Gestão de Equipe

Dimensionando um plano de sucessão a partir da matriz 9 Box

Dimensionando um plano de sucessão a partir da matriz 9 Box

Publicação : 16/07/2018

Por Siteware

5 min

plano de sucessão
plano de sucessão

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Plano de Sucessão! Deixe nos comentários o que achou.)

Chegou o momento de pensar na sucessão.

E agora, o que fazer?

Preocupação de todas as empresas, de quaisquer portes e segmentos, a sucessão – que pode ser de cargo, de gerência, diretoria ou presidência – cada vez mais precisa ser planejada com antecedência.

O Recursos Humanos e a Direção devem traçar juntos um plano de sucessão e quais passos devem ser tomados para que as sucessões sejam satisfatórias ao negócio e aos talentos, a médio e longo prazo.

Não é somente alocar os colaboradores nas posições corretas, mas também identificar qual o melhor momento para esta transição, além de ter mapeado quais são os desafios e pontos a contribuir que este colaborador irá ter ao assumir a nova posição.

Você já pensou em criar um plano de sucessão na sua empresa?

Conheça a Matriz Nine Box, uma ferramenta de avaliação individual que analisa tanto a contribuição atual de um empregado para a organização quanto seu potencial nível de colaboração no futuro.

Esta ferramenta pode facilitar muito esse processo e todo planejamento de sucessão em sua empresa.

O que é a matriz 9 Box?

A matriz 9 Box, também chamada de planilha nine box ou metodologia 9 box,  é uma tabela gráfica simples onde são colocadas características “potenciais” em Y, ou eixo vertical, e “performances” em X, ou eixo horizontal.

Em outras palavras, as colunas verticais da matriz identificam o potencial de crescimento de um profissional dentro da organização, e as linhas horizontais identificam se ele está abaixo, atendendo ou superando as expectativas de desempenho em sua função atual.

A matriz Nine Box pode ser usada em planejamento de sucessão como um método de avaliação de talentos e identificação de potenciais líderes de uma organização, mas também para análise do desempenho de profissionais em todos os níveis da hierarquia.

Para fins de avaliação de desempenho, a matriz 9 Box fornece uma referência simples e fácil de ser construída que pode incluir dados para permitir que os gestores visualizem facilmente o desempenho real e potencial de seus funcionários.

Com ela, os planos individuais de desenvolvimento funcionários de alto e de baixo desempenho podem ser concebidos com a colaboração dos gestores, dos trabalhadores e do departamento de RH.

Como usar a matriz 9 Box pode te ajudar a dimensionar o plano de sucessão?

Quando usado em planejamento de sucessão, o eixo X da matriz Nine Box avalia o desempenho de liderança e o eixo Y avalia o potencial de liderança.

A combinação dos eixos X e Y determina o local onde o profissional é colocado na matriz 9 Box. Indivíduos no quadrante superior direito (Quadro 1), então, são identificados como candidatos de alto potencial no plano de sucessão da empresa.

Dentro disso, o valor da matriz 9 Box para o processos de RH está em identificar quando pode ser necessário ações de treinamento e capacitação, realocações, promoções de talentos com potencial para assumir novas posições dentro da empresa.

Por outro lado, também pode ser uma ferramenta de identificação de quando não se deve gastar tempo e esforço na tentativa de salvar um profissional com baixo potencial e desempenho ruim.

Conclusão

Quando usada corretamente, a matriz 9 Box pode ser uma ferramenta valiosa para uma organização preocupada com a condução estratégica das sucessões.

Ela permite que a empresa identifique os talentos e que, durante o processo de avaliação, possa trabalhar o plano de carreira e sucessão destes profissionais.

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de Gestão de Performance Corporativa que conta, entre diversas outras funções, com um módulo de avaliação de performance individual, o que pode auxiliar muito na criação de planos de carreira e sucessão.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Quer saber mais sobre gestão de performance? Baixe nosso e-book gratuito: Guia do CPM: tudo sobre Corporate Performance Management