é que os funcionários sentirão que estão contribuindo para o sucesso global da organização e se sentirão mais entusiasmados, motivados e comprometidos.

Compartilhar informações que costumam ser sigilosas nas empresas é uma das características da gestão à vista. Alguns dos benefícios dessa metodologia são: compreensão sobre todo o quadro do projeto; incentivo à atuação conjunta; acompanhamento dos resultados; facilidade para identificar e corrigir falhas etc.

Os proprietários de empresas devem ter cuidado, no entanto, para que o plano estratégico de uma página não divulgue informações mais confidenciais da empresa e outros direitos de propriedade intelectual.

Para evitar esse tipo de situação, você pode fazer uma revisão cuidadosa das informações do planejamento antes da sua liberação para toda a equipe.

Agora que você entendeu como fazer uma estratégia empresarial, aproveite para baixar nosso e-book gratuito: Como fazer Gestão Estratégica. E se quiser colocar esses ensinamentos em prática, pode contar com o STRAWs ONE, o software da Siteware que melhora sua performance corporativa, detecta oportunidades de melhoria  e proporciona a gestão à vista, entre outros benefícios.

Texto adaptado daqui.

Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.