Como construir uma equipe multidisciplinar qualificada?

CONTEÚDO

equipe multidisciplinar

CONTEÚDO

Você com certeza já ouviu falar daquele ditado: “a união faz a força”, certo?  Não é à toa que muitas empresas têm apostado na formação de uma equipe multidisciplinar nas mais diversas áreas. No entanto, isso pode ser um desafio para os gestores.

Isso porque, embora profissionais de diferentes áreas de conhecimento reunidos numa mesma equipe seja possível explorar mais criativamente as possibilidades e superar desafios, a tarefa será desafiadora para muitos gestores, afinal, unir em uma mesma equipe pessoas que pensam diferentes exigirá estratégias de gestão para manter o clima organizacional saudável.

Por isso, neste artigo eu te ajudo a entender mais a importância e como organizar equipes multidisciplinares para que o seu time possa alcançar os objetivos da sua empresa. Para saber mais, continue a leitura e confira!

Ei, aproveite e baixe agora mesmo o nosso material e confira 10 péssimos hábitos de liderança para você evitar!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um grupo de pessoas formado por profissionais que se complementam em vários aspectos, como experiências, visões e comportamentos. Os profissionais nesses tipos de equipes possuem soft skills, hard skills e conhecimento em diferentes áreas técnicas ou científicas.

Dessa forma, como o trabalho é dividido entre as especialidades, a produção se torna mais eficiente e completa. Assim, as empresas podem se beneficiar disso, pois elas terão acesso a uma vasta gama de conhecimentos e especialidades. Além disso, como os membros são independentes e podem trabalhar juntos, os problemas podem ser resolvidos mais rapidamente.

Assim, para ser considerado uma equipe multidisciplinar, as pessoas devem trabalhar de forma sinérgica, compartilhando habilidades únicas, expertises ideias e conselhos.

Quais são as vantagens de trabalhar em equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um ótimo modo de alcançar resultados inovadores a partir de diferentes perspectivas. Ao compor um grupo de gerações alternativas, por exemplo, com diferentes formações e atuações, você garante que vários pontos de vista serão colocados na mesa. Isso aumenta a eficiência e o engajamento de todos os envolvidos e garante que as soluções sejam mais diversificadas e considerem diferentes ângulos para o problema.

Além disso, o engajamento da equipe multidisciplinar costuma ser muito maior. Isso porque cada um dos profissionais traz a sua experiência e conhecimento específico para contribuir em discussões, o que torna os processos de trabalho mais interessantes e estimulantes. Dessa forma, isso impulsiona o ânimo e a vontade dos colaboradores de se dedicarem aos projetos e de alcançarem resultados cada vez melhores.

Como usar a diversidade para o benefício da equipe?

Para obter os resultados esperados de uma equipe multidisciplinar, cada colaborador deve contribuir com seu conhecimento e experiência práticas em discussões, análises e definição de planos de ação. Dessa forma, a equipe multidisciplinar não deve ser vista apenas como uma alternativa criativa e inovadora, mas também como um meio para aproveitar o conhecimento e a diversidade existente na empresa.

Desse modo, as organizações que utilizam equipes multidisciplinares têm mais capacidade para atender às demandas de seus clientes, pois contam com profissionais de diversas áreas de conhecimento. 

Assim, desenvolver uma cultura de equipe inclusiva e acolhedora é o primeiro passo para conseguir os resultados desejados em uma equipe multidisciplinar. Ou seja, respeitar opiniões e ideias individuais, reconhecer as diferenças e trabalhar para construir pontes e conexões entre todos os membros da equipe é essencial para criar um ambiente de trabalho que estimula essa diversidade. 

Quais são os desafios enfrentados por equipes multidisciplinares?

Embora tenha muitos benefícios, como oportunidades de colaboração e soluções criativas, é importante se destacar que para construir equipes multidisciplinares é preciso se atentar para alguns desafios comuns.

O principal deles é conseguir reunir pessoas com diferentes formações e habilidades para trabalharem em conjunto. Isso exige que os membros da equipe encontrem um equilíbrio entre respeitar opiniões e perspectivas diversas, além de estarem dispostos a aprenderem as habilidades de cada colaborador e a se ajustarem às novas situações.

Esse cenário também passa por estar lidando com pessoas de diferentes gerações. Os baby boomers e a geração X, por exemplo, ainda estão bastante presentes nas empresas e com certeza têm muito o que acrescentar nas discussões, com seus aprendizados de longa data. 

Por outro lado, a geração Y começa a se sentir ameaçada, já que a geração Z já começa a aparecer e surgir com novos pensamentos e ideias que pessoas nascidas dos anos 90 não estão acostumadas. 

Além disso, existem fatores como o tempo limitado, o grande volume de trabalho e a falta de coesão entre os membros que podem dificultar o processo e tornar o trabalho em equipe um desafio ainda maior.

Como criar uma equipe multidisciplinar?

Ciente da importância e dos cuidados para criar uma equipe multidisciplinar na sua empresa, separei aqui algumas dicas para você gerenciar seus colaboradores. Confira:

#1 Invista na comunicação aberta

O principal pilar de uma equipe multidisciplinar é que haja espaço para uma comunicação aberta. Ou seja, todos devem ter espaço para falar, sem receber críticas e apontamentos.

Isso dará mais confiança entre os pares e a certeza de que para um problema ser resolvido, diferentes visões estão se atentando para a solução.

#2 Promova a cultura do feedback

Como um complemento à comunicação aberta, a cultura do feedback é outro pilar que deve ser construído e fortalecido em equipes multidisciplinares. Afinal, poder realizar apontamentos e elogios ao trabalho dos colegas é parte fundamental de um grupo de pessoas interessadas em se desenvolver.

Para você ter ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute no Brasil, 76% das empresas afirmam que o principal motivo de fracasso em projetos é por causa de problemas de comunicação.

Por isso, apoiar a cultura do feedback com treinamentos e ferramentas para promoção dessas ações diárias será fundamental para construir a sua equipe multidisciplinar.

template feedbacks

#3 Tenha papéis bem definidos

Em uma equipe multidisciplinar, a voz de uma pessoa nunca deve sobrepor a do outra. Diferentes bagagens, conhecimentos e vivências devem ser respeitadas e compartilhadas. Por isso, é fundamental que cada pessoa tenha o seu papel bem definido na equipe.

Práticas como acompanhamento de indicadores, por exemplo, ajudam os profissionais a terem de maneira clara quais são seus objetivos e como as ações deles contribuem para que a empresa alcance os resultados estratégicos.

#4 Realize one on ones regularmente

A reunião one on one (1:1) é uma conversa entre líder e liderado que possui o objetivo de que os envolvidos estejam alinhados quanto às suas respectivas expectativas. Como uma equipe multidisciplinar requer que o líder tenha mais touchpoints para acompanhar a visão de cada um, a reunião one on one se mostra fundamental.

Dessa forma, além de ajudar a desenvolver seus colaboradores, os líderes podem ter uma visão objetiva de cada colaborador em respeito aos projetos, demandas e suas respectivas visões.

one-on-one

#5 Estabeleça metas claras

Definir metas e objetivos claros para a equipe como um todo e para cada membro individualmente. Isso ajuda a manter todos focados e alinhados com os objetivos do projeto. Dessa forma, garantirá que as pessoas trabalhem em acordo comum, mirando os mesmos objetivos e garantindo que as soluções contemplarão diferentes visões e disciplinas.

#6 Desenvolva uma estrutura de colaboração

Defina como a equipe vai colaborar, compartilhar informações e tomar decisões. Isso pode envolver reuniões regulares, ferramentas de comunicação online e plataformas de compartilhamento de documentos.

A lógica é que o espaço de troca seja contextualizado e preparado para ouvir essas pessoas durante o andamento de projetos, por exemplo.

Próximos passos

Construir espaços para equipes multidisciplinares é o primeiro grande passo para gestores que estão interessados em alcançar os resultados sempre por meio de diferentes caminhos e perspectivas para a empresa.

Por isso, contar com um software de recursos humanos poderá te ajudar a identificar, reter e desenvolver talentos por meio de ciclos automatizados de avaliações de competências. Além disso, um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

stratws one