Gestão de Equipe

Como fazer gestão de equipes: as 6 dicas fundamentais para impulsionar seus colaboradores

Como fazer gestão de equipes: as 6 dicas fundamentais para impulsionar seus colaboradores

Publicação : 07/04/2019

Por Siteware

7 min

Como fazer gestão de equipes
Como fazer gestão de equipes

Seu time está dando conta do recado? Você procura maneiras efetivas de conseguir que sua equipe trabalhe de forma colaborativa e entregue resultados?

A verdade é que empresas de pequeno, médio ou grande porte enfrentam um desafio em comum: promover uma eficiente gestão de equipes.

Essa prática consiste em extrair o que há de melhor nos colaboradores e converter isso em resultados positivos para a empresa. É por meio desse tipo de gerenciamento que se alinha esforços rumo a objetivos comuns.

Colaboradores engajados, motivados e comprometidos contribuem para a produtividade da empresa. No entanto, é preciso saber gerenciá-los.

Confira agora 6 dicas fundamentais de como fazer gestão de equipes e alcançar melhores resultados.

Veja também: 4 dicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados e unir sua equipe

6 dicas de como fazer gestão de equipes

1 – Compartilhe a Missão, a Visão e os Valores da empresa

Para uma eficaz gestão de equipe, é preciso que haja integração e pertencimento entre os membros. Nesse sentido, uma boa forma de conseguir isso é por meio do compartilhamento da Missão, da Visão e dos Valores da organização.

  • A Missão é a razão pela qual a empresa existe;
  • A Visão é onde a empresa quer chegar a longo prazo;
  • Os Valores são os princípios inegociáveis, dos quais a empresa não abre mão.

Ter essa tríade bem definida servirá como um norte para que os colaboradores possam desempenhar suas atividades.

2 – Promova o diálogo e o uso da criatividade

Não há como fazer gestão de equipes sem promover o diálogo entre todos os membros, incluindo o líder. É preciso mostrar aos colaboradores que o ambiente de trabalho é sim um lugar para eles se expressarem, trocarem ideias e se sentirem acolhidos.

Quando eles se sentem livres para dizer o que pensam, a criatividade flui. Assim, excelentes ideias podem acabar surgindo. Portanto, estimule a participação de todos e procure evitar que os colaboradores fiquem imersos em suas próprias bolhas.

3 – Entenda as habilidades dos funcionários

Para permitir que sua empresa flua orgânica e naturalmente, você precisa entender as habilidades específicas de cada colaborador. Isso é importante para que você possa alocar os recursos humanos em tarefas que tenham a ver com as aptidões de cada um.

Às vezes, um colaborador que está no atendimento ao cliente poderia ser mais bem aproveitado se colocado no departamento de marketing, por exemplo.

A maioria dos empregadores pensa que quando um empregado se candidata a uma determinada posição, ele só pode fazer esse trabalho específico. Isso é um equívoco.

Procure passar um tempo com cada colaborador. E, dessa forma, descobrir suas preferências e em quais tarefas eles poderiam se destacar. Delegar funções adequadas exercerá impacto significativo nos índices de produtividade da equipe.

4 – Mantenha uma comunicação efetiva

Qualquer pessoa de negócios bem-sucedida com qualquer quantidade de funcionários dirá que a comunicação pode fazer ou quebrar sua empresa.

Quando todos estão na mesma página, quando entendem o trabalho e o que é exigido deles – é aí que está o verdadeiro sucesso dos negócios.

Uma das principais responsabilidades que um gestor tem é garantir que a comunicação esteja funcionando sem problemas todos os dias. Certifique-se de que sua estrutura de comando esteja claramente definida.

Como é sua responsabilidade determinar como seus funcionários se comunicam, você precisa garantir que as ferramentas e plataformas que a empresa usa atendam aos seus critérios de comunicação.

Plataformas como Intraboom e o Slack criam oportunidades de comunicação, tarefas, compartilhamento de arquivos e boletins importantes que você precisa compartilhar com seus colaboradores. Mantenha sua equipe acostumada a se comunicar com você e entre si.

como fazer gestão de equipes

Confira em nosso blog: Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo

5 – Forneça feedbacks

Procure se reunir periodicamente com a sua equipe para fazer um balanço dos resultados já alcançados e dos que ainda precisam ser atingidos. Esse é um importante momento para alinhar determinados pontos, mostrar em que aspectos a equipe está errando e também elogiar quando houver progresso.

Faça críticas construtivas e esteja aberto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Lembre-se que o feedback deve ser uma via de mão dupla.

Quer algumas dicas de como dar feedback? Então, confira este vídeo:

Leia também: Você sabe como parabenizar uma equipe de trabalho? Descubra agora!

6 – Dê o exemplo aos colaboradores

A nossa última dica de como fazer gestão de equipes é, talvez, a mais importante de todas. Enquanto líder, você precisa servir de exemplo para os seus colaboradores. Eles precisam olhar para você e sentir confiança, credibilidade, inspiração.

Manter a equipe motivada também é importante, veja aqui algumas maneira de fazer isso:

Veja também: 25 técnicas de liderança: seja um grande líder para sua empresa

Gostou dessas dicas fundamentais de como fazer gestão de equipes? Temos certeza de que com elas a sua equipe alcançará resultados cada vez melhores.

Este post também pode interessar você: Comportamento humano nas organizações: conheça 3 dicas para melhorar o desempenho da sua equipe

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Com ele você acompanha o desempenho de pessoas e equipes em tempo real. Assim, pode usar técnicas como a gestão à vista ou a meritocracia com muito mais facilidade.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Veja um exemplo real de sucesso: Como a meritocracia foi o fator de sucesso na BRMalls