Empowerment: o que é e como construir na sua empresa?

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Empowerment

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No ambiente corporativo moderno, o empowerment é um conceito fundamental para a cultura organizacional. Essa é uma abordagem moderna para gerenciamento de equipes que tem se mostrado eficaz para melhorar a produtividade e motivação dos colaboradores enquanto é dado aos colaboradores mais autonomia e liberdade.

Para você ter ideia da importância desse conceito, segundo estudo da Deloitte, 71% dos dos colaboradores dessa geração devem deixar seus atuais empregos em período de menos de 2 anos. Isso porque eles estão insatisfeitos com a forma como suas habilidades de liderança estão sendo desenvolvidas. 

Por isso, neste artigo, eu analiso junto com você o que é empowerment e como um líder pode aplicar essa abordagem em sua organização, ajudando os colaboradores a desenvolver seu potencial e alcançar novos níveis de sucesso.

Continue a leitura e confira!

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Qual é o conceito de empowerment?

Empowerment é uma forma de empoderar os colaboradores para que desenvolvam seu próprio potencial de crescimento profissional por meio, principalmente, da proatividade. Isso resulta em grande nível de engajamento e comprometimento na empresa em que trabalham, o que ajuda a melhorar o desempenho e a produtividade.

De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, quando colaboradores se sentem empoderados no ambiente organizacional, é comum que o desempenho deles melhorem, além da satisfação e o comprometimento com os objetivos do negócio.

Dessa forma, a lógica doempowerment é estimular os colaboradores a tomar decisões, melhorar suas habilidades e trabalhar juntos para alcançar os objetivos da empresa. Para ter sucesso, os líderes devem apoiar, incentivar e reconhecer os seus liderados.

O treinamento também é essencial para ajudar os colaboradores a desenvolverem as competências necessárias para serem produtivos e eficazes.

Ações como feedbacks regulares, delegação de responsabilidades e oferecer oportunidades de aprendizagem são fundamentais para criar um ambiente de empowerment.

Os 4 pilares do empowerment

O empowerment nas empresas é construído em quatro pilares: poder, desenvolvimento, liderança e motivação. Por meio do poder de decisão, as pessoas são encorajadas a identificar problemas e desenvolver soluções. O desenvolvimento inclui treinamentos contínuos, que permitem que as pessoas cresçam e adquiram novas habilidades.

A seguir, você confere um pouco mais de cada um desses pilares:

1- Poder

O poder é a capacidade de influenciar pessoas, idéias e resultados. O poder de decisão e o poder de construir relacionamentos são cruciais. A autonomia é também um fator importante quando se trata de empowerment.

Uma pessoa com autonomia tem o direito de tomar suas próprias decisões, sem ser influenciada por outros. Por fim, a colaboração e o diálogo desempenham papéis fundamentais na construção de um ambiente verdadeiramente empoderado.

2- Desenvolvimento 

Desenvolvimento é o segundo dos quatro pilares do empowerment. É através desse pilar que as pessoas desenvolvem competências profissionais, tanto hard skills quanto soft skills, necessárias para a execução de tarefas efetivas no trabalho.

Ao desenvolver essas habilidades, as pessoas passam a entender melhor como funciona o seu trabalho. Muitas vezes, produzem mais em menos tempo e trabalham de forma mais eficiente.

3- Liderança

As organizações devem investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores que apresentarem potencial em se tornarem liderança para garantir que eles estejam à frente da mudança para o empowerment.

Nesse cenário, os líderes têm um papel importante em motivar, treinar e desenvolver o potencial de seus colaboradores, além de criar um plano de carreira. Uma ferramenta que pode auxiliar a liderança a orientar o desenvolvimento dos colaboradores é a análise de 9 box que fornece informações detalhadas sobre cada colaborador, permitindo que os líderes identifiquem as áreas de melhoria.

9 box

4- Motivação 

A motivação pode ser usada para libertar os indivíduos, promovendo melhorias no desempenho, melhorando a satisfação com o trabalho e aumentando a satisfação geral com a organização. Além disso, a motivação pode também ajudar a eliminar atitudes negativas e promover o pensamento criativo e a eficiência no local de trabalho. 

Para ter ideia da importância da motivação no ambiente organizacional, de acordo com dados divulgados pela Forbes, colaboradores que se sentem ouvidos são capazes de se sentirem quase 5 vezes mais empoderados para desempenharem melhor as suas tarefas.

Qual o principal objetivo da aplicação do empowerment?

O principal objetivo da aplicação do empowerment no ambiente organizacional é promover o desenvolvimento e a autonomia dos indivíduos dentro da organização. 

Dessa forma, ao aplicar o empowerment, as organizações buscam alcançar os seguintes objetivos:

  1. Aumentar a motivação dos colaboradores: ao dar mais autonomia e responsabilidade aos colaboradores, o empowerment ajuda a aumentar sua motivação intrínseca, proporcionando um senso de propósito e realização no trabalho.
  2. Melhorar a tomada de decisões: o empowerment permite que os colaboradores tomem decisões relacionadas às suas áreas de atuação, aproveitando seu conhecimento e experiência. Isso agiliza os processos decisórios, melhora a resposta da organização às mudanças e promove a inovação.
  3. Promover a responsabilidade e o comprometimento: ao receber mais poder e autoridade, os colaboradores se sentem mais responsáveis pelos resultados de seu trabalho. Isso promove um maior senso de comprometimento com as metas e objetivos da organização, levando a um melhor desempenho individual e coletivo.
  4. Estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional: o empowerment oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os colaboradores, permitindo que eles adquiram novas habilidades e conhecimentos. Isso contribui para o crescimento profissional e pode levar a melhores oportunidades de carreira dentro da organização.
  5. Aumentar a eficiência e a produtividade: ao descentralizar o poder e envolver os funcionários nas decisões, o empowerment pode levar a uma maior eficiência e produtividade. Os colaboradores têm mais agilidade para resolver problemas e implementar soluções, evitando a burocracia desnecessária e atrasos.

Como aplicar empowerment em uma empresa?

Existem alguns caminhos para quem está interessado em promover a cultura do empowerment dentro das organizações. Alguns deles são:

1- Cultura do feedback

A cultura do feedback desempenha um papel fundamental no empowerment dentro de uma organização. Ela cria um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores, fortalecendo sua autonomia e confiança.

cultura de feedbacks

2- Comunicação organizacional eficaz

A comunicação organizacional vertical e horizontal desempenha um papel fundamental no empowerment dentro de uma organização. Ela estabelece a base para um ambiente de trabalho colaborativo, transparente e participativo, permitindo que os colaboradores se sintam ativos e engajados nas metas da empresa.

3- Uso da tecnologia 

Por fim, mas não menos importante, uma terceira ação para promover o empowerment na sua organização é com o uso de soluções que vão apoiar a rotina dos seus colaboradores, seja facilitando as tarefas deles, gerando engajamento ou promovendo um alinhamento das metas e objetivos. 

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

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