Logo siteware

O que pesquisas dizem sobre programa de reconhecimento para funcionários

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Programa de reconhecimento de funcionários

CONTEÚDO

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre programa de reconhecimento de funcionários! Deixe nos comentários o que achou.)

Reconhecer seus colaboradores é essencial para empresas que valorizam e querem reter seus melhores talentos. O programa de reconhecimento de funcionários de uma empresa pode tanto segurar as pessoas lá dentro ou fazê-las saírem correndo pela porta.

Indo ainda mais além, demonstrar apreciação por seus colaboradores pode, inclusive, alavancar seu retorno financeiro.

Ações para reconhecimento de funcionários podem proporcionar:

E essas são apenas algumas das consequências de se ter empregados que se sentem valorizados, devido a um bom programa para reconhecimento de funcionários..

Confira alguns números esclarecedores sobre programa de reconhecimento de funcionários que irão lhe surpreender: Veja também, ao final deste post, algumas formas de reconhecimento nas empresas.

Leia também: Como manter sua equipe engajada durante o distanciamento social

Dados surpreendentes sobre programa para reconhecimento de funcionários

Programas para reconhecimento de funcionários são muito importantes para as empresas. E os dados que vamos apresentar comprovam isso.

E mais, por meio desses dados, você poderá ter ideias para reconhecimento de funcionários, focando naquilo que realmente funciona com base em fatos comprovados.

Por isso, dê uma olhada nesses números surpreendentes e reformule suas ações de reconhecimento para colaboradores, se achar necessário.

1. 87% dos programas de reconhecimento focam em tempo de empresa

Ter um funcionário que fique 20, 10 e até mesmo 5 anos na sua empresa é algo para ser celebrado, sem dúvidas. Mas não deve ser o único momento da pessoa a ser celebrado.

Programas de reconhecimento de funcionários devem ser muito mais amplos.

Imagina passar um ano inteiro sem nenhum tipo de reconhecimento? Bom, mas é isso o que você faz quando foca em tempo de empresa.

A política de reconhecimento nas empresas deveria focar em suas contribuições e esforços. Se fizeram um bom trabalho, avise-os na hora.

Não é porque uma pessoa está há sabe-se lá quanto tempo na empresa, independentemente do que trouxe de resultado, que ela merece reconhecimento.

2. 58% dos funcionários acham que reconhecimento é a melhor maneira de aumentar o engajamento

Já deixamos bem claro que, em geral, os colaboradores não andam se sentindo valorizados em seus empregos. E não existe “reconhecimento excessivo”.

Se você realmente quer reter seus talentos, motive-os por meio do reconhecimento de seu trabalho. Essa validação simples tem o poder de alavancar a produtividade vertiginosamente.

Dar feedback também é uma forma de reconhecimento, veja como fazer isso:

3. As pessoas da geração Millennial requerem reconhecimento imediato por suas conquistas

Se você esperar uma semana ou duas para reconhecer a conquista, seu colaborador pode já ter esquecido o que fez.

Tempo é essencial quando se trata de demonstrar gratidão. Elogie o desempenho na hora do feito, em vez de mais tarde, pois essa pequena massagem no ego fará maravilhas pelo trabalho futuro daquele funcionário.

Existem formas de reconhecimento nas empresas que tendem a ser mais imediatas, como definir critérios de promoção para funcionários.

Assim, toda vez que o colaborador atinge um desses critérios, se essa política de reconhecimento da empresa for divulgada, ele saberá imediatamente que está mais próximo de uma promoção.

4. 69% dos empregados trabalhariam mais se sentissem que seus esforços estão sendo apreciados

Reconhecimento traz produtividade. Pense bem: nos primeiros anos de escola, os professores recompensam o bom desempenho das crianças com estrelas e recadinhos no dever de casa. Em troca, os alunos se esforçam ainda mais para continuar ganhando recomendações. E quem disse que isso não funciona para os adultos?

As pessoas querem ser reconhecidas por suas contribuições. Elas querem que seu trabalho tenha significado e quando você não as reconhece, é, essencialmente, a mesma coisa que ignorar sua existência.

5. Apenas 14% das organizações oferecem as ferramentas necessárias para reconhecimento e recompensa a seus gestores

As organizações não disponibilizam as ferramentas corretas para que os líderes possam motivar seus empregados. E, em contra-partida, os funcionários querem compartilhar o reconhecimento recebido. O ideal é ter uma ferramenta que possibilite o reconhecimento de forma transparente e simples.

6. Empresas com programa de reconhecimento de funcionários eficazes em aumentar o engajamento têm 31% menos demissões voluntárias

Turnover é extremamente caro para a empresa, já sabemos disso.

Então, imagine perder todo esse dinheiro para recrutar, contratar e treinar alguém quando, na verdade, poderia ter um programa de resultados que ajudasse a manter os talentos que fazem parte do quadro e alocar adequadamente os colaboradores de maneira a produzirem mais e melhor.

7. 50% dos empregados acreditam que receber agradecimento de seus gestores melhora o relacionamento e constrói confiança com seus superiores

Relacionamentos entre gestores e funcionários são estigmatizados como tensos ou cheios de ressentimento. Mas esse não precisa ser o caso. Para fazer o negócio obter sucesso, essa relação precisa ser construída sobre uma base de confiança.

E como você ganha a confiança dos seus colaboradores? Demonstrando gratidão, reconhecendo o bom trabalho que realizam. Reconhecimento não precisa vir apenas na forma de confirmação verbal. Deixar um empregado tocar um projeto com autonomia é reconhecimento, demonstra que você confia no trabalho dele.

Para poder realizar um bom programa de reconhecimento de funcionários, você precisa acompanhar sua performance, mas você sabe como fazer isso? Então, confira este vídeo:

Dicas de programas para reconhecimento de funcionários

  • Bônus no salário por meta atingida: toda vez que o colaborador atinge uma meta, ele recebe um acréscimo em seu salário.
  • Comissões de vendas: tradicional ação de reconhecimento para colaboradores da área de vendas. Eles recebem uma percentagem do valor de cada venda que realizam.
  • Meritocracia: todos os colaboradores são informados sobre alguns indicadores de seu desempenho que serão acompanhados pela empresa e, conforme atingem determinados patamares positivos, sua remuneração é aumentada proporcionalmente.
  • Plano de carreira: estipulam-se critérios objetivos para que um colaborador possa se candidatar a postos mais elevados na hierarquia da empresa.
  • Entrega de prêmios de reconhecimento: troféus, diplomas, jantares, viagens e até mesmo bens materiais, como computadores e celulares, podem ser entregues para os colaboradores de melhor desempenho em suas áreas.

Conclusão

Um programa para reconhecimento de funcionários impacta vários aspectos do ambiente de trabalho, desde atendimento ao cliente até o relacionamento da equipe.

As empresas precisam parar de pensar nele como uma ideia bonitinha, mas difícil de realizar, e entender todos os benefícios que ele pode trazer para o negócio.

Com um software como o STRATWs ONE é possível ter acesso, entre diversas outras funcionalidades, a dados e KPIs sobre a performance de seus colaboradores, permitindo dar um feedback mais preciso, elaborar sistemas de meritocracia e de remuneração variável.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao O que pesquisas dizem sobre programa de reconhecimento para funcionários

assinatura mar 18 daniella O que pesquisas dizem sobre programa de reconhecimento para funcionários

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]