(Clique no player e ouça a narração do nosso post sobre O que é Big Data! Deixe para nós nos comentários o que achou!)
Big Data: você provavelmente já ouviu falar nisso, não é mesmo? Mas, você sabe o que significa, o que é Big Data?
O termo está diretamente relacionado aos dados gerados por empresas no dia a dia. Com a evolução da tecnologia e a transformação digital, vão surgindo novas formas de analisar esses dados e transformá-los em serviços diferenciados.
Mas a verdade é que o Big Data já existe até mesmo antes da popularização dos meios digitais. Por isso, veja neste artigo completo o que é Big Data, como ele surgiu e como funciona!
Leia também: O que é BI Business Intelligence?
Em uma definição clara e objetiva, Big Data significa um grande volume de dados. A quantidade aumenta consideravelmente à medida que novos meios digitais aparecem para gerar dados não só a cada dia, mas a cada minuto.
Os dados do Big Data podem ser estruturados ou não e incentivam o cruzamento de informações para chegar a insights e decisões estratégicas para uma empresa.
Assim, por meio do Big Data, é possível entender o cenário do mercado, a satisfação com uma marca, as necessidades de determinado público, entre outras análises.
Saiba mais: 4 Programas de análise de dados e as 6 etapas do processo de análise
Antes de prosseguir, que tal assistir a este vídeo sobre o Big Data?
O conceito de Big Data começou a ser trabalhado no início dos anos 2000. Foi quando o analista Doug Laney, enxergando a importância da coleta e armazenamento de dados para análises futuras, determinou os “três Vs” do Big Data.
Seriam eles o Volume, a Velocidade e a Variedade.
O Big Data existe há algum tempo. Mas nos dias de hoje geramos muito mais dados e em uma velocidade muito mais rápida.
Nesse sentido, quais os fatores que influenciam o Big Data?
Bem, o smartphone que está bem próximo de você é um dos grandes motivadores. Assim como televisões, as mídias sociais e todos os canais que, com acessibilidade, oferecem informações e possibilitam análise de dados.
O termo também é utilizado para falar sobre outros temas, como Internet das Coisas (o famoso IoT).
Isso porque carros e geladeiras conectadas, por exemplo, já são uma realidade, e a quantidade de dados que dispositivos conectados à internet oferecem é surpreendentemente alta.
Neste caso, ao invés de falar sobre comportamento, como um social data, ou de dados fornecidos por setores da empresa, como o enterprise data, trata-se de um data of things.
Confira em nosso blog: 5 dicas iniciais de como fazer análise de dados de maneira clara e assertiva
Empresas de diversas indústrias começam a enxergar a importância do controle de dados. E o cruzamento e análise desses dados seria o chamado Big Data Analytics. O grande segredo é unir os “robôs” que coletam dados ao trabalho humano estratégico e inteligente.
Existem inúmeros exemplos de como atrelar o Big Data ao trabalho, na prática. Geralmente, a análise realizada determina padrões e melhora processos.
Em uma indústria, o acompanhamento de Big Data permite a configuração de alertas em casos de falhas nas máquinas em tempo real, por exemplo. Pode ajudar a entender processos e otimizá-los.
Ao monitorar as redes sociais, você pode analisar menções de palavras-chave da sua empresa. O que as pessoas estão falando sobre ações ou produtos? É algo positivo ou negativo? Categorizar e estruturar dados vindos de mídias sociais faz parte desse Big Data Analytics.
Você também consegue analisar hábitos de compra do cliente por meio do Big Data em sites e e-commerces. Os dados permitem que você crie promoções mais assertivas, baseadas em tendências e personalizações.
A área de Recursos Humanos também tem várias informações sobre funcionários, como relacionadas à assiduidade e produtividade.
Em um banco, o Big Data detecta comportamentos fraudulentos e minimiza riscos ao negócio. Já em um hospital, os registros de pacientes podem ser suficientes para criar insights para melhorar a assistência e atendimento.
Independentemente do segmento, se você souber como gerenciar o Big Data, também conseguirá extrair ideias para fazer sua empresa crescer. Quem sabe, assim, você alcançará resultados com a mesma velocidade que chegam os dados!
Veja também: Veja como implementar Business Intelligence em 5 passos
O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que armazena, compartilhar e ajuda a analizar os dados de sua empresa. Assim, é possível tomar melhores decisões e acompanhar processos.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One
Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.