Gestão de Equipe

Como estabelecer metas de vendas para seu time comercial

Como estabelecer metas de vendas para seu time comercial

Publicação : 16/07/2018

Por Siteware

7 min

como estabelecer metas de vendas
como estabelecer metas de vendas

Gerar vendas e alcançar metas é um trabalho contínuo e requer bastante dedicação e esforço da equipe envolvida. Pra isso, é necessário ter um bom time de vendas. Isso é o que faz sua empresa ser líder, ter destaque e obter sucesso comercial.

Mas para que isso venha a acontecer efetivamente, há antes o trabalho com a equipe. Afinal, ela é a peça chave da área comercial de qualquer empresa.

Nesse sentido, é função dos gerentes motivá-los e treiná-los. Não apenas se reunirem com a equipe para conversar sobre a definição de metas, eles devem ir além e conversar a fundo com o seu time de vendas para motivá-los e dar impulso suficiente para que se sintam confiantes diante dos novos desafios.

Sim, porque trabalhar com vendas é um desafio diário. Não basta que os vendedores saibam quanto precisam vender em determinado período, eles devem ser também estimulados e encorajados para esse trabalho árduo.

Não tem como atingir metas de vendas sem isso!

Mas afinal, o que é necessário para se criar um time de vendas motivado e focado em resultados? Como estabelecer metas de vendas adequadas para ele?

Veja, neste post, como montar uma equipe de vendas de vendas de sucesso para atingir metas de vendas.

Como estabelecer metas de vendas para um time focado em resultados

1- Conheça bem seu time de vendas

Quer saber como montar uma equipe de vendas de sucesso? Então conheça a fundo seu time!

Um time é composto por pessoas e cada uma tem características diferentes. Por isso, descobrir e ressaltar as habilidades pessoais fará com que cada vendedor se sinta mais seguro para ir atrás de suas vendas.

Isso implica em, talvez, ter que direcionar determinadas pessoas para determinados produtos, caso a empresa trabalhe com produtos variados.

Muitas vezes, um dos vendedores é muito bom de conversa,  sabe como tratar o cliente, enquanto o outro sabe responder qualquer questionamento sobre qualquer produto. Nesse caso, a palavra “equipe” vem com o todo o seu significado. Aliás, uma venda pode se feita em conjunto, por que não?

2- Faça um planejamento  

Um planejamento traçará os objetivos para determinado período, bem como as metas em vendas a serem alcançadas.

Assim, o time de vendas atuante nesse planejamento só fortalecerá os laços de confiança e eles se sentirão realmente parte integrante da empresa. Nesse planejamento entram dois aspectos sobre os quais falamos anteriormente: as habilidades pessoais e o uso dessas habilidades em equipe.

3- Use as estratégias certas

Ter estratégias de vendas é tão importante quanto ter o produto para vender. É neste momento em que gerente e equipe de vendas definirão: o que vender, a quem vender, de que forma vender – qual o método mais adequado.

Aqui entram as vendas sazonais, mas mesmo para elas as estratégias são necessárias.

4- Estabeleça metas atingíveis

Um dos segredos de como criar metas para equipes de vendas é que elas sejam atingíveis.

Todos sabem que é necessário que se venda bastante para que se pague a mercadoria, salários, impostos e demais despesas mensais que toda empresa tem. Além disso, é necessário obter lucro para o negócio.

Mas daí a estipular metas que serão difíceis de atingir é um passo perigoso, pois pode desmotivar os vendedores logo de início. 

Começar com uma meta bem realista é o mais indicado. O que não impede que em um mês seguinte a meta seja aumentada, se for verificado que há possibilidade de que isso seja feito.

Mas lembre-se: não tem como alcançar metas de vendas irreais, isso só desmotiva sua equipe!

5- Defina indicadores de desempenho

De nada adianta saber como estabelecer metas de vendas se você não se basear em indicadores de desempenho.

Por exemplo: a meta de vendas é vender tantos mil reais por mês. Mas quantas visitas o vendedor dever fazer? E ligações? Quantas propostas enviar?

Definir esse tipo de indicador de desempenho ajuda a equipe a entender como atingir metas, pois fica claro quais atividades geram mais vendas.

Entenda ainda melhor como criar indicadores de desempenho para companhar a performance de sua equipe:

6- Use a tecnologia

Não tem como estabelecer metas de vendas com agilidade e precisão sem a tecnologia.

Os sistemas de gestão de vendas e de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) estão aí para auxiliar os times de vendas a ter dados bem específicos sobre seus clientes e a manter um contato mais direto, mais focado e mais personalizado.

Para finalizar, alguns lembretes aos gerentes e responsáveis por times e processos de vendas:

  • Reúna-se periodicamente com a sua equipe;
  • Estabeleça o que espera de cada reunião e os objetivos pelos quais estarão reunidos;
  • Discuta sobre os objetivos e metas – se foram alcançados, até onde foram alcançados, como a equipe se sente frente aos resultados, o que há para melhorar, como eles se sentem com relação ao que foi estipulado e aos resultados, entre outros aspectos.

7- Motive sua equipe e engaje seu time

Deixe claro para a sua equipe que eles têm o seu apoio e o quanto você confia e acredita em suas habilidades e capacidades.

Dessa forma, uma equipe motivada e engajada, tendo no seu gerente o apoio necessário, se sentirá bem preparada para atingir qualquer meta que lhe seja designada!

Assim, independentemente de como estabelecer metas de vendas, seu time vai correr trás dos resultados.

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